• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL23 Junho, 2025
    • Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet23 Junho, 2025
    • Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas6 Junho, 2025
    • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho30 Maio, 2025
  • Reportagens
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
  • Entrevistas
      • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”13 Junho, 2025
      • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”20 Junho, 2025
      • “Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”3 Junho, 2025
      • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”28 Maio, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”   |   26 Jun 2025

  • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL   |   23 Jun 2025

  • Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet   |   23 Jun 2025

  • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”   |   20 Jun 2025

  • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop   |   18 Jun 2025

  • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”   |   13 Jun 2025

 
-Início»Reportagens»Marinhas de sal sem mar

Marinhas de sal sem mar

Marta Alves 06 Ago 2019 Reportagens, Reportagens

Rio Maior é uma terra de encantos e sal sem mar, carregada de um forte passado histórico, situada na Estremadura Ribatejana, sede de município. Sofreu um grande desenvolvimento turístico nos últimos anos e está a apostar em força neste setor.

Aqui não há mar mas é assim que cheira, quando chegamos às salinas de Rio Maior. O mais parecido que existe são pequenos retângulos com chão de pedra banhados com água e onde nalguns se nota uma crosta branca e brilhante. São as salinas que se encontram escondidas pelas velhas casas de madeira, divididas por talhos e que, por esta altura do ano, já se encontram na fase final de limpeza para que a água possa surgir do subsolo e deixar a flor de sal.

Se nuns talhos vemos homens de diversas gerações com vassouras na mão a realizar a limpeza, noutros já podemos vislumbrar pequenos montes de sal que são postos a secar em palanques de madeira para que mais tarde possam ser comercializados para os vários setores.

Ao início da rua, encontra-se o posto de turismo. Lurdes Henriques e Elisabete Figueiredo recebem-nos com simpatia e boa disposição e explicam como funciona todo o processo de surgimento e recolha da flor de sal. Lurdes Henriques ressalva que “as salinas de Rio Maior são únicas no país, pois a água das salinas vem do subsolo”.  Em tempos, por aqui existiu mar, há 250 milhões de anos, e devido aos movimentos horizontais das placas tectónicas a terra subiu e a água recuou. Atualmente, o mar mais próximo encontra-se a 30 km, na Foz do Arelho. Sendo uma zona situada num vale tifónico, a água das chuvas infiltra-se pela montanha acumulando-se no subsolo. Durante esse processo forma-se através dos sedimentos das restantes a rocha sal-gema. A rocha vai-se diluindo com as águas das chuvas transformando a água doce em salgada.

A zona de Rio Maior é a maior do país com águas subterrâneas. Estas vêm à superfície quando atingem um certo nível, surgindo naturalmente num poço com nove metros de profundidade e 3,75 de diâmetro. “É a natureza no seu estado puro”, comenta Lurdes Henriques. A água sai do poço com cerca de 98% de Cloreto de Sódio, juntamente com magnésio e sais minerais, não possuindo iodo, ao contrário das águas do mar. Este processo de salinas interiores só existe em Portugal na região de Rio Maior, e pode-se encontrar também em Espanha e nos Andes, no Peru.

“Aqui há três riquezas: uma água com muito cloreto de sódio; o vale tifónico que faz um excelente microclima, o que permite fazer uma boa e rápida produção de sal e há um sal puro que não é lavado”, considera Elisabete Figueiredo. “Quando é recolhido e posto ao sol já é branco. Isto porque os talhos são feitos de lage que não parte ao contrário do cimento que se deteriora com o tempo. A lage é branca e uma pedra porosa que quando colocada no talho faz um efeito esponja que absorve a água deixando só o sal à superfície.”

Atualmente, existem cerca de 100 proprietários e três grandes produtores. No tempo da monarquia, o sal era um produto bastante valioso e todas estas salinas pertenciam ao rei Pêro D’Aragão e à sua mulher Sancha Soares. Mas, ainda no século XVIII, venderam a quinta e parte do poço das salinas aos Templários de Tomar, que, por sua vez, revenderam aos produtores da aldeia dividindo os seus talhões em pequenos talhos consoante o número de filhos, dando às salinas o aspeto que hoje têm.

Nos últimos anos, a Câmara de Rio Maior tem apostado em várias iniciativas para dinamizar a região. Desde a sua dedicação a várias modalidades do desporto, às feiras gastronómicas, à forte aposta na divulgação e publicidade das salinas.

Sobre o aumento do número de visitantes e a sua variedade, Lurdes e Elisabete explicam que vem gente de todos os lados do mundo, principalmente professores catedráticos da Alemanha, que vêm para compreender melhor o fenómeno. Surge, entretanto, uma turista francesa em busca de mais informações sobre que locais visitar na região. Lurdes Henriques mostra-lhe o mapa de zonas turísticas a visitar, tais como os caminhos pedestres que escondem alguns vestígios da presença romana, o dólman junto da igreja e o primeiro parque sensorial da Europa, destinado às pessoas com problemas de visão e com as explicações e indicações todas em braille.

Do sal ao salário

Atualmente, 80% do sal produzido é exportado para a Alemanha, essencialmente para a produção de medicamentos na empresa Bayer, pois o sal é um produto anti-inflamatório por não ser lavado e extraído diretamente da natureza. Lá é certificado. Todo o rótulo está escrito em alemão exceto “Rio Maior” para comprovar a autenticidade do produto.

“O sal é um produto de excelência português, como temos tantos outros”, diz Lurdes Henriques. “Nós portugueses não valorizamos o que é nosso. Desde há quatro anos para cá que vejo as coisas diferentes. A geração mais nova – não a minha que ainda tem a mentalidade que o que é estrangeiro é que é bom – tem que valorizar os produtos que têm. Temos o vinho, a cortiça (somos os melhores do mundo nesses produtos), o azeite, o sal que é um dos melhores do mundo. Melhor que isto não há.”

Ainda sobre o turismo e os produtos portugueses, Elisabete Figueiredo refere que “estamos no topo do mundo, mesmo no turismo. Temos os prémios todos. Quem acaba com isto são os analfabetos, os que não são entendedores de turismo e são gananciosos.”

Seguimos rua fora em busca de mais histórias sobre as salinas. Numa casinha mais à frente o senhor Francisco enquanto trabalha o sal artesanalmente conta-nos que as casas de madeira foram construídas após a venda dos Templários de Tomar e serviam primeiramente para armazenar o sal, sendo trancadas com fechaduras com um mecanismo próprio desta zona.

Numa pequena taberna degustamos o licor de Pastel de Nata produzido pela empresa Blêm, cujo dono Alexandre Silva leva o nome da região além-fronteiras.Na parede destacam-se umas longas tábuas com símbolos bastante característicos. Em tempos, o sal era um produto de grande importância no comércio, pois além de servir para dar sabor às refeições também permitia a conservação das carnes e sendo um produto tão valioso era usado como moeda de troca no pagamento de serviços. É do nome deste produto que vem o conceito de salário. E deve-se a este método de pagamento que existem estas tábuas.

Há alguns anos, o trabalho nas salinas era manual e prolongava-se noite dentro para que a Cooperativa Agrícola de Produtores pudesse subsistir. Então, era nessas noites que os marinheiros costumavam consumir avultadas quantias de álcool nas tabernas locais. Para facilitar as suas contas o taberneiro fazia a escrita nessas tábuas de madeira com cerca de um metro e meio de comprimento e dez a 15 centímetros de largura, atribuindo assim cada tábua à conta de um freguês. Cada símbolo na tábua representa uma bebida e a despesa que o marinheiro ia fazendo. Primeiramente só existia um símbolo, o do vinho, e a conta era feita por traços (cada um representava um copo bebido). Mais tarde, com a introdução de mais bebidas alcoólicas no mercado cada uma adquiria o seu símbolo. As tábuas ficavam então expostas na parede para facilitar o pagamento ao taberneiro que era sempre feito em sal.

As salinas de Rio Maior são o sítio ideal para passar uma tarde em família, a 75 km de Lisboa e para aprender um pouco mais sobre este fenómeno tão exclusivo de produção de sal.

    
Rio Maior Salinas 2019-08-06
Jaime Lourenço
Tags Rio Maior Salinas
Artigo anterior :

Columbofilia: do correio à velocidade

Artigo seguinte :

Docente da UAL programa ciclo sobre identidades e memória no cinema de Goa

Artigos relacionados

Género não-binário: um Portugal sem género

Género não-binário: um Portugal sem género

Beatriz Rosa 15 Mar 2021
O “pêche” de Alcochete

O “pêche” de Alcochete

Diogo Pires 16 Jan 2020
Educação sem fronteiras: O papel das escolas na integração de alunos estrangeiros

Educação sem fronteiras: O papel das escolas na integração de alunos estrangeiros

Madalena Antunes   27 Out 2023

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”

    António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”

    Diego Tamaian 26 Jun 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”

    António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”

    Diego Tamaian 26 Jun 2025
  • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL

    Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL

    UALMedia 23 Jun 2025
  • Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet

    Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet

    UALMedia 23 Jun 2025
  • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Maia 20 Jun 2025
  • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop

    BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop

    Maria Leonor Cunha 18 Jun 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy joao santareno de sousa academycamente natal Jornalismo Leonor Noronha
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português
José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”

Últimos Podcasts

  • Taïs Reganelli: “O artista trabalha com sonhos e a gente precisa de continuar sonhando”
  • Não temos paciência: Férias
  • Academycamente: Como se prevê o futuro na Geopolítica?
  • Não temos paciência: Temas tabu
  • Escrito por linhas tortas: A carreira de José Luís Peixoto
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem