• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa7 Maio, 2025
    • Autónoma assina protocolo com o canal público23 Abril, 2025
    • Professores da UAL entre os vencedores do Programa Lisboa, Cultura e Media27 Fevereiro, 2025
    • Mestrado em Comunicação Aplicada com inscrições abertas27 Janeiro, 2025
  • Reportagens
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
    • As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural18 Março, 2025
    • A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”7 Março, 2025
  • Entrevistas
      • André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”2 Maio, 2025
      • Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”28 Abril, 2025
      • Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”9 Abril, 2025
      • José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”1 Abril, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
        • 4 lados Bs, um café e um bagaço
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Jaime Lourenço faz comunicação em simpósio sobre jornalismo   |   15 Mai 2025

  • Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”   |   11 Mai 2025

  • Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa   |   07 Mai 2025

  • André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”   |   02 Mai 2025

  • Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”   |   28 Abr 2025

  • Autónoma assina protocolo com o canal público   |   23 Abr 2025

 
-Início»Reportagens»Reportagens»As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural

As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural

Conteúdo comercial

Joana Teixeira 18 Mar 2025 Reportagens, Reportagens

Na Adega das Passarinhas, o som das máquinas mistura-se com o eco das práticas tradicionais. Com 50 anos de história, esta empresa familiar tornou-se ponto de referência, não apenas pela qualidade dos seus vinhos, mas também pelo forte laço que mantém com os seus funcionários e clientes.

O aroma das uvas fermentadas invade o ar. O som do vinho a ser vertido em copos é quase musical, acompanhado pela conversa tranquila e cheia de histórias daqueles que compartilham momentos entre goles. Há uma harmonia, uma sensação de ligação com o passado e com a terra, que só quem visita uma adega realmente entende. Para muitos, este espaço não é apenas sobre o vinho. É um lugar íntimo, onde o tempo parece parar, um refúgio para quem aprecia não só o sabor, mas a experiência completa: tradição, história e partilha. 

“É uma história que se reflete na área em que está inserida. Registámos a marca Adega das Passarinhas porque está mesmo localizada nas Passarinhas, região aqui da província”, explica José Manuel Marques da Silva, de 64 anos, gerente da empresa. A forte ligação entre os funcionários e a gerência reflete-se na forma como o trabalho é encarado: um ambiente familiar. Este vínculo tem contribuído para um clima de respeito e colaboração.

José Silva, gerente da empresa

A experiência de trabalho

Mónica Moreira, de 30 anos, funcionária de escritório, descreve a sua experiência: “Acho que é uma experiência positiva. Faço coisas que nunca tinha feito e acaba por ser também calmo, comparando com outros trabalhos. É um ambiente muito familiar.”

Entre os rostos familiares da adega, Belina Silvestre, de 61 anos, destaca-se pela sua longa trajetória. Desde que começou a trabalhar na empresa, aos 19 anos, tornou-se uma referência de dedicação e um exemplo para os colegas mais novos. “Tem sido uma experiência maravilhosa, que tento passar aos novos colegas. Somos como uma família”, partilha Belina.

Para muitos, o armazém da Adega das Passarinhas não é apenas um espaço destinado ao trabalho. Entre barris de madeira, que guardam o precioso néctar, e prateleiras repletas de garrafas prontas para partir rumo a novos destinos, o armazém transforma-se num ponto de encontro de experiências, aprendizagens e relações.

Com um sorriso que reflete a paixão pelo que faz, Mónica Gil, de 47 anos, fala do seu percurso com orgulho: “Trabalho aqui há 26 anos. Faz parte da minha vida, praticamente é a minha vida. É uma boa experiência, conhecemos muitas pessoas, aprende-se muita coisa, boa ou má. Mas é bom trabalhar aqui.”

Tânia Silva, sócia-gerente da adega

A arte da produção

Situada numa das regiões de Portugal com maior tradição vitivinícola, a Adega de Passarinhas com 50 anos de existência, produz anualmente cerca de 10 milhões de litros de vinho, sendo 85% tinto e 15% branco. “As etapas de produção são todas importantes, porque fazemos tudo. Desde a apanha da uva até ao produto final, é tudo importante. O que mais me fascina é a parte do enchimento: trabalhar com as máquinas”, revela Mónica Gil.

O processo de produção é tratado com o maior cuidado, e cada etapa tem a sua importância. A vindima nesta empresa é um período especial, repleto de energia e tradição. É o momento em que as vinhas ganham vida. “Acima de tudo, o mais importante é a produção própria em si do vinho: a altura da vindima, a colheita das uvas e a preparação do produto final desde o início”, enfatiza Jael Silva, de 40 anos, ao descrever como a vindima é um momento crucial.

Tânia Silva, de 39 anos, sócio-gerente, salienta a importância dos métodos tradicionais: “Acho que a tradição é basicamente aquilo que mais nos caracteriza, pois nunca fugimos muito do contexto de uma Adega tradicional, utilizando os métodos tradicionais de produção.”

Clientes que fazem parte da história

A fidelidade dos clientes à Adega das Passarinhas é fruto de anos de confiança e proximidade, criada não só pela qualidade dos vinhos, mas também pela atenção dada a quem a visita. Essa ligação é tão forte que muitos clientes atuais são filhos ou até mesmo netos de clientes de há décadas. “As pessoas que vêm hoje, vinham há 50 anos, portanto, é sempre positivo para eles”, sublinha Mónica Moreira.

Esta familiaridade estende-se à equipa, como conta Belina, que já conhece muitos dos visitantes pelo nome: “Eles, sempre que podem, escolhem-me. Já estou cá há muitos anos.” A longa presença de Belina e de outros membros da equipa reforça a sensação de continuidade e acolhimento, tornando a adega um espaço único, onde tradição e relações humanas se entrelaçam.

José sublinha a importância do atendimento personalizado: “Temos carros que fazem a distribuição, e acho que isso também marca um bocadinho a diferença. É um atendimento talvez mais personalizado, como era antigamente, e isso faz com que a fidelização ao cliente se mantenha.”

O futuro da adega

Esta adega pretende dar continuidade à produção de vinhos de qualidade e excelência e ao desenvolvimento de marcas com designs inovadores, que correspondam às expectativas e exigências não só do mercado nacional como dos mercados internacionais. Têm como prioridade a implementação de uma cultura de inovação e conhecimento partilhado, assente nos princípios de eco design e eficiência energética, que potencie a competitividade e assegure a liderança de mercado. “Acima de tudo, a modernização e a formação através de novos equipamentos para tentar obter sempre uma melhor qualidade no produto”, partilha Jael.

À medida que a tecnologia transforma a forma como os consumidores interagem com as marcas, a digitalização surge como uma oportunidade crucial para a empresa. “Apostarem mais no marketing digital. Criarem um site online onde as pessoas pudessem mesmo comprar. Já existe um site, mas não há venda. E acho que era interessante terem um site onde as pessoas pudessem comprar online”, sugere Liliana Guerra.

José partilha a mesma visão: “Pretendemos no futuro criar mais uma linha, talvez de vendas online, e apostar também mais um bocadinho no marketing, porque também faz parte, portanto, também vende.” As raízes são profundas nesta região. Esta adega é mais do que uma empresa, é um património familiar. Os seus vinhos são o reflexo de uma história rica e de uma equipa dedicada, pronta para alcançar um futuro melhor sem esquecer as suas origens.

    
2025-03-18
João Ferreira Oliveira
Artigo anterior :

José Morgado: “Portugal não tem cultura desportiva de modalidades”

Artigo seguinte :

O regresso nostálgico de Angry Odd Kids

Artigos relacionados

Desconfinar uma fé suspensa

Desconfinar uma fé suspensa

Ricardo Costa 06 Jul 2020
A arte no metro de Lisboa

A arte no metro de Lisboa

André Moreno, João Pedro Soares e Pedro Gomes 19 Mai 2021
Sem-abrigo: “Às vezes, as pessoas só precisam de não se sentirem invisíveis”

Sem-abrigo: “Às vezes, as pessoas só precisam de não se sentirem invisíveis”

Cheila Lafayette  11 Out 2023

Veja também

Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”

Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”

Antes de ser árbitro, já era militar. O que o levou a seguir a carreira militar? A parte militar, como algumas coisas da minha vida,

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Jaime Lourenço faz comunicação em simpósio sobre jornalismo

    Jaime Lourenço faz comunicação em simpósio sobre jornalismo

    UALMedia 15 Mai 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Jaime Lourenço faz comunicação em simpósio sobre jornalismo

    Jaime Lourenço faz comunicação em simpósio sobre jornalismo

    UALMedia 15 Mai 2025
  • Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”

    Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”

    Iris Cancelinha 11 Mai 2025
  • Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa

    Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa

    UALMedia 07 Mai 2025
  • André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”

    André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”

    Marina Schmidt 02 Mai 2025
  • Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”

    Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”

    Francisco Fernandes 28 Abr 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício natal academy academycamente Jornalismo joao santareno de sousa cinema
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Jaime Lourenço faz comunicação em simpósio sobre jornalismo
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português
José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”
Margarida Davim: “O jornalismo deixou-se contaminar por lógicas imediatistas e perdeu pé”
Filipa Fonseca Silva: “Tenho várias vozes na minha cabeça que não me largam”
O regresso nostálgico de Angry Odd Kids
As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural
José Morgado: “Portugal não tem cultura desportiva de modalidades”
A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”
Filipa Martins: “Tento ser honesta em cada página que escrevo”
Professores da UAL entre os vencedores do Programa Lisboa, Cultura e Media
João Mira Gomes: “A Europa não será um ator global se se fechar sobre si própria”
José Pedro Aguiar-Branco: “Um Governo sem jornais, isso nunca”
Sport Queijas e Benfica: “Somos muito mais do que um pequeno clube de formação, somos uma família”
Tiago Monteiro: “Tenho muitos objetivos em mente, mas a chama de competir continua”
Filipe Santa Bárbara: “O jornalismo deveria estar a gritar mais do que está”
O estaleiro do mestre Jaime

Últimos Podcasts

  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 85
  • Café & Crime: A vítima que se recusou a morrer
  • Academycamente: O que é o mindfulness?
  • Não temos paciência: Internet e redes sociais
  • Escrito por linhas tortas – Os livros mais estranhos do mundo
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem