O Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Autónoma é parceiro da Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania, dinamizada pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa, lançada a 30 de outubro.
O evento reuniu alunos e professores de diversas instituições de Ensino Superior, incluindo os da Autónoma. Os discursos de abertura por parte de representantes da ESCS, do IPL e da UNESCO ressaltaram a importância estratégica da nova Cátedra para o fortalecimento do setor da comunicação em Portugal.
Maria Augusta Babo, professora e investigadora da Universidade Nova de Lisboa, teve uma intervenção onde deu relevo às áreas-chave deste projeto e evidenciou o seu papel “na construção de uma cidadania consciente”.
Em seguida, o evento ganhou um toque cultural com música ao vivo, realizada por estudantes da Escola Superior de Educação e de Música do IPL.
Nesta sessão foi formalmente apresentada a carta de fundação da Cátedra UNESCO, sublinhando o seu papel como um contributo essencial para a inovação e o desenvolvimento da área da literacia mediática. Os estudantes da Autónoma acompanharam com atenção e entusiasmo o evento, considerando-a uma experiência inspiradora e um marco fundamental para uma parceria promissora entre as duas instituições.
Esta Cátedra UNESCO procura “promover a compreensão crítica dos media, a capacitação dos cidadãos para uma participação ativa e consciente na sociedade, bem como a criação de um ambiente comunicacional ético e democrático”, tal como é indicado no seu website.