• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • 1779480Alunos de Ciências da Comunicação publicam no Artéria21 Março, 2023
    • f5d5ce16-ebc5-4a1b-b8c7-809b9eccbbb7Redação do PÚBLICO abre portas aos alunos de Ciências da Comunicação2 Março, 2023
    • 19979207-2131-41d9-afb5-46e18fb45a00Alunos de Ciências da Comunicação nomeados ao Prémio Oeiras Valley6 Fevereiro, 2023
    • Fms-UXQX0AAkpQXAutónoma assina protocolo de cooperação com a Assembleia da República23 Janeiro, 2023
  • Reportagens
    • IMG_8350UALCOM = Inclusão + Sustentabilidade2 Março, 2023
    • vista-frontal-da-mesa-de-limpeza-baristaAuxiliares de limpeza : Retrato de uma profissão invisível14 Fevereiro, 2023
    • Imagem11Chelas é o Sítio, Chelas é o berço13 Fevereiro, 2023
    • Imagem11Rádio Autónoma: “injeção” de esperança6 Fevereiro, 2023
  • Entrevistas
      • Imagem3Ana Borges: “O principal é nunca desistir. Devemos lutar sempre pelos nossos sonhos!”9 Março, 2023
      • Imagem1Joana Cruz: “Antigamente a comunicação era muito mais lenta, mais longínqua das pessoas, e o digital acabou por aproximá-las”2 Março, 2023
      • 262511419ab5aaceab918e13ada51908Herman José: “O que torna a passagem do tempo interessante é estarmos sempre a acumular conhecimento”13 Fevereiro, 2023
      • Imagem1Ricardo Brito Reis: “O caminho do basquetebol está a ser trilhado para crescer cada vez mais”9 Fevereiro, 2023
  • Opinião
      • Opinião
        • WhatsApp-Image-2021-07-05-at-16.25.04-1020×600Eu, mulher. Eu, mulher, tenho vozCarolina Mendes
        • Elliot-PageO nome dele é Elliot. Um guia sobre pessoas transgénero para os jornais portuguesesBeatriz Rosa
        • fotoAlice no País das TecnologiasAntónio Jorge
        • restore_your_faith_in_politics_1200x627A avó Emília e a política. 20 anos e 16 campanhas depois, continua-se a ouvir o padreMónica Costa
      • Crónicas
        • IMG_4298“Amo-te”Lourenço Catarino
        • thumbnail_IMG_3796“Ah…”Lourenço Catarino
        • retrato-Alfredo-Cunha1-Uma despedidaLuís Carmelo
      • Críticas
        • cabanaTUaLER: “A Cabana”. Deus é uma mulher?Magda Coelho
        • banqueiroTUaLER: “O Banqueiro Anarquista”, um conto de raciocínio!Magda Coelho
        • ruapassarosTUaLER: “A Ilha na Rua dos Pássaros”, ou como fugir aos nazisMagda Coelho
  • Dossiers
    • Sem TítuloConferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • DSC_0056-1024×683Projetos TVUALMedia
    • pro-photography-equipment_1426-1771Fotogalerias da Autónoma
    • 221d0cdb3179b4b239b33987813eedb343131686df9432c0fa786aa073a8040f-rimg-w600-h276-gmirIV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
  • Cábulas
    • team-of-students-completing-task_23-2147666610Erasmus+16 Outubro, 2018
    • literaciaO que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • codigodeontologico_20180320O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • computador_20160222Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • Imagem1Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
    • laptop-g65699b9ad_1920Viver com perturbação obsessivo-compulsiva: o caso português9 Fevereiro, 2022
    • imageGrão a grão, em prol da sustentabilidade4 Abril, 2021
    • abdominal-pain-2821941_1920Intolerância alimentar: conhecer a causa para resolver o problema9 Fevereiro, 2021
  • Rubricas
    • Imagem1César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • Rádio Autónoma
      • Podcasts
          • Malucos na Uni
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Girls Like Sports 2
          • Amargo & Doce
          • Poddemos Descomplicar
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Frente & Verso
          • Pessoas e Pessoas
          • Confiança
          • eTalks
          • RitUAL
          • Falando Claramente
          • Trepadeira
          • Conferências
          • Lusofonia
          • No Ar
          • Psicologia Para Todos
          • Laboratório
          • Poesia
          • PontoCom
          • Histórias Com Sons
      • Notícias
        • ra horizontal mais do ano 2022bAs mais rodadas em 2022
        • Substance, de Demi LovaroSubstance entra para as “apostas”
        • ra horizontalChegámos à adolescência
      • Podcasts Antigos
          • Educadores
          • Reflexões da Ana
          • Triângulo com quatro lados
          • Duas à Sexta
          • 2000 Watts
          • Sundown
          • As quatro da vida airada
          • Cão com pulgas
          • Conversas de café
          • Pensar nas expressões
          • Dance
          • Top 10
          • Êxitos de Sempre
          • ´Tàs à vontade
          • Trendy News
          • Ready. Gap. Go!
          • Thursday´s Vibez
          • Jazz and Blues
          • Rapresentação
          • Escolhe Tu
          • Incrível
          • Entre Linhas
          • Disco Por Inteiro
          • Vinil
          • Dinosaur Cataclysm
          • Crónicas & Murais
          • Cá vai disco
Últimas
  • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores   |   23 Mar 2023

