• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 23 Maio, 2025
    • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho30 Maio, 2025
    • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”19 Maio, 2025
    • Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo15 Maio, 2025
  • Reportagens
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
    • As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural18 Março, 2025
    • A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”7 Março, 2025
  • Entrevistas
      • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”20 Maio, 2025
      • Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”11 Maio, 2025
      • André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”2 Maio, 2025
      • Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”28 Abril, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho   |   30 Mai 2025

  • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”   |   28 Mai 2025

  • Voluntários para animar uma causa   |   23 Mai 2025

  • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional    |   23 Mai 2025

  • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”   |   20 Mai 2025

  • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”   |   19 Mai 2025

 
-Início»Rubricas»Raio-X ao Futebol: Encarnados voltam a perder e Bruno Lage apresenta demissão

Raio-X ao Futebol: Encarnados voltam a perder e Bruno Lage apresenta demissão

Jaime Silva 01 Jul 2020 Rubricas, Rubricas

O SL Benfica deslocou-se ao terreno do SC Marítimo e somou mais uma derrota, desta vez por duas bolas a zero. Na conferência de imprensa pós jogo, Luís Filipe Vieira informou os jornalistas que Bruno Lage colocou o seu lugar à disposição.

Os encarnados entravam para este jogo com várias baixas de peso: Gabriel e Ruben por suspensão, Adel Taarabt por lesão. Os insulares entravam com necessidade de pontuar, de modo a aumentar a sua vantagem perante a linha de água.

Quem entrou melhor no jogo foi o campeão em título. Com Samaris e Weigl no meio campo e Chiquinho atrás do ponta de lança, a equipa de Bruno Lage apresentou muito boas dinâmicas e conseguiu criar muito perigo através de dois remates de Vinícius e Chiquinho, ambos isolados, falhando dois golos certos no frente a frente com Amir.  Os encarnados estavam muito bem no encontro: posse de bola com intensidade, poucos toques para chegar à área contrária, bom equilíbrio defensivo (o Marítimo não contou com nenhuma oportunidade de golo na primeira parte), procura de Chiquinho entrelinhas (onde o médio português tem grande influência). Apesar disto, a equipa mostrou-se com pouca confiança e um desequilíbrio psicológico, o que se refletiu na falta de eficácia. O Marítimo, inexistente ofensivamente, mostrou algumas dificuldades defensivas, recorrendo muito à falta, aproveitando o critério largo de Hélder Malheiro. O jogo foi para o intervalo com as equipas a nulo.

O segundo tempo começou semelhante ao primeiro. O Benfica continuou por cima e a ameaçar o primeiro golo. Depois de cerca de 13 minutos com muita intensidade e uma pressão muito alta, Bruno Lage voltou a mexer (muito) mal na equipa: Seferovic por Vinícius e Rafa por Samaris. Esta segunda substituição, e consequente descida de Chiquinho para a posição 8, partiu completamente a equipa. Ficou sem soluções ofensivas, a usar e abusar dos cruzamentos de Nuno Tavares para apenas um ponta de lança na grande área, e com um grande buraco no meio campo defensivo. A equipa ressentiu, claramente, estas duas trocas. Se a equipa já estava a morrer, morreu de vez aos 73 minutos: Zivkovic por Pizzi, Dyego Sousa por Cervi. Estas duas substituições, juntando às primeiras duas, criaram uma desordem total na equipa do Benfica.

Sem surpresas, um minuto depois, os insulares abrem o marcador. Passividade de Ferro e Zivkovic ao deixarem Nanu entrar na área e, com muita qualidade, o lateral guineense coloca a bola no segundo poste para Correa, que só teve de encostar. A equipa encarnada não conseguiu reagir e voltou a ver Nanu a oferecer o segundo golo a Rodrigo Pinho. Jogada bastante semelhante à primeira, mais uma vez com uma passividade total de Ferro. Como aconteceu em Portimão, contra o Santa Clara, e agora na Madeira, Bruno Lage mostrou uma incompetência total ao não saber como equilibrar a equipa. Com esta derrota, e posterior vitória do FC Porto em Paços de Ferreira, o Benfica vê a hipótese de revalidar o título a escapar.

No dia 7 de março de 2020, depois de empate em Setúbal, Bruno Lage (por outras palavras) prometeu sair quando passar a ser parte do problema. E foi isso que fez. Colocou o seu lugar à disposição depois do jogo e o clube da Luz já confirmou à CMVM estar a negociar a rescisão com o treinador português. Um percurso que podia ter sido quase perfeito, transformou-se num autêntico pesadelo. Quem se seguirá no comando técnico do Benfica?

CS Marítimo:

Amir (4) – Fez várias defesas de golo que mantiveram o empate durante o jogo. Efetua outra grande defesa a cabeceamento de Dyego Sousa, com o resultado já em 2-0.

Nanu (4) – Melhor em campo do Marítimo. Em duas jogadas semelhantes, oferece dois golos, depois de passar por vários jogadores adversários.

Zainadine (4) – Esteve exímio defensivamente, perdendo apenas um duelo e efetuando nove desarmes.

Kerkez (3) – Teve muitas dificuldades em neutralizar Vinícius, mas à medida que o jog foi avançando, ganhou confiança e subiu na partida.

Fabio China (2) – Esteve bastante faltoso e com muitas dificuldades em parar as combinações entre Pizzi e André Almeida.

