O que é literacia mediática?
Literacia mediática “é a capacidade de aceder, criar, avaliar e compreender as mensagens dos vários meios de comunicação” (Lopes, 2018).
Começou a ser estudada com a Declaração de Grünwald sobre a Educação para os Media, em 1982. Desde 2006, a literacia mediática tem sido objeto pertinente de reflexão da União Europeia (Lopes, 2011). Em Portugal, a literacia mediática tem sido muito estudada pelos investigadores da área dos media, assim como um motivo de preocupação para as entidades reguladoras da comunicação social, associações do setor dos media e organizações de solidariedade para o desenvolvimento social.
O que é aceder, criar, avaliar e compreender?
São as bases da literacia mediática. Aceder caracteriza-se pela relação entre a pessoa e a plataforma onde se procura a informação (livros, televisão, jornais impressos e online, rádio e internet). Avaliar e compreender referem a capacidade de pensar, criticar e opinar enquanto consumidor da informação desejada. Criar é a capacidade individual de cada pessoa em produzir algo. Neste contexto, é a sua capacidade de criar/gerar conteúdos que possam ser mediatizados, ou seja, avaliados positivamente por terceiros (Lopes, 2018).
Para que serve?
A literacia é essencial numa democracia. Serve para capacitar os cidadãos para serem pensadores e criadores críticos e ativos. Segundo Paula Lopes, a literacia mediática “potencia o nível de consciência relativamente às mensagens mediáticas com que as pessoas contactam no seu quotidiano” (2011). Tem um papel importante na promoção da participação ativa dos cidadãos na sociedade, tanto na vida económica, cultural e democrática. Contribui para “o pluralismo dos meios de comunicação e para a qualidade dos conteúdos” (Lopes, 2011).
Nível da Literacia mediática em Portugal?
Recentemente, o Media Literacy Index 2018 avaliou as competências de cidadãos de 35 países europeus em literacia mediática. O relatório foi divulgado em março de 2018 e mostra Portugal em 15º lugar, com 59 pontos numa escala de zero a cem. Em primeiro lugar, segundo este relatório, está a Finlândia, com 76 pontos. A Macedónia ocupa o último lugar com dez pontos numa escala de cem.
Bibliografia
European Policies Program Open Society Institute – Sofia. Disponível em
http://osi.bg/downloads/File/2018/MediaLiteracyIndex2018_publishENG.pdf
Lopes, P. (2018). Avaliação de competências de literacia mediática: instrumentos de recolha de informação e opções teóricometodológicas. Imprensa da Universidade de Coimbra. Disponível em file:///C:/Users/Pc-%20hp/Downloads/201852035513211outfile.pdf
Lopes, P. (2011). Literacia mediática – conceito e orientações: a abordagem europeia. Literacia(s) e literacia mediática. CIES-IUL. Disponível em http://repositorio.ual.pt/bitstream/11144/195/1/literacia(s)%20e%20literacia%20mediatica.pdf