A jornalista Joana Reis esteve na Autónoma no dia 23 de outubro para uma aula aberta no âmbito da unidade curricular “Comunicação Política”. O convite partiu da professora Isabel Damásio, do Departamento de Ciências da Comunicação.
Joana Reis foi a oradora convidada por Isabel Damásio para ministrar uma aula aberta na Autónoma, na qual falou acerca de campanhas eleitorais e a forma como são mediaticamente pensadas e executadas.
A aula de Joana Reis teve como objetivo expor a sua investigação sobre a forma como foi elaborada a campanha eleitoral da candidatura do general Humberto Delgado à presidência da república em 1958, em pleno Estado Novo.
Um estudo único que permitiu aos alunos perceber que, muitas das técnicas hoje utilizadas pelo marketing político, a forma como é estruturada uma campanha, a utilização de profissionais, como por exemplo, um fotógrafo oficial ou alguém que ajuda a escrever os discursos, tudo isso foi utilizado.
Uma campanha eleitoral que marcou a história de Portugal e onde não foi esquecida a importância do discurso político direcionado a diferentes públicos como, por exemplo, aos mais jovens.
Joana Reis concluiu que a política dos afetos já nessa altura foi praticada com sucesso, aproximou o “General sem Medo” dos eleitores e fez tremer o regime de Salazar, pondo em risco a eleição do candidato do regime, Américo Thomaz.
Joana Reis é jornalista de política na TVI e, recentemente, publicou o livro “Uma Campanha Americana – Humberto Delgado e as Presidenciais de 1958”. É doutorada em Ciências da Comunicação e já publicou obras como “A Ruptura de Francisco Sá-Carneiro com Marcello Caetano”, “Melo e Castro: O Provedor que Dizia Sim à Democracia” e “Breve História do Partido Comunista Português”.