“Comunicação, Cultura e Jornalismo Cultural” é a mais recente obra editada pelo Núcleo de Investigação em Práticas e Competências Mediáticas (NIP-C@M).
O ebook, coordenado por Jaime Lourenço e Paula Lopes, encontra-se dividido em duas partes distintas, muito embora complementares. Numa primeira parte, apresenta propostas atuais de debate e reflexão sobre o conceito de “cultura” e aborda práticas mediáticas culturais na atualidade, nomeadamente a cobertura jornalística realizada nas várias áreas culturais.
No livro, agora disponível online, podem ler-se textos acerca dos principais temas culturais destacados nos principais telejornais portugueses durante os primeiros meses da crise pandémica; uma reflexão sobre a crítica de arte; os modelos narrativos emergentes no contexto da comunicação de cultura; a importância de divulgar o cinema junto das comunidades educativas; as principais características da cobertura jornalística online aos filmes estreados em 2019; a emergência do jornalismo cultural nas últimas décadas; o papel da crítica na autonomização da esfera pública cultural; um olhar à cobertura jornalística às manifestações culturais com menor espaço nos jornais Público e Folha de S. Paulo; a mediação cultural da associação AjaGato e da revista Cena’s; e uma análise ao filme O Fantasma, de João Pedro Rodrigues.
Na segunda parte, o ebook questiona práticas jornalísticas no âmbito da cultura, dando voz a alguns dos seus protagonistas. A obra inclui cinco entrevistas exclusivas a atores do campo cultural: o escritor Afonso Reis Cabral, o ator e encenador Diogo Infante, a jornalista e escritora Catarina Gomes, a jornalista e editora de Cultura na RTP Teresa Nicolau e o cineasta João Nuno Pinto.
Além dos coordenadores, integram o leque de autores a professora e investigadora Carla Baptista, o crítico de arte e professor Celso Martins, a professora e investigadora Dora Santos Silva, a coordenadora do Plano Nacional de Cinema Elsa Carneiro Mendes, a professora, investigadora e jornalista Fátima Lopes Cardoso, o professor, investigador e escritor Luís Carmelo, a professora e investigadora Maria João Centeno, a investigadora Mariana Müller, o professor e investigador Nuno Brito, a aluna do Mestrado em Comunicação Aplicada Sara Pereira Porto e as alunas da Licenciatura em Ciências da Comunicação Beatriz Pereira e Beatriz Rosa (facto que os coordenadores consideraram uma mais-valia, dada a originalidade e proatividade dos discentes do DCC).
Jaime Lourenço e Paula Lopes estão conscientes, tal como indicam na introdução da obra, que, “no mundo em que vivemos, olhá-lo e refleti-lo através da cultura e pelas mãos do jornalismo é cada vez mais urgente (…). Sabemos que a cultura atravessa tempos tenebrosos acentuados pela pandemia, mas o jornalismo pode e deve ter um papel essencial neste contexto, fazendo uso da sua responsabilidade social, cultural e da forma como os media se relacionam com as atividades culturais”.
O acesso ao e-book é livre e gratuito e pode ser feito aqui.
“Comunicação, Cultura e Jornalismo Cultural” é a quarta obra editada pelo NIP-C@M, juntando-se a “Comunicação Digital: Media, práticas e consumos”, “Comunicação Polític@” e “O Futuro Já Não É o que Era, mas Terá de Ser Melhor do que Promete”.