O livro Literacia(s) & Cidadania(s), coordenado pelos professores do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Autónoma Paula Lopes e Jaime Lourenço, dá início à nova coleção de obras de investigação, reflexão e discussão – Livros NIP-C@M – resultado de um protocolo estabelecido entre o núcleo de investigação do DCC da Autónoma e a editora Livros Horizonte.
Esta nova obra pretende ser, como é referido pelos coordenadores no Prólogo, entendida “como um contributo para pensarmos (e repensarmos) clássicas e emergentes literacias, novas formas de olhar a cidadania, os valores, as atitudes, a vida”.
O livro encontra-se dividido em três partes distintas, embora complementares. Na primeira, propostas e contributos de reflexão e discussão sobre múltiplas literacias e questões associadas à cidadania com um vasto e plural leque de autores: Gil Baptista Ferreira, da Escola Superior de Educação de Coimbra; Rui Marques Vieira, da Universidade de Aveiro; Fernanda Santos, da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor; Paula Pina, do coletivo Apanha-Palavras; Rita Espanha e Francisco Garcia, do Iscte; Eduardo Jorge Madureira, do projeto Página 23; Carlos Pedro Dias, Maria do Carmo Piçarra, Bárbara Lobo, Ricardo Torres e Bruno Reis, da Autónoma; além dos coordenadores.
A segunda parte é composta por entrevistas a Maria Emília Brederode Santos, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação (por Sandra Gonçalves), e a Teresa Calçada, ex-comissária do Plano Nacional de Leitura (por Carlos Pinheiro).
Por sua vez, a terceira parte é dedicada aos jovens investigadores Isa Maio e Filipe Ligeiro, com estudos desenvolvidos no âmbito do Mestrado em Comunicação Aplicada da Autónoma. Também alunos do Doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa integraram o leque de autores desta obra.
Este livro constitui o primeiro passo de uma coleção que se espera plural, dinâmica e promotora de reflexão e discussão das várias temáticas associadas às Ciências da Comunicação e já pode ser adquirido nas livrarias ou nas plataformas online.