• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 23 Maio, 2025
    • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho30 Maio, 2025
    • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”19 Maio, 2025
    • Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo15 Maio, 2025
  • Reportagens
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
    • As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural18 Março, 2025
    • A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”7 Março, 2025
  • Entrevistas
      • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”20 Maio, 2025
      • Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”11 Maio, 2025
      • André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”2 Maio, 2025
      • Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”28 Abril, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho   |   30 Mai 2025

  • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”   |   28 Mai 2025

  • Voluntários para animar uma causa   |   23 Mai 2025

  • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional    |   23 Mai 2025

  • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”   |   20 Mai 2025

  • Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”   |   19 Mai 2025

 
-Início»Opinião»Críticas»CineUAL: A Vida não é um Sonho (2000)

CineUAL: A Vida não é um Sonho (2000)

José Moreira 29 Nov 2019 Críticas, Criticas, Rubricas, Rubricas

Realizado por Darren Aronofsky, o filme “A Vida não é um Sonho” (‘Requiem for a Dream’) é um mergulho no mundo dos vícios e explora como isso afeta a condição humana. Nomeado para um Óscar (Melhor Atriz num papel principal para Ellen Burstyn), este é um dos filmes mais marcantes da década de 2000.

Na trama acompanhamos a vida de Sara Goldfarb (Ellen Burstyn), uma mulher viúva e solitária que passa a maior parte do tempo a ver televisão, o seu maior vício. Certo dia, recebe uma chamada de um concurso televisivo a dizer que foi escolhida para participar no seu programa favorito. Quer estar bem apresentada com o seu “vestido vermelho” para a ocasião e começa uma dieta em que toma comprimidos prejudiciais para chegar ao seu objetivo. O seu filho, Harry (Jared Leto) e os amigos Tyrone (Marlon Wayans) e Marion (Jennifer Connelly) são viciados em drogas e, certo dia, arranjam um plano para subir na vida através de uma viagem ao mundo das drogas. Envoltos em esperanças e sonhos, as quatro personagens passarão por um destino turbulento que mudará as suas vidas.

Há poucas coisas que considero aterrorizantes… e uma delas é a tragédia humana. O filme mostra isso de uma forma perturbante e chocante, mas também com um sentido de esperança e ambição, pois estas personagens estão em busca da realização dos seus sonhos. Há esperança, ainda que esteja assente em algo tão destrutivo como os vícios… e o ponto inicial da tragédia começa aí.

Se há algo para admirar em Aronofsky é a forma como ele lida com esta temática particular. Em “O Wrestler” e “Cisne Negro”, os seus filmes posteriores, também vemos um tratamento similar. É o manuseamento de uma atmosfera envolta na ambição e na tragédia num equilíbrio muito interessante. É um pouco semelhante à habilidade de Spielberg, no sentido de saber criar um elo de ligação entre as personagens e o espetador, embora as abordagens dos dois realizadores sejam bastante diferentes para chegar a esse fim.

A narrativa deste filme, assente em três estações do ano, simboliza o arco das personagens. O Verão como fase ascendente, o Outono como o declínio e o Inverno como a consumação da tragédia. Não há Primavera… uma redenção para as personagens. É pessimista, mas há aqui uma posição forte naquilo que os vícios fazem às vidas: a derrota humana.

A construção fria e desconfortável na trama ganha poder com a marcante banda sonora de Clint Mansell e os Kronos Quartet. A montagem criativa é também muito interessante ao passar informações com uma dinâmica de forma economizadora (o consumo das substâncias, as transações). A forma como os atores são filmados comunica bem aquilo que a história pede e Ellen Burstyn talvez seja a melhor representação disso. É a comunhão mais visível, numa interpretação que sabe encontrar o sentimento de ilusão e de desespero. Um pouco como Natalie Portman com a sua Nina (em “Cisne Negro”) e Mickey Rourke (em “O Wrestler”) com o seu Randy.

A forma como Aronofsky encerra a narrativa é ,uma vez mais, profundamente marcante. Não é o “salto do artista”, mas um outro símbolo forte: a posição fetal que nos remete à nossa fragilidade.

“A Vida não é um Sonho” é mais uma expressão artística de Aronofsky em relação à condição humana. Os recursos metafóricos e o seu estilo perturbador são traços que definem esta visão. Trágico, depressivo mas, ainda assim, belo e fascinante.

Veja o trailer do filme ‘A Vida não é um Sonho’

    
A Vida não é um Sonho cinema CineUAL filme Requiem for a Dream 2019-11-29
Jaime Lourenço
Tags A Vida não é um Sonho cinema CineUAL filme Requiem for a Dream
Artigo anterior :

Palanfrório Eficaz: White Monday

Artigo seguinte :

Uma emissão de rádio para dar ritmo e alegria por uma boa causa

Artigos relacionados

Histórias com H: Santi Cazorla

Histórias com H: Santi Cazorla

Pedro Andrade 14 Mar 2019
Histórias com H: Antoine Griezmann

Histórias com H: Antoine Griezmann

Pedro Andrade 04 Abr 2019
Raio-X ao Futebol: Benfica regressa às vitórias no primeiro jogo sem Lage

Raio-X ao Futebol: Benfica regressa às vitórias no primeiro jogo sem Lage

Jaime Silva 07 Jul 2020

Veja também

Maria do Carmo Piçarra lança novo livro

Maria do Carmo Piçarra lança novo livro

Esta obra explora as lutas de libertação e independências nos países africanos de língua oficial portuguesa, através do olhar da realizadora Sarah Maldoror. O livro

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    UALMedia 30 Mai 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho

    UALMedia 30 Mai 2025
  • Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

    Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”

    Sahil Ayoob 28 Mai 2025
  • Voluntários para animar uma causa

    Voluntários para animar uma causa

    23 Mai 2025
  • Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 

    Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 

    UALMedia 23 Mai 2025
  • Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”

    Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”

    Mariana Filipa Ferreira 20 Mai 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy natal academycamente Jornalismo joao santareno de sousa cinema
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português
José Alberto Carvalho: “O jornalismo é a única força que pode travar o desvario coletivo”
Margarida Davim: “O jornalismo deixou-se contaminar por lógicas imediatistas e perdeu pé”
Filipa Fonseca Silva: “Tenho várias vozes na minha cabeça que não me largam”
O regresso nostálgico de Angry Odd Kids
As Passarinhas: mais do que uma adega, uma marca cultural
José Morgado: “Portugal não tem cultura desportiva de modalidades”
A arte como meio de crescimento pessoal: “O teatro obriga-nos a ser mais empáticos”
Filipa Martins: “Tento ser honesta em cada página que escrevo”
Professores da UAL entre os vencedores do Programa Lisboa, Cultura e Media
João Mira Gomes: “A Europa não será um ator global se se fechar sobre si própria”

Últimos Podcasts

  • Café & Crime: Crime na fazenda Hinterkaifeck
  • Academycamente: Como se ensina a arte de levar os museus a um público?
  • Não temos paciência: As atitudes que nos tiram a paciência (parte 2)
  • Café & Crime: Katherine Knight, a assassina que chocou a Austrália
  • Academycamente: O que é a nova lei dos solos?
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem