O docente do Departamento de Ciências da Comunicação da Autónoma Jaime Lourenço é autor de dois artigos sobre jornalismo de cinema, na revista Media & Jornalismo e no livro “Cinema em Português XIII Jornadas”.
No mais recente número da revista Media & Jornalismo, editada pelo ICNova – Instituto de Comunicação da Nova, dedicado ao “Hibridismo nos Media: novos géneros e formatos jornalísticos”, Jaime Lourenço, em coautoria com Maria João Centeno, assinam o artigo “A cobertura jornalística do cinema: géneros e discursos jornalísticos nos media portugueses em 2019”. Os autores procuram identificar e caracterizar os géneros e formatos jornalísticos mais relevantes que são aplicados na cobertura jornalística ao cinema, nos principais jornais portugueses.
Por sua vez, o livro “Cinema em Português XIII Jornadas”, recentemente editado pelo LabCom.IFP, da Universidade da Beira Interior, integra como capítulo o texto “Jornalismo de Cinema Português: o caso da cobertura aos filmes Diamantino, Variações, A Herdade e Vitalina Varela”, também assinado em coautoria com Maria João Centeno. Este capítulo pretende perceber a cobertura jornalística realizada pelos principais jornais nacionais e programas de televisão e rádio dedicados ao cinema, a quatro filmes portugueses estreados em 2019.
Os dois artigos nascem da atual investigação do docente sobre jornalismo de cinema em Portugal, tema que trabalha na sua investigação de doutoramento.
Jaime Lourenço é professor de Atelier de Televisão, na licenciatura em Ciências da Comunicação, e editor executivo do UALMedia. Além de integrar o NIP-C@M, é investigador no CIES-IUL (Centro de Investigação e Estudos em Sociologia).