Renê Santos (3) – Coube a Renê neutralizar as desmarcações entrelinhas de Chiquinho, onde teve mais dificuldade. Ainda assim, ganhou muitos duelos.

Pelágio (3) – Correu bastante e foi o pulmão do meio campo insular. Bastante faltoso.

Vukovic (3) – Defensivamente, fez um jogo positivo, tendo algumas dificuldades com a bola no pé.

Edgar Costa (2) – Foi inexistente na partida até à sua saída aos 70 minutos.

Correa (3) – Perdeu várias vezes a posse de bola e raramente se mostrou, muito devido à falta de capacidade da equipa de criar perigo. Só teve de encostar para o primeiro golo do jogo.

Rodrigo Pinho (3) – Mostrou qualidade com a bola no pé, apesar de estar muito desaparecido do jogo. Como Correa, só teve de encostar no segundo golo, depois de mais uma assistência de Nanu.

SL Benfica:

Vlachodimos (3) – Pouco trabalho teve. Sem hipóteses nos dois golos sofridos.

André Almeida (2) – Falhou vários passes, estragou vários ataques potencialmente perigosos e, no primeiro golo do Marítimo, deixou Correa escapar, descendo o campo quase a passo.

Jardel (3) – Bom jogo do central. Esteve bem defensivamente, sem comprometer uma vez.

Ferro (2) – Mais uma vez, com culpa no “cartório”. Foi ultrapassado por Nanu da mesma forma nos dois golos. Não se compreende…

Nuno Tavares (2) – Jogo bastante infeliz para o jovem lateral. Não acertou quase nenhum cruzamento que tentou e, no segundo golo, é muito passivo em controlar Joel Tagueu, que acaba por começar a jogada do golo.

Weigl (4) – Mais uma vez, o melhor em campo do lado do Benfica. Acertou todos os passes nos 86 que tentou. Repito, 86 passes certos em 86 tentados. É obra. Está vários níveis acima do resto da equipa.

Samaris (3) – Fez um bom jogo, foi fenomenal na recuperação da posse de bola. Ainda assim, falhou vários passes longos.

Pizzi (2) – Sempre muito passivo, muito “encolhido” e sem brio. Tem de dar mais.

Cervi (2) – Sempre muito esforçado, mas também sempre com pouca qualidade. Jota seria uma opção muito mais viável.

Chiquinho (4) – Transformou a forma de jogar da equipa, dando uma linha de passe constante entrelinhas, mais intensidade e qualidade no último terço. Apesar do que ofereceu, falhou um golo frente a Amir. Tem de ser opção, sempre.

Vinícius (3) – Falhou um golo isolado a passe de Chiquinho, tendo sempre dificuldades na definição. Correu bastante, mas acabou por ser um jogo infeliz.

Seferovic (2) – Entrou para falhar um golo (quase) certo de cabeça, raspando apenas nas “orelhas” da bola. Não acrescentou nada ao jogo.

    
Desporto futebol 2020-07-01
Jaime Lourenço
Tags Desporto futebol
Artigo anterior :

Alejandro Grimaldo: “Grimaldo e Benfica são agora uma união”

Artigo seguinte :

Raio-X ao Futebol: Porto volta a vencer e está cada vez mais perto do título

Artigos relacionados

Raio-X ao Futebol: Benfica volta a empatar e a crise no clube agrava-se

Raio-X ao Futebol: Benfica volta a empatar e a crise no clube agrava-se

Jaime Silva 15 Jun 2020
Boarding Gate: Nuno Lamicha

Boarding Gate: Nuno Lamicha

Diogo Carapinha 12 Dez 2018
Boarding Gate: Diogo Neves

Boarding Gate: Diogo Neves

Diogo Carapinha 21 Mar 2019

Veja também

André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

Costumava jogar futebol em miúdo? Como é que o futebol apareceu na sua vida? Claro que sim. O futebol apareceu naturalmente através do meu avô

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    UALMedia 30 Mai 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    UALMedia 30 Mai 2025
  • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

    Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

    Sahil Ayoob 28 Mai 2025
  • Voluntários para animar uma causa

    Voluntários para animar uma causa

    23 Mai 2025
  • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 

    Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 

    UALMedia 23 Mai 2025
  • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”

    Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”

    Mariana Filipa Ferreira 20 Mai 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy natal academycamente Jornalismo joao santareno de sousa cinema
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português
José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”
Margarida Davim: “O jornalismo deixou-se contaminar por lógicas imediatistas e perdeu pé”
Filipa Fonseca Silva: “Tenho várias vozes na minha cabeça que não me largam”
O regresso nostálgico de Angry Odd Kids
As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural
José Morgado: “Portugal não tem cultura desportiva de modalidades”
A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”
Filipa Martins: “Tento ser honesta em cada página que escrevo”
Professores da UAL entre os vencedores do Programa Lisboa, Cultura e Media
João Mira Gomes: “A Europa não será um ator global se se fechar sobre si própria”

Últimos Podcasts

  • Não temos paciência: Especial Dia das Crianças
  • Café & Crime: Crime na fazenda Hinterkaifeck
  • Academycamente: Como se ensina a arte de levar os museus a um público?
  • Não temos paciência: As atitudes que nos tiram a paciência (parte 2)
  • Café & Crime: Katherine Knight, a assassina que chocou a Austrália
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem