O mais recente primeiro Prémio Mundial de Literacia Mediática e Informacional atribuído pela UNESCO foi concedido à Red Alfamed, a rede interuniversitária euro-americana de investigação sobre competências mediáticas para a cidadania.
A Red Alfamed reúne mais de 240 investigadores de 19 países promovendo espaços de reflexão e solidez de atividades académicas de investigação, extensão, produção e difusão sobre a Educação para os Media. Esta organização coopera com várias entidades governamentais, instituições educativas, empresas, etc. de modo a fomentar a competência mediática para uma cidadania crítica, ética, consciente e criativa. A rede é presidida por Ignacio Aguaded, professor catedrático da Universidade de Huelva.
A equipa portuguesa é coordenada pela professora Armanda Matos da Universidade de Coimbra. Os professores Paula Lopes e Vítor Tomé são os investigadores da Autónoma que integram esta rede.
Paula Lopes ministra as unidades curriculares (UC) de Introdução ao Jornalismo e de Técnicas Redatoriais em Jornalismo na Licenciatura em Ciências da Comunicação, sendo ainda responsável pela UC Literacia Mediática, Contemporaneidade e Convergência do Mestrado em Comunicação Aplicada, e Literacia Mediática no Universo CPLP, unidade curricular do Doutoramento em Ciências da Comunicação – Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.