Numa altura em que novas gerações se preparam para entrar no mercado de trabalho na área da comunicação e são confrontados com o jornalismo em estado de crise, Fátima Lopes Cardoso, docente do departamento de Ciências da Comunicação, lançou o convite a dois jovens jornalistas para partilharem as experiências que enfrentam nos primeiros anos de profissão, no domínio das novas tecnologias.
Ruben Martins, jornalista no Público Online e doutorando no ISCTE, esteve numa aula aberta da unidade curricular de Cibercultura, no dia 14 de janeiro, na UAL, para falar do “Jornalismo online como parte de uma estratégia multiplataforma”. O jovem jornalista demonstrou que o digital é o meio de excelência do jornalismo do presente e do futuro, apesar do fraco investimento que as redações nacionais ainda depositam nos novos media. Ruben Martins explicou ainda quais são as rotinas de produção jornalísticas no online e sublinhou a importância de ter espírito de iniciativa para marcar a diferença num meio em que se é submetido a desafios constantes.
Dedicada ao tema “Content creator: tudo aquilo que a internet nos dá é produzido”, a aula aberta de 17 de janeiro contou com a presença de Inês Costa Monteiro, fotógrafa independente e colaboradora da NiT, Vice e Lux Woman, que revelou o quanto a Internet – em particular, as redes sociais – funciona como montra para conseguir mostrar a qualidade do seu trabalho e passar a publicar em alguns títulos da imprensa nacional. Aproveitando a natureza visual e multimédia do ciberjornalismo, Inês Costa Monteiro provou que a Internet tem espaço infinito de publicação, com portas abertas para novas propostas e, no caso de quem chega ao mercado de trabalho, de oportunidades únicas que é preciso saber aproveitar com conhecimento, imaginação e inteligência.