É o primeiro Repórteres Em Construção (REC), um projeto das várias licenciaturas em Comunicação, do CENJOR e da Rádio Renascença. E logo sobre as rádios universitárias. E que bom ouvir falar de projetos e pessoas que cresceram para a rádio nesta casa. É esse o nosso trabalho.
Era um projeto ambicioso, juntar todas as licenciaturas em Comunicação do País para proporcionar aos alunos uma experiência única de aprendizagem e de integração na vida profissional. Depois de dois anos de bastidores, o primeiro fruto está à vista, ou melhor, ao ouvido, pois trata-se de um podcast, publicado e emitido na Rádio Renascença no dia 6 de janeiro.
Fazia sentido que o primeiro programa abordasse as rádios universitárias – “Escutar o exemplo das rádios universitárias” é o título (basta seguir o link para escutar o podcast).
O primeiro programa do REC não esgota o tema das rádios universitárias, mas mostra quatro visões que representam o que as rádios universitárias foram e são.
Das histórias da Rádio Universidade, que chegou a desafiar o poder em tempos de ditadura, até à também extinta Rádio Universitária do Porto, que não conseguiu a licença para emitir legalmente. Da continuidade da Rádio Universidade de Coimbra, a mais antiga ainda a emitir, até ao entusiasmo da nova geração de podcasters, alunos de Comunicação que aproveitam esta forma de rádio on-demand.
É justamente aqui, na nova geração, que entra a Rádio Autónoma, uma rádio escola, uma “incubadora de podcasts“, citada nas histórias contadas no final deste primeiro REC. O “Clarão“, um podcast de alunos Universidade Nova que acolhemos em 2015, onde se estreou Joana Esperança Andrade, agora na Rádio Oxigénio, e “Um lance no escuro” de Rui Alves de Sousa, também ex-aluno da Nova, que acolhemos em 2014.
Mas, além das histórias, o trabalho de outro colaborador da Rádio Autónoma e professor das unidades curriculares de Rádio na Licenciatura em Ciências da Comunicação da Autónoma, Miguel van der Kellen, que efetuou a pós-produção, ou mesmo o de um ex-aluno da mesma licenciatura, Luís Bonixe, agora professor no Politécnico de Portalegre, que editou este primeiro episódio do REC. E as vozes, a de Adelino Gomes, ex-professor da Autónoma, a voz testemunho da Rádio Universidade, e a de Manuela Pires, a voz que liga as quatro peças, jornalista da Rádio Renascença e ex-aluna da Autónoma.
Aqui, na Autónoma, só podíamos estar felizes com este primeiro REC. Longa vida ao REC!
Siga-nos no Facebook.