O docente do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Universidade Autónoma de Lisboa Hélder Prior apresentou na terça-feira, 1 de Outubro, uma palestra para os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica Dom Bosco, no Brasil.
Hélder Prior é responsável pelas unidades curriculares “Comunicação Política”, na licenciatura em Ciências da Comunicação, e “Espaço Público e Comunicação Digital”, no mestrado em Comunicação Aplicada da Autónoma. Atualmente, o docente está em Campo Grande, no Brasil, como professor convidado no curso de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade de Mato Grosso do Sul. Aproveitando a sua passagem pelo Brasil, foi convidado a apresentar uma palestra sobre media e populismo nas eleições brasileiras de 2018.
Nesta palestra, o docente deu a conhecer o seu estudo que mostra a influência das redes sociais e dos canais alternativos durante o decorrer das campanhas eleitorais. Estas são temáticas que estão ligadas à investigação de Hélder Prior tendo co-organizado, entre outras, a obra ‘Desconstruindo uma queda: a mídia e o impeachment de Dilma Rousseff’.
O docente já mantém uma relação profissional com o Brasil há algum tempo, uma vez que é investigador colaborador do Núcleo de Marketing da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Núcleo de Estudos em Mídia e Política da Universidade de Brasília. Foi, ainda, no âmbito do seu pós-doutoramento investigador visitante na Faculdade de Comunicação de Brasília.