Maria do Carmo Piçarra, docente do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Autónoma, foi recentemente eleita vice-coordenadora da unidade de investigação Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA).
A candidatura de Paulo Nuno Vicente e Maria do Carmo Piçarra foi eleita para assumir a coordenação do ICNOVA no biénio 2025–2027. O programa da nova coordenação, intitulado “Inovação, Inclusão e Impacto”, propõe uma série de iniciativas estratégicas para o reforço e desenvolvimento da unidade de investigação.
O ICNOVA é uma das unidades de investigação parceiras do DCC/NIP-C@M que foi recentemente classificado como ‘Excelente’ no processo de Avaliação das Unidades de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Na Autónoma, Maria do Carmo Piçarra é responsável pelas unidades curriculares ‘Media e Mercado de Língua Portuguesa’, no Mestrado em Comunicação Aplicada, e ‘Representações Sociais e Contexto Colonial e Neo-Colonial’, no Doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
É ainda investigadora integrada no ICNOVA, programadora de cinema, colaborando regularmente com a Cinemateca Portuguesa e com a Fundação Oriente. Em 2023, foi galardoada com a Cátedra Hélio e Amélia Pedroso/Fundação Luso-Americana em Estudos Portugueses na Universidade de Massachusetts Dartmouth. Os seus interesses académicos incluem as representações fílmicas (pós)coloniais, a propaganda cinematográfica e a censura em Portugal, mulheres e descolonizações e usos militantes da imagem.