Para marcar o início do ano letivo 2019/2020, a Direção do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) reuniu com o corpo docente e com os representantes dos alunos.
A Direção do DCC começou por apresentar os principais objectivos e estratégias para o ano lectivo que agora se inicia, introduzindo os novos docentes que compõem o departamento: Ana Gomes (Psicologia da Comunicação), Maria Lapa (Psicologia Social e das Organizações), Isabel Damásio (Comunicação Política) e Daniel Cardoso (Organizações Internacionais).
Quanto ao futuro terceiro ciclo de estudos do DCC, Bruno Reis, coordenador científico, confirmou que o Doutoramento em Ciências da Comunicação terá o título “Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”.
Nesta reunião foram também apresentados o projeto “Academia da Cidadania Digital”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, bem como as futuras obras que serão editadas pelo NIP-C@M. Prevê-se que ainda em 2019 será publicado o e-book “Comunicação Política”, coordenado por Bruno Reis. Outro título que está previsto é “Jornalismo, para que te quero?” com coordenação de Bruno Reis, Carlos Pedro Dias, Paula Lopes e Vítor Tomé. Para este e-book foram convidados a participar jornalistas e investigadores académicos e ainda serão convidados os docentes do DCC.
Foram ainda referidas as propostas de futuros cursos de pós-graduação no âmbito do DCC, como a Pós-Graduação em Fotografia Documental e Fotojornalismo e a Pós-Graduação em Comunicação em Saúde, ambas a cargo de Fátima Lopes Cardoso, e a Pós-Graduação em Produção e Distribuição Digital de Conteúdos e a Pós-Graduação em Projecto de Canal de Televisão Local/Regional (títulos ainda provisórios) a cargo de Carlos Pedro Dias.