  • Alunos de Ciências da Comunicação publicam no Artéria   |   21 Mar 2023

  • Ana Borges: “O principal é nunca desistir. Devemos lutar sempre pelos nossos sonhos!”   |   09 Mar 2023

  • UALCOM = Inclusão + Sustentabilidade   |   02 Mar 2023

  • Joana Cruz: “Antigamente a comunicação era muito mais lenta, mais longínqua das pessoas, e o digital acabou por aproximá-las”   |   02 Mar 2023

  • Redação do PÚBLICO abre portas aos alunos de Ciências da Comunicação   |   02 Mar 2023

 
-Início»Conteudos»Exclusão e Cidadania na Era Digital

Exclusão e Cidadania na Era Digital

Opinião

Inês Amaral 06 Mai 2014 Conteudos

As crescentes transformações tecnológicas da sociedade atual remetem os excluídos digitais para uma condição de subcidadania. A infoinclusão, como realidade dominante, traduz necessariamente uma grande franja de infoexcluídos.

Na sociedade de hoje, de crescentes transformações tecnológicas, é importante que todas as pessoas, independentemente da idade, tenham acesso ao capital digital. Não dominar as Tecnologias da

Informação e Comunicação é estar numa condição de subcidadania, é não estar equitativamente dotado com o mesmo conhecimento digital dos demais, é estar fragilizado na sua condição de cidadão.

A literacia digital assume, no contexto da cidadania, um papel crucial. Porque é uma evidência que a influência das novas tecnologias nas esferas pública e privada da sociedade, mais do que uma reformulação, originou um novo campo social e interfere diretamente na forma como percecionamos o mundo, nos relacionamos com este e com os outros. Espaço de fluxos (Castells, 1996), a rede arroga-se como a dimensão social da tecnologia permitindo a difusão de comunicação/informação à escala global. O que provoca um intenso processo de inclusão e exclusão de pessoas na rede.

As dinâmicas destes territórios estão diretamente associadas à forma como as variáveis sociais, demográficas, económicas e tecnológicas se condicionam entre si, revelando o potencial de disseminação de informação e conhecimento através das tecnologias. O contexto geográfico destas sociedades pode ser interpretado à luz dos dados de acesso à rede.

No entanto, a geografia da sociedade da informação ultrapassa a questão territorial porque as variáveis que a definem assumem uma dimensão global: a literacia digital. A exclusão digital, como consequência da globalização, remete para uma condição de subcidadania os que não têm acesso ao capital digital. E a exclusão social, como consequência do analfabetismo digital, é uma realidade para milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. Mais do que dominar as tecnologias, a literacia digital remete para uma lógica de competências de utilização em contextos distintos, recorrendo ao sentido crítico e a uma capacidade de interpretação que ultrapasse o determinismo tecnológico.

As tecnologias de e em rede são atualmente parte integrante da vida diária de milhões de pessoas e fomentam a inteligência coletiva (Lévy, 2001, 2004; Jenkins, 2006). Há uma revolução social online em curso, no que concerne à utilização e apropriação da tecnologia. As pessoas estão a alterar os seus comportamentos: trabalham, vivem e pensam em rede. E a esta realidade não há como fugir. Mas parece evidente que a capacitação dos cidadãos para a utilização das tecnologias é, mais do que um conjunto de directrizes políticas a preencher manchetes, uma necessidade.

Kofi Annan, durante a Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento Humano, referiu um provérbio africano que diz que “quando morre um velho, desaparece uma biblioteca”. No entanto, hoje estamos longe dos modelos de aprendizagem, baseados na transmissão oral das memórias. Os novos modelos de aprendizagem exigem uma formação ao longo da vida, orientada ao conhecimento em permanente mutação e transformação num mundo onde a informação flui a uma velocidade impossível de alcançar. Assim, impõem-se estratégias em rede – atentas às desritmias nas aprendizagens – que potenciem a capacitação a partir das unidades curriculares já existentes nos currículos dos estabelecimentos de ensino, independentemente dos níveis de formação, tal como a introdução de unidades curriculares que se dediquem especificamente à literacia mediática e digital.

Remeter a literacia digital para a formação em softwares informáticos é eternizar uma falácia. A literacia digital e a educação para os media são urgências em Portugal e na Europa. Tornam os cidadãos mais cidadãos. Maximizam a cidadania. E será precisamente isso que o Referencial de Educação para os Media (produzido por Manuel Pinto, Sara Pereira e Eduardo Jorge Madureira), homologado esta semana, pode alterar o cenário da Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Secundário. A evolução pode passar por aqui. Contra a condição de subcidadania a que a iliteracia mediática e digital remetem os cidadãos.

[Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico]
       
2014-05-06
Ana Cabeças
Artigo anterior :

Referencial de Educação para os Media aprovado pelo Governo

Artigo seguinte :

Deve-se ensinar o povo a ler?

Artigos relacionados

Viver Erasmus

Viver Erasmus

Débora Dantas 18 Fev 2017
Entrevista a Ana Catarina Mendes

Entrevista a Ana Catarina Mendes

24 Jun 2022
Ecossistemas em sobrevivência

Ecossistemas em sobrevivência

Filipa Lázaro e Isabel Branco 17 Jan 2018

Veja também

Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores

Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores

A enfermagem em neonatologia é marcada pela prestação de cuidados especializados. Esta prática acarreta pressões desde a elevada carga horária, que se agravou em tempos

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores

    Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores

    Catarina Lavrador 23 Mar 2023
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores

    Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores

    Catarina Lavrador 23 Mar 2023
  • Alunos de Ciências da Comunicação publicam no Artéria

    Alunos de Ciências da Comunicação publicam no Artéria

    UALMedia 21 Mar 2023
  • Ana Borges: “O principal é nunca desistir. Devemos lutar sempre pelos nossos sonhos!”

    Ana Borges: “O principal é nunca desistir. Devemos lutar sempre pelos nossos sonhos!”

    Bianca Silva 09 Mar 2023
  • UALCOM = Inclusão + Sustentabilidade

    UALCOM = Inclusão + Sustentabilidade

    João Domingues 02 Mar 2023
  • Joana Cruz: “Antigamente a comunicação era muito mais lenta, mais longínqua das pessoas, e o digital acabou por aproximá-las”

    Joana Cruz: “Antigamente a comunicação era muito mais lenta, mais longínqua das pessoas, e o digital acabou por aproximá-las”

    Matilde Sattler 02 Mar 2023
  • Rádio Autónoma podcast no ar vinil animação Entrevista atelier Universidade pontocom disco poesia aula prática natal cinema joão de sousa Jornalismo companhia nacional êxitos 2000 watts psicologia ca vai futebol ual
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas noticias

Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores
Alunos de Ciências da Comunicação publicam no Artéria
Ana Borges: “O principal é nunca desistir. Devemos lutar sempre pelos nossos sonhos!”
Joana Cruz: “Antigamente a comunicação era muito mais lenta, mais longínqua das pessoas, e o digital acabou por aproximá-las”
UALCOM = Inclusão + Sustentabilidade
Redação do PÚBLICO abre portas aos alunos de Ciências da Comunicação
Auxiliares de limpeza : Retrato de uma profissão invisível
Herman José: “O que torna a passagem do tempo interessante é estarmos sempre a acumular conhecimento”
Chelas é o Sítio, Chelas é o berço
Ricardo Brito Reis: “O caminho do basquetebol está a ser trilhado para crescer cada vez mais”
Rádio Autónoma: “injeção” de esperança
Pedro Freitas: “Pedir a um jovem que vive com tecnologia que entenda um escritor de 1950 é fazer um desserviço à própria poesia”
Alunos de Ciências da Comunicação nomeados ao Prémio Oeiras Valley
Educação Sexual: Portugal ainda é pequeno
Pedro Miguel Costa: “Todos tiveram uma experiência diferente do que é a guerra”
RARET: A Guerra Fria em pleno Ribatejo
Guardiões da Fonte da Telha
Miguel Costa Matos: “Existe falta de literacia política na nossa sociedade”
Autónoma assina protocolo de cooperação com a Assembleia da República
Paula Lopes e Carlos Pedro Dias no TPA Ciência
Fotojornalismo e narrativas transmedia em análise na Autónoma
Aula aberta com João Póvoa Marinheiro
UALMedia edita revista AUTÓNOMA
Media e fluxos migratórios em análise na Autónoma

Últimos Podcasts

  • Poesia: José Gomes Ferreira – Viver sempre também cansa
  • Poddemos Descomplicar com Liliana Borges: Desinformação – Como a combater?
  • Frente & Verso: Licínia Quitério (in A decadência das falésias)
  • Malucos na Uni: O que é este podcast
  • Malucos na Uni: Quase a chegar
© Copyright 2022, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem