A iniciativa “Das críticas aos desafios: Uma abordagem atual ao jornalismo desportivo” traz à Autónoma três grandes conhecedores da matéria: no próximo dia 14 de maio, terça-feira, pelas 15:00h, Manuel Queiroz, Jorge Maia e Marco Aurélio Carvalho falarão sobre um tema que os apaixona, mas que divide opiniões e fomenta debates – o estado atual do jornalismo desportivo português. A entrada é livre.
O convite partiu de Diogo Alexandre Carapinha, fundador do projeto digital “O Desportista“, parceiro do UALMedia, e Joana Lança, membro da equipa de “O Desportista” e aluna do 3º ano da licenciatura em Ciências da Comunicação da Autónoma.
O debate centrar-se-á nas críticas ao atual jornalismo desportivo português e nas repercussões que podem vir a ter num panorama jornalístico futuro. Profissionais de indiscutível experiência e conhecimento, apresentarão aos alunos de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa (e a todos os interessados) alguns dos desafios que o atual panorama desportivo acarreta para profissionais de comunicação, em concreto, na área do jornalismo.
Oradores:
Manuel Queiroz
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Alemão) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Manuel Queiroz é jornalista desde 1981.
lniciou a profissão no “O Comércio do Porto”, ajudou depois a fundar o diário “O Jogo”, em 1985, e passou ainda pelo “Semanário”, antes de integrar a equipa fundadora do “Público”, em 1990. No final de 2000, foi convidado para ser subdiretor do diário desportivo “Record” e, em 2003, passou a desempenhar as mesmas funções no “Correio da Manhã”. Em 2009, fundou o semanário “Grande Porto” e esteve ligado à fundação do diário “i”, ambos propriedade do Grupo Lena. Em 2010, assumiu funções de diretor do diário “i”, e deixou esse mesmo cargo em 2011. Colaborou com jornais estrangeiros, como “L’Équipe”, “Tuttosport”, “Corriere dello Sport”, entre outros.
Foi professor de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e no ISLA. Fez comentários a jogos de futebol na TSF e na Rádio Renascença e, atualmente, colabora com a TVI.
Jorge Maia
Antes de começar a sua carreira profissional, tirou o curso de Jornalismo, em 1991, na Escola Superior de Jornalismo do Porto. Começando o seu percurso com experiências em revistas de economia, mas cedo percebeu que não era esse o seu perfil no jornalismo.
Entrou para o jornal desportivo “O Jogo” em 1993, como estagiário, e por lá ficou até aos dias de hoje. Há oito anos que faz parte da direção do jornal e, atualmente, ocupa o cargo de diretor-adjunto.
Marco Aurélio Carvalho
Iniciou a sua carreira profissional em 1994, na Rádio Lidador (Maia), onde desempenhou a função de jornalista durante seis anos, conciliando com a vertente académica, na Escola Superior de Jornalismo. Neste período, experimentou a imprensa escrita como colaborador no “Primeiro de Janeiro” e no “Jornal da Maia”.
Em 2000, aceitou o convite da SportTV para seguir a sua carreira enquanto jornalista, tendo permanecido nos écrans dos portugueses por mais de uma década. Em 2011, foi convidado para ser Diretor de Comunicação e Imagem do SC Braga, cargo que desempenhou durante duas épocas desportivas. Regressou ao jornalismo, enquanto colaborador da SportTV e da SuperSport, em 2013.
Atualmente, e desde 2014, é diretor de Comunicação do Rio Ave FC.
FONTES: