Rui Costa, diretor técnico da empresa SPIRITUC-Investigação Aplicada, esteve na Autónoma, a convite dos docentes da unidade curricular Comunicação e Modelos de Negócio, da Licenciatura em Ciências da Comunicação.
Com mais de 20 anos de experiência na área dos estudos de mercado, Rui Costa frisou “que a procura de soluções para a entrega de resultados” é a sua prioridade e que, atualmente, temos de definir muito bem o que queremos encontrar antes de iniciarmos uma pesquisa quantitativa ou qualitativa, online ou presencial, em grupo ou individual. “Todos os fatores devem ser considerados olhando para o objetivo, mas também para o orçamento disponível. As restrições orçamentais das empresas não nos permitem estar continuamente a investir em estudos populacionais, nem tal faria sentido. Devendo ser naturalmente considerados outros fatores, a realidade é que os insights resultantes dos estudos são, cada vez mais, considerados como uma ferramenta fundamental no apoio à definição da estratégia e posicionamento das marcas no mercado. Sabemos que os estudos com amostras de 1000 participantes já são aceites como credíveis”, refere.
O convidado relembrou que é importante antes de iniciar um negócio “analisar quem é o potencial cliente, quais são as suas preferências, quais os fatores que pesam na decisão da escolha e diferenciam as marcas da sua concorrência” e que, por esse motivo, os estudos de mercado podem ser um instrumento de apoio à decisão.
Fundada em 2002, a Spirituc-Investigação Aplicada é uma agência de Market Research vocacionada para a realização de estudos ad-hoc, de natureza Quantitativa e Qualitativa, com a respetiva adequação de modelos conceptuais e metodologias de acordo com os objetivos e necessidades específicas de cada projeto.
A unidade curricular Comunicação e Modelos de Negócio é ministrada pelos professores Andreia Garcia e João Louro.