• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Docentes do Departamento de Ciências da Comunicação participam em obra de homenagem a José Rebelo9 Outubro, 2026
    • Livro coordenado por Jaime Lourenço apresentado na Assembleia da República23 Julho, 2026
    • Bruno Carriço Reis cocoordena livro de Sociologia da Comunicação29 Julho, 2026
    • NIP-C@M publica “Comunicação e Política: desafios contemporâneos”29 Julho, 2026
  • Reportagens
    • São José da Lamarosa: quando o sossego (nem sempre) é casa17 Setembro, 2026
    • Taça de Portugal: O Jamor é de todos3 Setembro, 2026
    • Aldeia-Museu José Franco: memórias moldadas em barro21 Julho, 2026
    • Lisboa é do Santo António13 Julho, 2026
  • Entrevistas
      • Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”2 Outubro, 2026
      • Nuno Matos: “Sou um profissional completamente realizado”23 Setembro, 2026
      • Miguel Garcia: “O futebol foi um ciclo vitorioso que terminou. Agora corro atrás de outros sonhos”15 Setembro, 2026
      • Angélique da Teresa: “Algumas das mensagens mais agressivas que já recebi foram de mulheres”8 Setembro, 2026
  • Opinião
      • Opinião
        • O verniz que pintou o ódio de azul celesteGabriel Narciso
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
      • Crónicas
        • Reflexão sobre Ljubomir e outros chefsManuel de Beja
        • “Coita de Amor” enquanto pilar televisivoManuel de Beja
        • A segunda vida da torradaGabriel Narciso
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • PontoCom
          • Poesia
          • Passaporte Académico
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Muda aos cinco, acaba aos dez
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Conversa em dia
          • Conferências
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • UALMedia Rádio reforça apoio no ano letivo 2025/26 da Autónoma
        • Voltamos a dar voz à solidariedade na campanha de maio do Banco Alimentar
        • As “100 Mais” de 2025
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Too Spicy
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Ponto de Vista
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Frente & Verso
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Dois à Deriva
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Confiança
          • Cão com pulgas
          • Calma
          • Café & Crime
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • (100)DeadLines
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” candidato a dois prémios   |   16 Out 2026

  • UAL reforça presença no IV Seminário de História da Comunicação   |   14 Out 2026

  • Docentes do Departamento de Ciências da Comunicação participam em obra de homenagem a José Rebelo   |   09 Out 2026

  • Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”   |   02 Out 2026

  • Nuno Matos: “Sou um profissional completamente realizado”   |   23 Set 2026

  • São José da Lamarosa: quando o sossego (nem sempre) é casa   |   17 Set 2026

 
-Início»Opinião»Opinião»Opinião»O estranho caso do futebol português

O estranho caso do futebol português

Pedro Andrade 24 Set 2018 Opinião, Opinião, Opinião

Fotografia: Isabel Cutileiro | SL Benfica

Com as entradas e as saídas de jogadores a acontecerem de minuto a minuto, a tarefa de acompanhar atentamente e de forma crítica estas mudanças torna-se quase impossível. Existe, porém, escondido por detrás desta mescla e balbúrdia, destas trocas e baldrocas, um microclima que merece ser abordado.

Para a opinião geral do público português, a Liga NOS e a capacidade de compra e de manutenção dos seus ativos é, e incluindo as três potências, muito reduzida. É-o por inúmeras razões. Porque um país com as nossas características nunca poderia ter uma realidade diferente no seu desporto. Porque a irresponsabilidade e os contínuos atos ilegais dos seus dirigentes e agentes desportivos criam as realidades infernais dos clubes. Talvez porque somos um país onde os meios justificam sempre os fins.

O truque, no entanto, é olhar para a forma como quem (honestamente) trabalha no clube tenta colmatar estas deficiências. A maneira como o fazem é, talvez, o que caracteriza o microclima da liga de todos nós.

A inteligência e o profissionalismo que são incutidos na tarefa de scouting, triagem e abordagem a nível de treino têm de colmatar o fraco orçamento disponível. Os que treinam e moldam o nível mental, físico e tático dos jovens jogadores tentam valorizar quem ainda não tem valor. É fazer omeletes sem ovos. Arrisco-me a assinalar que, por estas razões, estes contextos limitadores e muito duros, criam o molde daqueles que são os melhores. Sejam eles do departamento de scouting, os treinadores, as academias e as suas fornadas anuais de jovens de imensa qualidade, ou até do departamento médico. Estes frutos são os mais apetecíveis. São-no por serem os mais resistentes face ao desgaste imenso que os afeta diariamente neste contexto extremado de limitação económica.

Quando chegam a uma Liga Inglesa, ou a um contexto similar, já criaram “calo” para superar qualquer problema espinhoso. Já possuem os know-how que nenhum outro candidato possui. Já levam às costas o peso saudável de anos de experiências e de todos os tipos e feitios. São feitos à pressão, é essa a realidade.

É uma realidade que não só faz parte do mundo do futebol como também do resto do paradigma português. Produzimos os melhores porque a vivência é a mais dura e apela à superação de cada indivíduo na sua área. Em paralelo com esta realidade, vem outra: a capacidade nula de os manter. Porque, nos contextos estrangeiros, a recompensa é maior e imagine-se… justa. Isso mesmo. Adequa-se àquilo que cada um dá e produz através do trabalho e do esforço.

Mas voltando àquilo que é o desporto-rei e o que me levou a esta reflexão. Existem grandes negócios feitos até agora na primeira liga, e muitos deles irão propor um palco adequado para as estrelas – algumas cadentes, outras ascendentes – brilharem a partir do começo do nosso campeonato. É certo que para muitos de vós, e até para mim, outros campeonatos despertam maior atenção e maior entusiasmo, isto em termos de qualidade de jogo e da reputação de quem entra em campo. Mas tenham em atenção (redobrada) que há algo em que não ficamos atrás, e repito por outras palavras o que defendi nas premissas anteriores: a qualidade dos nossos intervenientes. Aqueles que muitas vezes estão na sombra dos que sobem à custa do volume da sua voz e não da sua qualidade. Aqueles que, de forma profissional e verdadeira, elevam dignamente o nosso futebol e desporto português a níveis de Champions. São eles os campeões. Mas não são eles que abrem o telejornal das oito. Não são eles que ocupam a capa do jornal diário desportivo e muito menos são a eles que as letras garrafais destas gazetas se referem.

Da próxima vez que lerem que um jovem português se transferiu por muitos milhões para um tubarão europeu, em vez de sublinharem o trabalho do jovem (real e merecido), pensem também nos que por detrás e de forma genial trabalharam para tal acontecer. É um microclima que existe dentro do nosso futebol cheio de problemas e de falta de profissionalismo. É aquilo que nos deve orgulhar.

    
2018-09-24
Diogo Carapinha
Artigo anterior :

Call centers na senda da precariedade laboral

Artigo seguinte :

Um olhar que não seja marcado pela diferença

Artigos relacionados

Serviço Público de Televisão na RTP. Finalmente?

Serviço Público de Televisão na RTP. Finalmente?

Adelino Gomes 04 Abr 2015
Comunidade e e violência doméstica: da força das palavras

Comunidade e e violência doméstica: da força das palavras

Ana Paula Pinto Lourenço 19 Nov 2018
Um circo mediático à volta da democracia

Um circo mediático à volta da democracia

Márcia Sousa Mendes 13 Fev 2020

Veja também

“Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” candidato a dois prémios

“Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” candidato a dois prémios

Lançado em julho de 2026, Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística é a primeira obra no país dedicada a esta especialidade jornalística. Uma

Rádio em direto.

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” candidato a dois prémios

    “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” candidato a dois prémios

    Rute Leonor Gomes 16 Out 2026
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” candidato a dois prémios

    “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” candidato a dois prémios

    Rute Leonor Gomes 16 Out 2026
  • UAL reforça presença no IV Seminário de História da Comunicação

    UAL reforça presença no IV Seminário de História da Comunicação

    Rute Leonor Gomes 14 Out 2026
  • Docentes do Departamento de Ciências da Comunicação participam em obra de homenagem a José Rebelo

    Docentes do Departamento de Ciências da Comunicação participam em obra de homenagem a José Rebelo

    UALMedia 09 Out 2026
  • Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”

    Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”

    Afonso Seguro 02 Out 2026
  • Nuno Matos: “Sou um profissional completamente realizado”

    Nuno Matos: “Sou um profissional completamente realizado”

    Bruna Coelho 23 Set 2026
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa atelier Universidade Entrevista aula pontocom joao santareno de sousa mariana rebocho poesia futebol academy prática disco academycamente Leonor Noronha Lídia Belourico António Bernardino cristina patrício
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

“Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” candidato a dois prémios
UAL reforça presença no IV Seminário de História da Comunicação
Docentes do Departamento de Ciências da Comunicação participam em obra de homenagem a José Rebelo
Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”
Nuno Matos: “Sou um profissional completamente realizado”
Miguel Garcia: “O futebol foi um ciclo vitorioso que terminou. Agora corro atrás de outros sonhos”
Quinta Pedagógica de Lisboa: o campo que resiste à cidade
Angélique da Teresa: “Algumas das mensagens mais agressivas que já recebi foram de mulheres”
São José da Lamarosa: quando o sossego (nem sempre) é casa
Taça de Portugal: O Jamor é de todos
Tânia Laranjo: “[CMTV] não é sensacionalista, senão não era líder”
Livro coordenado por Jaime Lourenço apresentado na Assembleia da República
Bruno Carriço Reis cocoordena livro de Sociologia da Comunicação
NIP-C@M publica “Comunicação e Política: desafios contemporâneos”
Júlia Lavezzo: “Quando a vida está complicada e tudo parece um caos, sento-me à mesa, começo a escrever ou a desenhar e sinto que tudo acalma”
Aldeia-Museu José Franco: memórias moldadas em barro
Luís Filipe Gaspar: “Para a maioria das pessoas, viajar é simpático, mas é uma vida sacrificante”
Lisboa é do Santo António
“Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M
Reflexão sobre Ljubomir e outros chefs
Luís Castro: “Cobrir conflitos é viver constantemente entre o medo e a obrigação de contar o que se passa”
Nimas: um espaço de resistência no coração de Lisboa
José Raposo: “O ator só desiste quando desaparece fisicamente. Quando morre”
Autónoma acolhe debate sobre cinema

Últimos Podcasts

  • No Ar: 2026-10-23 18h
  • Laboratório: Pixelbits
  • No Ar: 2026-10-16 18h00
  • Muda aos cinco, acaba aos dez: Luís Gonçalves – “Neste caso de Ronaldo saem todos a perder”
  • Não temos paciência: Amizades
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem