Alberto Arons de Carvalho, docente do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Autónoma, lança “A Regulação da Comunicação Social: a experiência portuguesa”.
Este livro, editado pela Almedina, pretende olhar para os 46 anos de regulação dos media em Portugal, os seus modelos, desde o Conselho de Imprensa até à ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). A obra analisa a estrutura, as funções e o desempenho do atual e dos anteriores reguladores, as experiências em países estrangeiros, bem como os novos desafios que se colocam com a emergência dos novos media, que disputam com a comunicação social tradicional o espaço e a influência que esta antes monopolizava.
O sistema regulador da comunicação social, o direito da comunicação e as políticas públicas para a comunicação social têm feito parte do seu vasto currículo, ao qual esta nova obra se adiciona.
O docente da Autónoma é também membro do Conselho Geral Independente da RTP. Exerceu os cargos de secretário de Estado da Comunicação Social entre 1995 e 2002, nos XIII e XIV governos constitucionais, e de deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República (1975 a 1983, 1987 a 1995 e 2002 a 2009). Foi vice-presidente do Conselho Regulador da ERC entre 2012 e 2017. Enquanto jornalista, passou por vários títulos da imprensa escrita.
Na Autónoma, leciona no Mestrado em Comunicação Aplicada, no Doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, na Pós-Graduação em Assessoria Política e Comunicação Estratégica, e na Pós-Graduação em Jornalismo Parlamentar.