O Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Universidade Autónoma de Lisboa promoveu um conjunto de conversas informais sobre empreendedorismo, nos dias 20 e 21 de outubro. A iniciativa foi dinamizada pelos docentes da unidade curricular Comunicação e Modelos de Negócio, que integra o primeiro ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação.
No dia 20 de outubro, Pedro Rebordão, diretor de Marketing e Inovação da Lispolis, reforçou que “o mais importante na jornada de uma empresa é a resiliência e aprendizagem ao longo do seu percurso”, e alertou que “uma ideia não vale nada. É um risco apaixonar-nos pelas nossas ideias. Os negócios têm de criar valor, e apenas 1% das ideias geram negócios”. Deixou ainda como conselho que os investidores pagam pela equipa e não pela ideia: “eles investem em pessoas capazes de resolver determinado problema”.
Adelino Serras, diretor-geral da incubadora Amadora Inova também destacou as características dos jovens empreendedores: “as empresas nascem pequenas. Não quer dizer que não possam ser grandes. Mas é importante ser resistente”.
A propósito das áreas estratégicas para os novos negócios, Ricardo Girão, responsável pela Rede de Empresas da incubadora Amadora Inova deixou três tendências para o futuro do empreendedorismo em Portugal: “1) a transição de todos os negócios para o digital; 2) a transição ambiental e/ou transição carbónica; 3) a inovação social, com projetos específicos para idosos, jovens, emigrantes e/ou que apoiem pessoas carenciadas”.
No dia 21 de outubro, a Autónoma recebeu Alexandre Gomes Santos, responsável pelos Assuntos Internacionais do Taguspark e Fernanda Melo, responsável pela incubadora Taguspark, que destacaram as características da “Cidade do Conhecimento”, atualmente constituída por uma universidade, centros de investigação, empresas e startups: “o nosso grande objetivo é apoiar e ajudar os empreendedores, num compromisso com um modelo de incubação sustentado, encontrando os parceiros certos e não os deixando desanimar”.
Rodrigo de Melo e Castro, assessor da administração da DNA Cascais para a área do empreendedorismo, encerrou o ciclo de conversas informais da Autónoma, com uma mensagem de motivação para os jovens estudantes universitários, incentivando-os a criar valor no mercado, sendo empreendedores na vida, na sua comunidade, nas empresas onde futuramente irão trabalhar, ou iniciando um projeto empresarial por iniciativa própria.