• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas6 Junho, 2025
    • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 23 Maio, 2025
    • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho30 Maio, 2025
    • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”19 Maio, 2025
  • Reportagens
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
    • As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural18 Março, 2025
  • Entrevistas
      • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”20 Junho, 2025
      • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”13 Junho, 2025
      • “Precisamos sempre de ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”3 Junho, 2025
      • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”28 Maio, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”   |   20 Jun 2025

  • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop   |   18 Jun 2025

  • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”   |   13 Jun 2025

  • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar   |   11 Jun 2025

  • Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas   |   06 Jun 2025

  • “Precisamos sempre de ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”   |   03 Jun 2025

 
-Início»Rubricas»Raio-X ao Futebol: Porto derrapa em Famalicão e pode perder a liderança do campeonato

Raio-X ao Futebol: Porto derrapa em Famalicão e pode perder a liderança do campeonato

Jaime Silva 04 Jun 2020 Rubricas, Rubricas

No segundo jogo da Primeira Liga pós Covid-19 (antes deste jogo, o Portimonense bateu o Gil Vicente por uma bola a zero), o líder Futebol Clube do Porto saiu derrotado da visita à equipa sensação, Futebol Clube de Famalicão, e pode deixar fugir a liderança, caso o Benfica vença o Tondela.

O jogo começou com um Porto a assumir o controlo da posse de bola e a encostar o Famalicão à sua área. Com a habitual procura das costas da defesa adversária, teve três oportunidades escandalosas de golo, que não foram aproveitadas. Com os dragões por cima, a equipa famalicense mostrou-se sempre muito desconcentrada, com dificuldades em manter a posse de bola e criar perigo à baliza de Marchesin. A partir da meia hora de jogo, as equipas não arriscaram muito e não houve lances de grande análise, apesar de algumas picardias entre as duas equipas.

A segunda parte não podia ter começado pior para a equipa de Sérgio Conceição. Aos 48 minutos, Marchesin oferece a bola a Fábio Martins e, de baliza aberta, o extremo português faz o primeiro golo do jogo e coloca os famalicenses em vantagem. Depois do golo, a segunda parte decorreu como a primeira. O Porto à procura do golo do empate, enquanto o Famalicão procurava as transições. Os famalicenses cometeram demasiadas faltas perto da área e o Porto, a equipa com mais golos de bola parada no campeonato, conseguiu ir criando algum perigo. Até que, aos 74 minutos, Jesus Corona faz o golo com uma excelente execução, ao segundo poste. Quando o jogo tendia para um massacre final do Porto, cerca de quatro minutos depois, Pedro Gonçalves recoloca o Famalicão na vantagem com um belo remate fora de área.

Com esta derrota, o Porto continua com um ponto de vantagem em relação ao Benfica, com um jogo a mais, ficando em risco de perder a liderança a 9 jornadas do fim. Com esta vitória, o Famalicão sobe provisoriamente ao quinto lugar, com mais dois pontos que o Rio Ave.

 

Avaliações aos jogadores de 1 a 5

FC Famalicão:

Defendi (4) – Seguro nos postes, defendeu várias ocasiões de golo e foi determinante para a vitória da equipa. Melhor em campo da equipa do Famalicão.

Ivo Pinto (3) – Inteligente a sofrer faltas, defendeu bem e controlou a ala direita da equipa. Boa prestação.

Neuhén Perez (2) – Exibição do jovem central bastante imatura. Aos 3 minutos, leva amarelo por uma falta desnecessária e que prejudicou bastante a sua prestação. Revelou-se incapaz de neutralizar Marega e Soares.

Roderick Miranda (2) – A par do colega da defesa Nehuén Perez, mostrou-se incapaz de parar a dupla de avançados do Porto e perdeu muitos duelos com os mesmos. Exibição pobre.

Alex Centelles (2) – Esteve bem com bola, mas mostrou uma forma física longe do desejável, o que fez com que o seu lado fosse o mais procurado por parte da equipa portista. Deixou Jesus Corona sozinho no golo do Porto.

Uros Racic (3) – Foi bastante importante para a construção da equipa e esteve bem defensivamente. Peça fundamental na equipa famalicense.

Pedro Gonçalves (4) – A par de Defendi, o melhor em campo por parte do Famalicão. Além do grande golo, foi o jogador que mais qualidade mostrou na progressão com bola e fundamental a ligar o meio campo ao ataque. Vai ser muito difícil segurar este jogador no próximo mercado.

Diogo Gonçalves (2) – Os extremos do Famalicão foram vitimas da falta de fulgor ofensivo da equipa. Esforçou-se defensivamente, mas passou ao lado do jogo.

Ruben Lameiras (2) – Semelhante ao Diogo Gonçalves. Passou ao lado do jogo.

