• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas6 Junho, 2025
    • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 23 Maio, 2025
    • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho30 Maio, 2025
    • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”19 Maio, 2025
  • Reportagens
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
    • As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural18 Março, 2025
  • Entrevistas
      • “Precisamos sempre de ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”3 Junho, 2025
      • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”28 Maio, 2025
      • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”20 Maio, 2025
      • Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”11 Maio, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”   |   13 Jun 2025

  • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar   |   11 Jun 2025

  • Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas   |   06 Jun 2025

  • “Precisamos sempre de ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”   |   03 Jun 2025

  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho   |   30 Mai 2025

  • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”   |   28 Mai 2025

 
-Início»Opinião»Opinião»Opinião»O nome dele é Elliot. Um guia sobre pessoas transgénero para os jornais portugueses

O nome dele é Elliot. Um guia sobre pessoas transgénero para os jornais portugueses

Beatriz Rosa 04 Dez 2020 Opinião, Opinião, Opinião

“Atriz Ellen Page” escreveram em título o Correio da Manhã e o Diário de Notícias. “Ellen Page” escreveu o Público e o Observador. Tenho uma notícia para todos os jornais portugueses: o nome dele é Elliot.

Elliot Page, protagonista do filme Juno e ator na série Umbrella Academy, assumiu-se como transgénero no dia 1 de dezembro, a partir das redes sociais. Utiliza os pronomes Ele/Elu (He/They), e diz: “Não sei por onde começar para expressar como é finalmente amar quem sou o suficiente para perseguir o meu ‘eu’ autêntico”.

O texto, assinado “Com amor, Elliot”, não continha apenas a felicidade do ator por estar a assumir o seu género, mas também factos sobre a discriminação contra pessoas transgénero. “Só em 2020 foram reportadas pelo menos 40 mortes de pessoas transgénero, a maioria negras ou latinas”, adiciona, explicando o medo que vem com assumir quem é.

Elliot identifica-se como transgénero, utiliza pronomes masculinos e não-binários, e é queer. Uma pessoa é transgénero quando passa a ser de um género diferente do que lhe foi dado ao nascimento, sem necessidade de mudar o sexo. Uma pessoa não-binária é alguém que não se sente bem dentro da binária de género (ele ou ela), e uma pessoa queer é alguém não heterosexual.

Elliot acaba com uma mensagem de esperança: “Para todas as pessoas trans que lidam com assédio, ódio-próprio, abuso e a ameaça de violência todos os dias: eu vejo-vos”.

Texto que Page publicou nas redes sociais

 

Veem, jornais? Não é assim tão difícil.

Imediatamente após a publicação de Page, jornais internacionais noticiaram Elliot e as redes sociais impressionaram-se com o respeito e cuidado que tiveram nas suas palavras – como qualquer jornal deve ter com qualquer tema. Até a página de Wikipedia em poucos minutos foi atualizada para ter os pronomes corretos do ator. No dia seguinte, veio a desilusão: os grandes jornais portugueses falharam redondamente, utilizando o nome antigo de Elliot e chegando até ao desrespeito de utilizar o pronome “ela”. Dos mencionados anteriormente, apenas o Público corrigiu o seu erro. Este desrespeito reflete a ignorância que ainda existe em Portugal acerca de assuntos LGBTI+ e como os abordar. É ainda pior este acontecer no título de uma notícia, a primeira coisa que as pessoas leem, por vezes, a única. Esperemos o erro não ter sido por algo tão fútil como clicks, pois quando um jornal coloca o seu lucro acima do tratamento adequado do que notícia, já não é um jornal.

O Diário de Notícias não só utiliza o nome antigo de Elliot, como continua a usar os pronomes Ela/Dela e uma fotografia anterior a Page assumir-se

 

Querendo acreditar que os erros feitos pelos jornais portugueses foram apenas ignorância, como futura jornalista, escrevo um pequeno guia para o erro não ser repetido:

