O Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Universidade Autónoma de Lisboa reforçou o corpo docente nos três ciclos de ensino que agrega: licenciatura, mestrado e doutoramento.
Fortalecer conhecimentos e competências, fomentar novos olhares e apostar na excelência da investigação científica que a Autónoma oferece no âmbito das Ciências da Comunicação foram motivações que levaram a Direção do Departamento a investir neste reforço.
Os novos professores são:
Andreia Garcia
Professora doutorada em Ciências da Comunicação pelo Iscte com a tese “A comunicação nos cuidados de saúde primários. Estratégias para a promoção da saúde e prevenção da doença”. É especialista em comunicação no setor da saúde. Fundou a Miligrama Comunicação em Saúde e, desde 2022, é a gestora de Relações com os Media do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca. É coordenadora da pós-graduação em Competências de Comunicação em Saúde na Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias, docente na Escola Superior de Comunicação Social e, agora, no DCC da Autónoma, vai leccionar a unidade curricular Comunicação e Modelos de Negócio na Licenciatura em Ciências da Comunicação.
Catarina Delaunay
Professora doutorada em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa com a tese “Os usos sociais do tempo entre o trabalho e a família: apropriações e controvérsias entre os médicos da urgência hospitalar”. É investigadora integrada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais. Foi consultora da Fundação Mário Soares durante 20 anos. Na Autónoma, vai ser docente da unidade curricular Sociologia da Comunicação na Licenciatura em Ciências da Comunicação.
Evandro Oliveira
Professor doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho com a tese “The investigatory theory of NGO communication (ITNC)”. Dedica-se à comunicação estratégica, tendo já sido consultor internacional de organizações como a Agência Espacial Europeia, Comissão Europeia, Greenpeace ou a Amnistia Internacional. Leccionou na Universidade Complutense de Madrid, Universidade de São Paulo, Universidade da Beira Interior, entre outras. Na Autónoma, integra o DCC a lecionar as unidades curriculares Métodos de Trabalho Científico, Media e Sociedade e Assessoria de Imprensa, Protocolo e Eventos na Licenciatura em Ciências da Comunicação, e Metodologias para o Estudo do Fenómeno Comunicativo II no Doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Joana Reis
Professora doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa com a tese “O modelo de comunicação política da campanha eleitoral de Humberto Delgado em 1958: uma campanha americanizada”. É jornalista de política na TVI desde 2003 e autora de obras como A Ruptura de Francisco Sá Carneiro com Marcello Caetano (2010), Melo e Castro: O Provedor que Dizia Sim à Democracia (2013), Breve História do Partido Comunista Português (2019) e Uma Campanha Americana: Humberto Delgado e as Presidenciais de 1958 (2019). Depois de ter integrado o corpo docente do DCC da Autónoma no ano lectivo 2019/2020, a docente volta às unidades curriculares Atelier de Televisão I e Atelier de Televisão II.
João Pupo Correia
Encontra-se a frequentar o Doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa na Autónoma. Já trabalhou como cineasta, diretor de fotografia, guionista de várias produções audiovisuais. Como docente, além de leccionar na Escola Superior de Artes e Design do Politécnico de Leiria, passa a integrar o DCC enquanto docente da unidade curricular Cultura Visual da Licenciatura em Ciências da Comunicação.
Ruben Martins
Professor doutorado em Ciências da Comunicação pelo Iscte com a tese “Novas expressões do áudio: o podcast no ecossistema mediático português”. É jornalista no Público e autor do podcast P24. No DCC da Autónoma, vai passar a leccionar nas unidades curriculares Atelier de Rádio I e Atelier de Rádio II na Licenciatura em Ciências da Comunicação. Recentemente, Ruben Martins foi entrevistado pelo UALMedia.
Sónia Sá
Professora doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior com a tese “Jornalismo integrador: o noticiário televisivo na era da abundância informativa”. É investigadora integrada do Labcom e trabalha em assessoria de comunicação em ONG’s. É docente na Universidade da Beira Interior e integra o DCC lecionando as unidades curriculares Desafios Atuais da Comunicação e Projeto Final na Licenciatura em Ciências da Comunicação, Cross-Media e Enquadramentos Mediáticos do Mestrado em Comunicação Aplicada e Seminário de Projeto do Doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Sónia Sénica
Professora doutorada em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa com a tese “A política externa da Rússia de Putin e o vetor africano: o caso angolano (2000-2020)”. É investigadora integrada do Instituto Português de Relações Internacionais e comentadora na CNN Portugal de política internacional. A docente integra o DCC ministrando a unidade curricular Organizações Internacionais na Licenciatura em Ciências da Comunicação.