“Cante pela sua Saúde” é um documentário inserido no projeto de investigação com o mesmo nome, produzido pela equipa do UALMedia e com estreia marcada para 10 de março na conferência internacional “Música para a Saúde e o Bem-estar”.
O documentário produzido pelo UALMedia procurou retratar o desenvolvimento deste projeto científico e ouvir os seus intervenientes. Nesta produção esteve envolvida toda a equipa do UALMedia/Laboratórios de Ciências da Comunicação, com coordenação de Carlos Pedro Dias, Miguel van-der Kellen e Jaime Lourenço.
A 10 de março irá decorrer, em formato online, a conferência internacional “Música para a Saúde e o Bem-estar”, onde serão dados a conhecer o documentário e os resultados do projeto científico. A apresentação do documentário estará a cargo de Jaime Lourenço e a moderação da sessão “Apresentação do projeto ‘Cante pela sua Saúde: o projeto visto pelos seus protagonistas” de Carlos Pedro Dias.
Esta iniciativa juntou um total de 150 seniores, das Santas Casas da Misericórdia de Lisboa e de Almada, a frequentarem duas sessões de canto por semana com professores e uma equipa de músicos, entre 2019 e 2020. O trabalho feito nestas sessões implicou a aprendizagem de técnicas de relaxamento e aquecimento, técnica vocal, memorização de letras e músicas, ensaio de repertório e a preparação de um espetáculo final.
O projeto de investigação “Cante pela sua Saúde” resulta de uma proposta da cantora Anabela ao Orçamento Participativo de Portugal em 2017. Através deste programa, conseguiu financiamento para uma investigação científica que analisou os benefícios das sessões de canto na saúde e no bem-estar dos adultos seniores.
Estiveram envolvidas entidades como a Direção-Geral das Artes, o Teatro Nacional de São Carlos, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Santa Casa da Misericórdia de Almada, e na componente científica o Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa e o Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE. A produção deste documentário ficou a cargo do UALMEDIA.