• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 23 Maio, 2025
    • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho30 Maio, 2025
    • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”19 Maio, 2025
    • Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo15 Maio, 2025
  • Reportagens
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
    • As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural18 Março, 2025
    • A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”7 Março, 2025
  • Entrevistas
      • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”28 Maio, 2025
      • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”20 Maio, 2025
      • Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”11 Maio, 2025
      • André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”2 Maio, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • “Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”   |   03 Jun 2025

  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho   |   30 Mai 2025

  • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”   |   28 Mai 2025

  • Voluntários para animar uma causa   |   23 Mai 2025

  • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional    |   23 Mai 2025

  • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”   |   20 Mai 2025

 
-Início»Reportagens»Reportagens»Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português

Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português

Francisco Vilaça 04 Abr 2025 Reportagens, Reportagens

Ao entrar numa livraria, capas chamativas e títulos aliciantes cativam o olhar. Mas, por detrás de cada livro, existe um longo processo que poucos conhecem. Mais do que a história criada pelo autor, o mercado literário é um universo altamente competitivo, marcado por sacrifício e dedicação. O UALMedia foi descobrir como é que o livro passa da ideia… para a estante.

 

“Tenho várias vozes na minha cabeça que não me largam.” Quem o diz é Filipa Fonseca Silva, autora e fundadora do Clube das Mulheres Escritoras, em entrevista ao UALMedia. Ser escritora sempre lhe esteve no sangue. A ideia para uma personagem ou um novo plot-twist está sempre ao virar da esquina.

Esta “voz na cabeça” é uma característica fundamental de qualquer autor. Uma história ou uma personagem está em qualquer lugar e, por isso, se demora tanto tempo a escrever uma história. É necessário filtrar e averiguar se essa ideia tem pernas para andar. “É preciso saber editar e ter capacidade de olhar para o que fizemos e dizer: isto não presta.” Ter a humildade para julgar o seu próprio projeto pode ser o fator crucial para o sucesso de um escritor.

Depois de o manuscrito estar concluído, revisto e editado, chega a próxima fase: o envio dos manuscritos para as editoras. Nesta fase é necessário escolher uma editora que possua obras do mesmo estilo literário, para que esta a consiga encaixar no catálogo já existente. Outro fator importante, segundo Filipa Fonseca Silva, é “enviar um manuscrito bem visto, bem revisto e bem limpo”, pois, dos manuscritos enviados, apenas os melhores serão apresentados ao editor para realizar a escolha final do que irá para edição.

“Os editores são figuras muito ligadas às tendências que estão a acontecer no mercado. São pessoas que têm de fazer uma análise do que está a bombar lá fora e do que está a ser relevante em Portugal”, diz Inês Martins, assistente editorial, da chancela Secret Society, pertencente à Penguin Random House.

Inês é responsável pela coordenação do processo da edição de uma obra, que vai desde o manuscrito até à ida para a gráfica. Este processo “pode demorar seis meses, desde o manuscrito até à publicação”, sendo um trabalho árduo que engloba diversos elementos que contribuem para o produto final. Mas, ao ler um livro, a maioria das pessoas apenas conhece o autor, esquecendo por completo a quem este agradece no final do seu livro.

Para além da família e dos amigos, existem todas as outras pessoas que foram essenciais para o processo da criação desse livro. O editor, o designer gráfico e os assistentes de edição são apenas alguns dos profissionais que tornam possível a publicação do livro que vimos em loja. São eles que fazem do sonho de cada escritor realidade, tornando-os autores publicados. Um feito que muitos gostariam de alcançar, mas que nem sempre é possível.

“Nós, autores, ganhamos 10%, portanto, imaginem os livros que seriam precisos vender por mês para um autor português viver da escrita”

Mas ser escritor não é assim tão fácil como parece, é algo que vai muito além de ter uma boa ideia ou de saber escrever bem. Ser escritor não é um percurso de carreira rentável para a maioria dos escritores, especialmente em Portugal. Muito poucos são os que conseguem viver dos seus livros. A maioria tem de consolidar a sua vertente criativa com um emprego mais estável. A sua paixão pela escrita é convertida em um hobby, tal como Filipa Fonseca Silva, que escreveu os primeiros cinco romances enquanto trabalhava a tempo inteiro.

No entanto, muitos consumidores têm a perspetiva de editoras e autores estarem a “nadar em dinheiro”, devido ao valor elevado dos livros. Mas será verdade? “Nós, autores, ganhamos 10%, portanto, imaginem os livros que seriam precisos vender por mês para um autor português viver da escrita”, explica Filipa Fonseca Silva. Ou seja, num livro de 18€ o autor irá apenas receber 1,80€. Mas então para onde irão os outros 16,20€? 

©Enric Vives-Rubio / Filipa Fonseca Silva ajudou-nos a traçar um retrato do mercado editorial português.

“Se as pessoas querem que os preços dos livros baixem, têm de os comprar”

Para tentar compreender melhor todo este processo, o UALMedia foi até à sede da Gradiva, uma das principais editoras portuguesas, falar com Helena Rafael — diretora executiva da editora localizada no coração de Campo de Ourique, junto ao Jardim da Parada.

Segundo Helena, a paginação, edição, design gráfico e campanhas de marketing são algumas das despesas elevadas a que se destina o valor obtido. Além do valor pago pelos direitos de autor é necessário ter em conta que os canais de distribuição e as livrarias também recebem a sua parte, tal como o Estado com o valor de IVA incluído nos livros.

No entanto, apesar do preço elevado, nem sempre os livros são produtos rentáveis e, em muitos casos, existem prejuízos com certas publicações. Segundo a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), em comunicado à Lusa, o mercado literário português representou 187 milhões de euros em 2023, demonstrando um aumento de 7% nas vendas, face ao ano anterior. Ainda assim, mesmo com o setor a demonstrar crescimento, o mercado literário português continua a ser pequeno, em comparação a outros países pertencentes à União Europeia.

O número de tiragens por cada obra é bastante reduzido, levando a que o valor de cada exemplar seja mais alto, de forma a compensar os altos custos de produção. “Se as pessoas querem que os preços dos livros baixem, têm de os comprar”, conclui Filipa Fonseca Silva. 

    
2025-04-04
João Ferreira Oliveira
Artigo anterior :

José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”

Artigo seguinte :

Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”

Artigos relacionados

Mercado do Livramento: o dia a dia num dos melhores mercados de peixe do mundo

Mercado do Livramento: o dia a dia num dos melhores mercados de peixe do mundo

Filipa Caires 23 Nov 2023
‘Última Hora’, segunda edição

‘Última Hora’, segunda edição

Priscila Luz, Sónia Cardoso e Verónica Moreira 10 Mar 2022
Adufe: de Monsanto para o Mundo… até quando?

Adufe: de Monsanto para o Mundo… até quando?

Daniel Pinheiro 28 Out 2019

Veja também

“Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

“Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

Tirou o curso de Comunicação Social e especializou-se em Marketing e Publicidade. Como é que se tornou digital manager na Arena Media e também professora

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • “Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

    “Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

    Carolina Gageiro 03 Jun 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • “Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

    “Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”

    Carolina Gageiro 03 Jun 2025
  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    UALMedia 30 Mai 2025
  • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

    Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

    Sahil Ayoob 28 Mai 2025
  • Voluntários para animar uma causa

    Voluntários para animar uma causa

    23 Mai 2025
  • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 

    Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 

    UALMedia 23 Mai 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy natal academycamente joao santareno de sousa Jornalismo cinema
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

“Precisamos sempre ter pensamento crítico e isso não há máquina que nos substitua”
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português
José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”
Margarida Davim: “O jornalismo deixou-se contaminar por lógicas imediatistas e perdeu pé”
Filipa Fonseca Silva: “Tenho várias vozes na minha cabeça que não me largam”
O regresso nostálgico de Angry Odd Kids
As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural
José Morgado: “Portugal não tem cultura desportiva de modalidades”
A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”
Filipa Martins: “Tento ser honesta em cada página que escrevo”
Professores da UAL entre os vencedores do Programa Lisboa, Cultura e Media

Últimos Podcasts

  • Café & Crime: Rei Ghob – Uma história de crime e delírio
  • Passagem de Turno: Ana Cristina Gomes
  • Academycamente: Transformação Digital – Uma nova liderança?
  • Não temos paciência: Especial Dia das Crianças
  • Café & Crime: Crime na fazenda Hinterkaifeck
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem