Paula Lopes, subdiretora do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Autónoma, participou no projeto EU Awareness, financiado pelo programa Europa para os Cidadãos, uma iniciativa da Comissão Europeia. O convite para a gravação de dois webinars, partiu do Clube Intercultural Europeu, o parceiro português neste projeto.
Paula Lopes, professora na Universidade Autónoma desde 1996 e coordenadora científica da Licenciatura em Ciências da Comunicação e do Mestrado em Comunicação Aplicada, explorou o conceito do pensamento crítico e a importância da literacia mediática como competência essencial de um/a cidadão/ã. A intervenção da docente aborda também a desinformação e as denominadas “fake news“.
Paula Lopes, doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL, tem vindo a desenvolver investigação em literacia mediática e digital (mais concretamente, em avaliação de práticas e competências de literacia), consumos mediáticos e digitais, e a relação destes com práticas de cidadania.
É responsável pelas unidades curriculares ‘Introdução ao Jornalismo’ e ‘Técnicas Redactoriais em Jornalismo’, da Licenciatura em Ciências da Comunicação, ‘Literacia Mediática, Contemporaneidade e Convergência’, do Mestrado em Comunicação Aplicada, e ‘Literacia Mediática no Universo da CPLP’, do Doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
EU Awareness
O projecto EU Awareness é financiado pelo programa Europa para os Cidadãos (Eixo 2: Compromisso democrático e participação cívica). Para além de Portugal, participam Espanha, Dinamarca, Polónia e Itália.
Como pode ler-se na página online, “o projeto tem como objetivo identificar as opiniões e o conhecimento dos projetos Target Group (Grupo Alvo). Irá também identificar os euromitos mais comuns de cada região envolvida, desmistificá-los, abrir debate para todas essas ideias sem quaisquer preconceitos e, por fim, irá mostrar o mecanismo da UE disponível para que nos possamos envolver na criação das políticas europeias”.