• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Book / Brochure – B6 –  Mockup“Comunicação, Cultura e Jornalismo Cultural”, o novo ebook do NIP-C@M18 Janeiro, 2021
    • Free_Book_Mockup_2“Manual de Reportagem – REC” com contributos da Autónoma15 Janeiro, 2021
    • maxresdefault“O ressurgir dos populismos na actualidade”: aula aberta com Hélder Prior14 Janeiro, 2021
    • UntitledPedro Pinto lança “Conversas Globais”6 Janeiro, 2021
  • Reportagens
    • Imagem1Quando o desespero leva à ilegalidade24 Fevereiro, 2021
    • 20210208_183902Projeto É UMA CASA: um caminho de esperança9 Fevereiro, 2021
    • Imagem1Mães fora de horas10 Fevereiro, 2021
    • Imagem1Celíacos: uma vida glúten free4 Dezembro, 2020
  • Entrevistas
      • hljVIhEOCabingano Manuel: “O jornalismo é cidadania, serviço público e tem a obrigação de transformar a sociedade”24 Fevereiro, 2021
      • DSC01130Hugo Alves: “De um concerto de borla pode surgir uma oportunidade que acaba por trazer muito dinheiro”24 Fevereiro, 2021
      • Imagem1Dolores Silva: “Jogar para mais de 60 mil pessoas foi, sem dúvida, uma experiência fantástica”12 Fevereiro, 2021
      • guguGustavo Ribeiro: “O mundo do skate não é na Europa. O coração do skate está definitivamente nos Estados Unidos”10 Fevereiro, 2021
  • Opinião
      • Opinião
        • Elliot-PageO nome dele é Elliot. Um guia sobre pessoas transgénero para os jornais portuguesesBeatriz Rosa
        • fotoAlice no País das TecnologiasAntónio Jorge
        • restore_your_faith_in_politics_1200x627A avó Emília e a política. 20 anos e 16 campanhas depois, continua-se a ouvir o padreMónica Costa
        • Article_6826Um circo mediático à volta da democraciaMárcia Sousa Mendes
      • Crónicas
        • retrato-Alfredo-Cunha1-As duas águas: Orwell vs. RortyLuís Carmelo
        • retrato-Alfredo-Cunha1-Um pioneiro chamado BlanchotLuís Carmelo
        • retrato-Alfredo-Cunha1-Anunciação de ‘Órbita’Luís Carmelo
      • Críticas
        • cabanaTUaLER: “A Cabana”. Deus é uma mulher?Magda Coelho
        • banqueiroTUaLER: “O Banqueiro Anarquista”, um conto de raciocínio!Magda Coelho
        • ruapassarosTUaLER: “A Ilha na Rua dos Pássaros”, ou como fugir aos nazisMagda Coelho
  • Dossiers
    • DSC_0056-1024×683Projetos TVUALMedia
    • covid-coronaCovid-19UALMedia
    • pro-photography-equipment_1426-1771Fotogalerias da Autónoma
    • 800Depois dos IncêndiosFátima Lopes Cardoso
  • Cábulas
    • team-of-students-completing-task_23-2147666610Erasmus+16 Outubro, 2018
    • ualUniversidade Autónoma de Lisboa6 Maio, 2018
    • literaciaO que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • codigodeontologico_20180320O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
  • Artigos
    • abdominal-pain-2821941_1920Intolerância alimentar: conhecer a causa para resolver o problema9 Fevereiro, 2021
    • Artigo de fundo_foto 1Pandemia de quatro patas: das adoções por impulso ao abandono por falta de condições23 Novembro, 2020
    • SIReinventar o desporto durante a Covid-197 Setembro, 2020
    • Imagem1Gravidez precoce: escrever direito por linhas tortas7 Setembro, 2020
  • Rubricas
    • Imagem1César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • Rádio Autónoma
      • Podcasts
          • As quatro da vida airada
          • Cão com pulgas
          • Conversas de café
          • eTalks
          • RitUAL
          • Pensar nas expressões
          • Dance
          • Top 10
          • Êxitos de Sempre
          • Falando Claramente
          • ´Tàs à vontade
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Conferências
          • Lusofonia
          • No Ar
          • Psicologia Para Todos
          • Laboratório
          • Poesia
          • Disco Por Inteiro
          • PontoCom
          • Histórias Com Sons
      • Notícias
        • no ar 1920 as mais tocadas em 2020Músicas do ano: As mais rodadas em 2020
        • ra facebook horizontal mais do anoMúsicas do ano: as mais rodadas em 2019
        • Isabel Jonet na RádioUma emissão de rádio para dar ritmo e alegria por uma boa causa
      • Podcasts Antigos
          • Ready. Gap. Go!
          • Thursday´s Vibez
          • Jazz and Blues
          • Rapresentação
          • Escolhe Tu
          • Incrível
          • Entre Linhas
          • Vinil
          • Dinosaur Cataclysm
          • Crónicas & Murais
          • Cá vai disco
Últimas
  • Cabingano Manuel: “O jornalismo é cidadania, serviço público e tem a obrigação de transformar a sociedade”   |   24 Fev 2021