  • Utilizar os pronomes corretos da pessoa. Isto é o mínimo dos mínimos;
  • Nunca utilizar o nome antigo da pessoa. Para pessoas transgénero, ouvir o seu nome de nascença  causa disforia e desconforto;
  • Se for absolutamente necessário utilizar o nome antigo (em último caso), esclarecer que este é o nome antigo e já não deve ser usado, ou utilizar citação da pessoa a dizê-lo;
  • Nunca dizer “Pessoa era X, agora é X”, pois isso implica escolha, e ser transgénero não o é. Elliot sempre foi Elliot e sempre se sentiu como Elliot, apenas não se assumia como tal;
O Observador caiu neste erro facilmente corrigível. A sua zona de comentários é também lamentável, cheia de pessoas a invalidar a identidade de Page

 

  • Mesmo quando se aborda o passado da pessoa, deve-se escrever sempre com o nome e pronomes atuais pelas razões já citadas;
  • Dar contexto através dos feitos da pessoa, não através do seu nome antigo – portugueses lembram-se mais facilmente quem é Elliot Page mencionando os filmes em que elu já participou do que pelo nome;
  • Utilizar fotografias recentes, pois fotografias retiradas antes da pessoa se assumir podem causar disforia;
  • Se a pessoa preferir ser tratada por vários pronomes, utilizar todos. Nunca utilizar apenas um ou outro, mas sim alternar entre os pronomes preferidos;
O Correio da Manhã refere-se ao ator no passado no género feminino e utiliza fotos antigas

 

  • Especificar sempre não só os pronomes em português, mas também na língua original da pessoa;
  • O pronome inglês They, que é um pronome singular sem género, não se traduz para Eles, apesar de They também ser utilizado no plural. O novo pronome português sem género mais concordado pela comunidade Não-Binária é Elu/Delu. Ajudem a normalizá-lo;
  • A missão do jornal é informar. Deem definições do que é ser transgénero, não-binário, ou qualquer outro termo mencionado.
Estas são as bases para escrever respeitosamente sobre pessoas transgénero. Um jornal ser ignorante e manter-se ignorante quando esta informação é facilmente acessível e já conhecida do grande público é inadmissível. Os que acham estes cuidados “demais” devem trabalhar para melhorar a sua empatia. Os jornais influenciam diretamente a perspetiva das pessoas, vamos fazer com que essa perspetiva seja de aceitação e respeito.

 

Referências:
Como apoiar pessoas transgénero na tua vida
O que fazer e não fazer como um aliado
Como falar com pessoas que são transgénero e não-binárias

Este texto foi publicado no blogue “Fora Deste Mundo” e é aqui reproduzido com a devida autorização da sua autora.
    
2020-12-04
Jaime Lourenço
Artigo anterior :

As origens não se escolhem

Artigo seguinte :

Carla Andrino: “Um ator precisa de acreditar naquilo que está a fazer, de calçar os sapatos da personagem e de lhe dar vida”

Artigos relacionados

Eu, mulher. Eu, mulher, tenho voz

Eu, mulher. Eu, mulher, tenho voz

Carolina Mendes 12 Jul 2021
A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental

A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mental

Mariana Rebocho 30 Nov 2023
Carta ao Pai Natal

Carta ao Pai Natal

Cheila Lafayette 14 Dez 2023

Veja também

Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”

Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”

A paixão pela representação está presente na sua vida desde cedo. Como surgiu esse interesse e como cresceu até se tornar a sua vocação? Surgiu

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”

    Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”

    Ana Margarida Marques de Oliveira 13 Jun 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”

    Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”

    Ana Margarida Marques de Oliveira 13 Jun 2025
  • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar

    Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar

    Ricardo Magalhães 11 Jun 2025
  • Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas

    Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas

    UALMedia 06 Jun 2025
  • “Precisamos sempre de ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

    “Precisamos sempre de ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

    Carolina Gageiro 03 Jun 2025
  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    UALMedia 30 Mai 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy academycamente natal joao santareno de sousa Jornalismo cinema
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português
José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”
Margarida Davim: “O jornalismo deixou-se contaminar por lógicas imediatistas e perdeu pé”
Filipa Fonseca Silva: “Tenho várias vozes na minha cabeça que não me largam”
O regresso nostálgico de Angry Odd Kids
As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural
José Morgado: “Portugal não tem cultura desportiva de modalidades”

Últimos Podcasts

  • Calma: A viagem de finalistas é um sim ou um não?
  • Não temos paciência: Santos populares e festas da terrinha
  • Vinil: GNR – Portugal na CEE
  • Academycamente: Como se gere um projeto num museu?
  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 87
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem