A UALMedia Rádio vai participar na campanha do Banco Alimentar, nos dias 31 de maio e 1 de junho. O objetivo é animar os voluntários durante o fim de semana, com uma emissão de rádio ao vivo, no armazém do Banco Alimentar de Lisboa. Os voluntários unem-se por uma mesma causa, ajudar quem mais precisa.
A partir de um estúdio montado no armazém de Lisboa do Banco Alimentar, grupos de professores, alunos e ex-alunos da Universidade Autónoma e outros voluntários vão assegurar que a animação seja uma constante entre quem dá corpo a esta campanha de recolha de alimentos em mais de 1.200 lojas e 21 bancos alimentares em todo o país. Esta é maior ação de voluntariado em Portugal, participam este ano cerca de 40.000 voluntários.
Ajudar quem mais precisa através desta campanha é simples, basta na ida às compras neste fim de semana prolongado, aceitar um saco do Banco Alimentar e nele colocar bens alimentares, produtos não perecíveis como leite, conservas, azeite, açúcar, farinha ou massas. À saída do estabelecimento, entrega-se esse saco aos voluntários. Os produtos doados são encaminhados para o Banco Alimentar da região onde são recolhidos e aí pesados, separados e acondicionados. No final, e ainda com recurso ao voluntariado, os alimentos são distribuídos localmente a pessoas com necessidade de ajuda alimentar. Os bancos alimentares auxiliam regularmente cerca de 400 mil pessoas em Portugal.
Desde 2006 que a rádio da Universidade Autónoma está presente nesta campanha. Este ano, juntam-se outros voluntários da Autónoma, sobretudo alunos de licenciatura, que vão estar no armazém do Banco Alimentar de Lisboa, sábado e domingo, a ajudar na separação e armazenagem dos alimentos doados. A emissão de rádio, em direto do Banco Alimentar de Lisboa, pode ser seguida no player do site UALMedia.