  • Quando o desespero leva à ilegalidade   |   24 Fev 2021

  • Hugo Alves: “De um concerto de borla pode surgir uma oportunidade que acaba por trazer muito dinheiro”   |   24 Fev 2021

  • As duas águas: Orwell vs. Rorty   |   18 Fev 2021

  • Reportagem: Confinamento Covid-19   |   17 Fev 2021

  • Reportagem: Género não binário   |   15 Fev 2021

 
-Início»Conteudos»Comunicar

Comunicar

Reflexão

Catarina Brito 08 Ago 2016 Conteudos

Comunicação, Educação e Cultura são três conceitos que funcionam como um ciclo dependente, onde a ausência de um tem resultados significativos na vida de um indivíduo. Principiando pela comunicação, entendemos que esta funciona como algo essencial na vida de um ser humano, pois desde que nascemos não só tentamos comunicar de modo a que os outros nos ouçam, mas sim que também nos compreendam.

Comunicamos por olhares, por gestos, por palavras e expressões. Através da comunicação entendemos, aprendemos e sabemos. Tornamo-nos seres sapientes. Seres que a determinada altura necessitam de ir mais além e colocar os seus conhecimentos em dúvida. Desta dúbia surge a educação, cingindo-se por dois estágios. Num primeiro, a educação é vista como uma absorção perante o crescimento do indivíduo, isto é, os fatores predominantes, os acontecimentos ocorridos no troço do seu desenvolvimento consoante os meios envolvidos. Num segundo estágio observa-se uma educação mais ligada ao conhecimento, aquela que adquirimos em salas de aulas, aquelas que encontramos nos livros, que é adquirida e conhecida. Contudo, mais uma vez, ambos os estágios funcionam de forma complementar. Pode-se então dizer que a comunicação é um vínculo da educação. Para sabermos comunicar, teremos de ser educados para tal, e para obtermos educação é fulcral termos as noções mínimas da comunicação de modo a estabelecer uma partilha de informações entre indivíduos. Tudo seria perfeito num mundo ideal. Tudo funcionaria de modo a que todos fossemos possuidores da educação e que possuíssemos elementos necessários para obter uma boa comunicação. Todavia, formadas foram as culturas, dividindo conhecimentos, tradições, costumes, crenças, leis, morais, de tudo um pouco. Não olhemos para a cultura como algo malicioso, apenas como algo enriquecedor para cada país, que como todas as faces opostas contém os seus aspetos negativos. Vejamos os seguintes padrões. Numa dada cultura é proibido que as mulheres frequentem escolas. Noutro país, a pobreza é imensa, não sendo o ensino próximo de todos. Num outro, somente a tradição importa, e se nunca antes o ensino tenha sido valorizado, na mente desses cidadãos continuará sem qualquer sentido até ao fim das suas vidas. Percebe-se então através de inúmeros exemplos, como estes, de como a educação não está ao alcance de todos, sendo assim impossível a obtenção do conhecimento. Consecutivamente a falta de educação gere a alta de erudição, dificultando assim a comunicação flexível. Sociedades com a ausência de educação tornam-se sociedades presas, sociedades fechadas e sem liberdade.

Porém, em sociedades evoluídas onde a educação está ao alcance de muitos também é possível adquirir aspetos negativos, como por exemplo o uso frequente de estereótipos. Não só os usamos para construir a personalidade de uma pessoa como para descriminar determinados locais. É-nos incutido de certa forma determinados valores relativos a factos, pessoas ou até espaços. Através de conversas, de aprendizagens, do que lemos ou ouvimos ficamos com percepções equivocadas da realidade. A comunicação tem grande impacto entre nós, acreditamos de imediato naquilo que nos dizem sem colocarmos nada em dúvida. Aprendemos diversos assuntos, somos sobrecarregados com histórias das diversas culturas presentes no mundo e concluímos de imediato que tais conceitos são verdadeiros e imutáveis. Reparemos que os meios de comunicação são um meio de persuasão elevadíssimo, daí quando partilham algo com o mundo, passamos a ter aquela imagem memorizada e a percepção de determinado assunto. Um dos estereótipos comuns é o facto de a maioria recorrer às magníficas paisagens e à pobreza para caracterizarem países mais pobres, como África. No entanto, quando nos contam algo oposto, ficamos surpreendidos, agimos de modo ignorante. E porquê? Acontece porque fomos educados e/ou limitados de certa maneira perante a sociedade em que estamos inseridos.
Para fintar o assunto vejamos a comunidade Amish. Uma comunidade que em pleno século XXI renega a evolução da tecnologia, pondo de lado a utilização de eletricidade. Assim sendo esta não só põe de lado os básicos elementos de comunicação, como se priva da evolução, fazendo com que se coloque numa posição isolada das restantes comunidades. Esta atitude provem da cultura impingida neste meio, facultando uma educação retrógrada. Entendemos então que é difícil, em qualquer comunidade, conseguir conciliar estes três conceitos. Eles podem estar presentes, todavia, não são acessíveis a tudo e a todos.
Reflexão realizada no âmbito da unidade curricular de Teorias da Comunicação
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
2016-08-08
Ana Cabeças
Artigo anterior :

Comunicação, Educação e Cultura

Artigo seguinte :

Comunicação, Cultura, Educação e “História Única”

Artigos relacionados

Vox Pop: Quais os desenhos animados que marcaram a sua vida?

Vox Pop: Quais os desenhos animados que marcaram a sua vida?

Nádia Martinho | Eduarda Águas | Cleide Almeida 19 Dez 2016
A Minha vida dava uma Banda Sonora

A Minha vida dava uma Banda Sonora

João Farinha, David Almeida, Tiago Pombo e Rafael Santos 18 Fev 2017
Ajudar quem não tem voz para pedir socorro

Ajudar quem não tem voz para pedir socorro

Mafalda Santos 16 Jan 2018

Veja também

Quando o desespero leva à ilegalidade

Quando o desespero leva à ilegalidade

Às 16:10h em ponto, Maria, com o seu avental preto de cozinheira, touca na cabeça e as luvas calçadas, está junto do lava-loiça com a

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Cabingano Manuel: “O jornalismo é cidadania, serviço público e tem a obrigação de transformar a sociedade”

    Cabingano Manuel: “O jornalismo é cidadania, serviço público e tem a obrigação de transformar a sociedade”

    Teresa Casimiro 24 Fev 2021
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Cabingano Manuel: “O jornalismo é cidadania, serviço público e tem a obrigação de transformar a sociedade”

    Cabingano Manuel: “O jornalismo é cidadania, serviço público e tem a obrigação de transformar a sociedade”

    Teresa Casimiro 24 Fev 2021
  • Quando o desespero leva à ilegalidade

    Quando o desespero leva à ilegalidade

    Catarina Valério Sousa 24 Fev 2021
  • Hugo Alves: “De um concerto de borla pode surgir uma oportunidade que acaba por trazer muito dinheiro”

    Hugo Alves: “De um concerto de borla pode surgir uma oportunidade que acaba por trazer muito dinheiro”

    Milene Alves 24 Fev 2021
  • As duas águas: Orwell vs. Rorty

    As duas águas: Orwell vs. Rorty

    Luís Carmelo 18 Fev 2021
  • Reportagem: Confinamento Covid-19

    Reportagem: Confinamento Covid-19

    Fernanda Trindade 17 Fev 2021
  • Rádio Autónoma podcast vinil no ar Entrevista atelier disco aula pontocom prática poesia cinema êxitos ca vai animação sons por inteiro Universidade futebol laboratório lusofonia sempre Jornalismo Desporto
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas noticias

Quando o desespero leva à ilegalidade
Cabingano Manuel: “O jornalismo é cidadania, serviço público e tem a obrigação de transformar a sociedade”
Hugo Alves: “De um concerto de borla pode surgir uma oportunidade que acaba por trazer muito dinheiro”
As duas águas: Orwell vs. Rorty
Reportagem: Confinamento Covid-19
Reportagem: Género não binário
Reportagem: Exposição de arte Amnistato
SPOT: Campanha contra a violência
Reportagem: Ação contra as beatas em Belém
Dolores Silva: “Jogar para mais de 60 mil pessoas foi, sem dúvida, uma experiência fantástica”
Um pioneiro chamado Blanchot
Gustavo Ribeiro: “O mundo do skate não é na Europa. O coração do skate está definitivamente nos Estados Unidos”
Intolerância alimentar: conhecer a causa para resolver o problema
Projeto É UMA CASA: um caminho de esperança
SPOT: Vida saudável
Mães fora de horas
Reportagem: Medição de Glicose
Receita de panquecas saudáveis
SPOT: Tempo do Planeta
SPOT: LGBT
SPOT: Adoção de animais
Anunciação de ‘Órbita’
A outra doença
Ricardo Sá: “O que espero no futuro é continuar a ter a sorte que tenho tido até agora!”

Últimos Podcasts

  • Êxitos de Sempre #48
  • Cão Com Pulgas #12
  • Ritual #08: À conversa com Maria Sampaio
  • No Ar: 2021-02-19 18h
  • No Ar: 2021-02-19 17h
© Copyright 2021, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Grupo CEU
Escola Superior de Enfermagem