Fábio Martins (3) – Fez o primeiro golo do jogo, mas pouco mais. Foi mais uma vítima da longa paragem.

Toni Martinez (3) – Batalhou muito, mas esteve sempre bastante isolado na frente. Ainda teve o golo na cabeça, mas disparou ao lado.

FC Porto:

Marchesin (1) – Jogo péssimo do guarda redes mexicano. Ofereceu de bandeja o primeiro golo a Fábio Martins, mostrou-se inseguro a sair-se dos postes e parece mal posicionado no segundo golo do Famalicão. Iker a deixar saudades aos adeptos portistas…?

Manafá (3) – Pode-se culpar Manafá de tudo e mais alguma coisa, mas de correr não. Esforçou-se muito, defendeu bem e cumpriu ofensivamente. Um dos melhores jogos do lateral esta época.

Pepe (2) – Jogo bastante sofrido do central português. Esteve bastante faltoso, nervoso, e até comete um penalti desnecessário sem bola que escapou ao vídeo árbitro.

Mbemba (3) – Controlou bem as investidas do Famalicão e não deixou fugir Toni Martinez. Jogo bastante seguro.

Corona (4) – Mais um bom jogo do mexicano. Joga a lateral como se tivesse jogado lá a sua carreira toda. Cada vez se impõe mais como um dos melhores do campeonato português. Grande classe no golo.

Danilo Pereira (3) – É daqueles jogadores que se pode não notar muito no jogo, mas faz uma falta enorme no equilíbrio da equipa. Saiu exatamente antes do golo de Corona, e o meio campo portista nunca mais foi o mesmo.

Sérgio Oliveira (4) – Já estava a ser uma das figuras deste Porto antes da paragem e continua a sê-lo. Foi um autêntico pulmão dentro de campo e muito perigoso nas bolas paradas. Melhor em campo da parte do Porto.

Luis Diaz (2) – É um jogador forte tecnicamente, mas que se agarra um pouco à bola. Passou ao lado do jogo, até que a meio da segunda parte tem um lance de génio dentro de área que quase dá golo. Jogo bastante irregular.

Otávio (3) – Mais um jogo muito esforçado, mas sem grande influência na manobra ofensiva da equipa. Perde muitas qualidades e espaço a jogar encostado à linha, mas continua a ser muito importante dos duelos e disputas de bola.

Marega (2) – Mais uma vez, soube procurar as costas da defesa adversária, mas continua a ser bastante perdulário em frente à baliza.

Soares (3) – O melhor do ataque do Porto. Foi uma dor de cabeça para a defesa do Famalicão, e teve uma oportunidade de golo claríssima, negada por Defendi. Bom jogo.

    
Desporto futebol 2020-06-04
Jaime Lourenço
Tags Desporto futebol
Artigo anterior :

Hélder Prior integra equipa de editores da “Revista Esferas”

Artigo seguinte :

Raio-X ao Futebol: Benfica empata em casa e perde a oportunidade de passar para a frente

Artigos relacionados

Boarding Gate: Cristiana Morgado

Boarding Gate: Cristiana Morgado

Diogo Carapinha 30 Out 2019
Clube da minha terra: União Desportiva Recreativa Santa Maria

Clube da minha terra: União Desportiva Recreativa Santa Maria

André Santos 25 Fev 2019
Raio-X ao Futebol: Liverpool, de volta à glória

Raio-X ao Futebol: Liverpool, de volta à glória

Jaime Silva 27 Jun 2020

Veja também

André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

Costumava jogar futebol em miúdo? Como é que o futebol apareceu na sua vida? Claro que sim. O futebol apareceu naturalmente através do meu avô

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Maia 20 Jun 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Maia 20 Jun 2025
  • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop

    BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop

    Maria Leonor Cunha 18 Jun 2025
  • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”

    Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”

    Ana Margarida Marques de Oliveira 13 Jun 2025
  • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar

    Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar

    Ricardo Magalhães 11 Jun 2025
  • Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas

    Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas

    UALMedia 06 Jun 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy academycamente joao santareno de sousa natal Jornalismo cinema
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português
José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”
Margarida Davim: “O jornalismo deixou-se contaminar por lógicas imediatistas e perdeu pé”
Filipa Fonseca Silva: “Tenho várias vozes na minha cabeça que não me largam”
O regresso nostálgico de Angry Odd Kids

Últimos Podcasts

  • Não temos paciência: Temas tabu
  • Escrito por linhas tortas: A carreira de José Luís Peixoto
  • Academycamente: Um conflito entre Liga e Federação?
  • Calma: A viagem de finalistas é um sim ou um não?
  • Não temos paciência: Santos populares e festas da terrinha
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem