• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Isabel Nery publica grande reportagem no PÚBLICO27 Janeiro, 2026
    • DCC organiza conferência ADN Autónoma16 Janeiro, 2026
    • Paula Lopes eleita presidente do Conselho Científico da Autónoma4 Dezembro, 2025
    • Autónoma estreita relações com entidades militares brasileiras28 Novembro, 2025
  • Reportagens
    • Quando a redação deixa de ser um lugar: a resistência da Visão20 Janeiro, 2026
    • Cova da Piedade: um clube que nunca deixou de acreditar13 Janeiro, 2026
    • Web Summit: Portugal no ecrã, cultura em destaque12 Dezembro, 2025
    • Foram manifestamente exageradas as notícias sobre a morte do vinil27 Outubro, 2025
  • Entrevistas
      • Manuel Pureza: “O humor serviu-me para desarmar murros”29 Janeiro, 2026
      • Nuno Borges: “O que separa os melhores é a disponibilidade mental, a atitude e a experiência”23 Janeiro, 2026
      • José Luís Carneiro: “Todos os dias estamos a ser objeto de escrutínio”8 Janeiro, 2026
      • Proença de Carvalho: “Nunca me senti talhado para julgar pessoas, senti-me sempre vocacionado para as defender”5 Janeiro, 2026
  • Opinião
      • Opinião
        • O verniz que pintou o ódio de azul celesteGabriel Narciso
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
      • Crónicas
        • O verniz que pintou o ódio de azul celesteGabriel Narciso
        • O clássico como um livro: Farioli escreve o capítulo que Mourinho não conseguiuAntónio Barrocas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passaporte Académico
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • As “100 Mais” de 2025
        • Rádio no Banco Alimentar
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Carolina Steffensen: “A televisão não é a minha vida”   |   06 Fev 2026

  • O verniz que pintou o ódio de azul celeste   |   04 Fev 2026

  • Cármen Monereo assina capítulo de livro sobre Media, Arte e Tecnologia no espaço lusófono   |   03 Fev 2026

  • Manuel Pureza: “O humor serviu-me para desarmar murros”   |   29 Jan 2026

  • Isabel Nery publica grande reportagem no PÚBLICO   |   27 Jan 2026

  • Nuno Borges: “O que separa os melhores é a disponibilidade mental, a atitude e a experiência”   |   23 Jan 2026

 
-Início»Rubricas»CineUAL: Blue Valentine: Só Tu e Eu (2010)

CineUAL: Blue Valentine: Só Tu e Eu (2010)

José Moreira 14 Fev 2019 Rubricas, Rubricas, Críticas, Criticas

Realizado por Derek Cianfrance, “Blue Valentine” é um drama romântico que retrata o realismo de uma relação, desde a paixão inicial até às dificuldades que surgem numa vida a dois. Com 9 prémios, segundo dados do Imdb, este filme independente é a segunda longa-metragem do realizador.

Cindy e Dean (Michelle Williams e Ryan Gosling) são um casal que após vários anos de casamento vê a sua relação conjugal chegar a um impasse. Determinados a salvar o seu casamento, decidem “tirar” uma noite e ir para um motel com o objetivo de tentarem reacender a chama que fez com que se apaixonassem. Durante estes dois complicados dias, e alternando entre o passado e o presente, assistimos ao contraste da relação que, à medida que passa, já nem a pequena filha consegue fazer segurar.

Derek Cianfrance consegue trazer para o ecrã o realismo que envolve uma relação e isto pode ser fruto do seu trabalho anterior como documentarista. Co-escrito por Cianfrance, Cami Delavigne e Joey Curtis, “Blue Valentine” é um filme bem conseguido neste retrato realista. A narrativa alterna entre o passado e o presente, é eficaz em demonstrar o contraste amoroso na perspetiva das duas personagens, em retratar duas diferentes fases através da cor – fundamental para perceber este processo -, a que se junta a banda sonora dos Grizzly Bear, um importante elemento na criação do sentimento melancólico. O filme vai a seu passo, sem pressas, muito calmamente, e a ideia que a narrativa tenta transmitir faz sentido.

As atuações também são boas: Ryan Gosling e Michelle Williams demonstram uma boa quimíca a contracenar e percebe-se a liberdade na realização dos papéis. A cena em que demonstram os talentos das suas personagens é o maior exemplo disso, o momento é genuíno e bonito de se ver. A pequena filha, Frankie (Faith Wladyka), também consegue parecer à vontade mesmo com a sua precoce idade.

Quanto mais o filme avança, mais percebemos o porquê da relação ter chegado a este ponto, os atores conseguem fazer-nos acreditar no rumo das suas personagens. Dean continua a pessoa que era no início da relação: talentoso, mas sem muitas ambições na vida, o que lhe importa é o amor da sua família. Cindy é totalmente o oposto, é mais séria, tem ambições e luta por concretizá-las, tem dúvidas e vê o amor de uma forma diferente da de Dean, talvez a partir da relação tóxica dos seus pais e das palavras da avó aquando da relação com o seu avô. A inesperada gravidez muda completamente o rumo do seu futuro. Ela, que tinha a ambição de ser médica, torna-se enfermeira, casa com Dean com o intuito de formar família. Se a gravidez é fruto da relação amorosa com Dean é uma dúvida, pois Cindy havia tido relações com o ex-namorado, Bobby (Mike Vogel), no mesmo período em que conhece Dean.

Talvez esta relação tenha sido mais uma paixão do que amor verdadeiro e o casamento um escape ao inesperado momento (complicado) que irá abalar aos dois. A complicação reflete-se com o passar dos anos, com a responsabilidade que os dois têm de ter. E é o que acontece no filme, com Cindy a querer mais responsabilidade e ambição em Dean, e Dean a não perceber a necessidade disso (os dois tem um diálogo em que isso é percetível). É a personalidade de duas pessoas que não se completam (se é que alguma vez se completaram totalmente): Cindy a não ver mais possibilidade na relação devido às atitudes de Dean; Dean a achar que apenas o amor é que interessa e o resto é superficial.

O encaixe da última cena é inteligente e muito eficaz naquilo que foi a ideia do filme, é linda e muito bem montada. É tocante e a sensação que fica no espectador transporta-o até ao final dos créditos.

“Blue Valentine” é um filme genuíno. É sobre a paixão que aproxima duas pessoas e os desafios de se viver uma vida a dois. O título por si é já um prenúncio daquilo que nos espera. É um retrato honesto, carregado de um realismo que falta na exploração deste género, pouco aconselhável para quem gosta (e espera) a típica história de amor de Hollywood. Em suma, é um grande filme e a prova de que com pouco se pode fazer muito, uma das coisas que o cinema independente consegue proporcionar-nos muito bem.

Veja o trailer do filme ‘Blue Valentine: Só Tu e Eu (2010)’

 

1   
2019-02-14
Ana Cabeças
Artigo anterior :

Histórias com H: a final de Istambul, em 2005

Artigo seguinte :

Maria do Carmo Piçarra fala sobre “Censura e propaganda no cinema colonial do Estado Novo português”

Artigos relacionados

Histórias com H: Santi Cazorla

Histórias com H: Santi Cazorla

Pedro Andrade 14 Mar 2019
Boarding Gate: António Oliveira

Boarding Gate: António Oliveira

Diogo Carapinha 13 Fev 2019
Boarding Gate: José Pedro Jardim

Boarding Gate: José Pedro Jardim

Carolina Camacho 05 Dez 2018

Veja também

Carolina Steffensen: “A televisão não é a minha vida”

Carolina Steffensen: “A televisão não é a minha vida”

A Licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa marcou o início deste percurso. Quando é que percebeu que queria seguir comunicação?  O

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Carolina Steffensen: “A televisão não é a minha vida”

    Carolina Steffensen: “A televisão não é a minha vida”

    Marta Colaço 06 Fev 2026
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Carolina Steffensen: “A televisão não é a minha vida”

    Carolina Steffensen: “A televisão não é a minha vida”

    Marta Colaço 06 Fev 2026
  • O verniz que pintou o ódio de azul celeste

    O verniz que pintou o ódio de azul celeste

    Gabriel Narciso 04 Fev 2026
  • Cármen Monereo assina capítulo de livro sobre Media, Arte e Tecnologia no espaço lusófono

    Cármen Monereo assina capítulo de livro sobre Media, Arte e Tecnologia no espaço lusófono

    UALMedia 03 Fev 2026
  • Manuel Pureza: “O humor serviu-me para desarmar murros”

    Manuel Pureza: “O humor serviu-me para desarmar murros”

    Maria Leonor Cunha 29 Jan 2026
  • Isabel Nery publica grande reportagem no PÚBLICO

    Isabel Nery publica grande reportagem no PÚBLICO

    UALMedia 27 Jan 2026
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista aula mariana rebocho poesia pontocom joao santareno de sousa prática disco futebol academy academycamente cristina patrício Leonor Noronha Lídia Belourico António Bernardino
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Carolina Steffensen: “A televisão não é a minha vida”
O verniz que pintou o ódio de azul celeste
Manuel Pureza: “O humor serviu-me para desarmar murros”
Cármen Monereo assina capítulo de livro sobre Media, Arte e Tecnologia no espaço lusófono
Isabel Nery publica grande reportagem no PÚBLICO
Nuno Borges: “O que separa os melhores é a disponibilidade mental, a atitude e a experiência”
Quando a redação deixa de ser um lugar: a resistência da Visão
DCC organiza conferência ADN Autónoma
O clássico como um livro: Farioli escreve o capítulo que Mourinho não conseguiu
José Luís Carneiro: “Todos os dias estamos a ser objeto de escrutínio”
Proença de Carvalho: “Nunca me senti talhado para julgar pessoas, senti-me sempre vocacionado para as defender”
Cova da Piedade: um clube que nunca deixou de acreditar
Isabel Jonet: “Gostava muito que o Banco Alimentar pudesse fechar, significava que não era necessário”
Sofia Aparício: “Prejudicou-me bastante a vida, perdi trabalho, mas nunca me arrependi”
Web Summit: Portugal no ecrã, cultura em destaque
Paula Lopes eleita presidente do Conselho Científico da Autónoma
Autónoma estreita relações com entidades militares brasileiras
Nuno Gomes: “Dentro de campo são 11 contra 11  e, muitas vezes, os melhores não ganham”
UAL em destaque na Conferência Internacional sobre Reclusão
Renata Belo: “Comecei a fazer dobragens quando tinha três anos”
Luís Bernardino publica artigo sobre Brasil e a CPLP
Cármen Monereo participa no Djar Fogo International Film Festival
Foram manifestamente exageradas as notícias sobre a morte do vinil
Manuel Damásio: “O Benfica toda a vida foi um clube do povo. Eu também sou do povo”

Últimos Podcasts

  • Academycamente: O boom da Ciências dos Dados
  • Academycamente: Criação de marcas com inteligência artificial
  • Passaporte Académico: Aprender línguas no estrangeiro
  • Passaporte Académico
  • Não temos paciência: Nostalgia
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem