O Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da UAL e a Autónoma Academy estão a criar a primeira pós-graduação da academia portuguesa em Jornalismo Político e Parlamentar. O curso é o primeiro passo de um protocolo de cooperação alargado entre a Assembleia da República e a Universidade Autónoma.
A pós-gradução em Jornalismo Político e Parlamentar é um projeto pioneiro destinado a formar profissionais em áreas decisivas para a saúde da democracia nacional como são o jornalismo político e parlamentar, a assessoria parlamentar e o funcionalismo público parlamentar.
Num tempo de ameaças reais de polarização política, de populismos e extremismos, é um imperativo de cidadania contribuir para a aproximação da comunidade académica à política nacional e à Assembleia da República (AR).
A proposta dirige-se ao mercado de trabalho e é uma formação que combina competências, práticas e saberes concretos e úteis, com sentido de serviço público.
Um dos objetivos passa pela oferta de uma componente letiva em ambiente parlamentar, com a possibilidade de visitas a alguns dos serviços da AR e com a presença dos formandos em debates e comissões, sendo outra componente uma clara aposta na participação de deputados e funcionários em aulas abertas e workshops.
Para Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, “os jornalistas são essenciais a uma democracia, e o jornalismo político e parlamentar constitui uma especialidade, quer do ponto de vista da formação, quer do ponto de vista da prática profissional, que tem afinidades eletivas muito estreitas com o trabalho das senhoras e senhores deputados de todas as forças políticas”.
O curso, com a marca Autónoma Academy, é o primeiro passo de um protocolo de cooperação alargado entre a Assembleia da República e a Universidade Autónoma, que tem como objetivo enriquecer a oferta disponível no país em termos de pós-graduações em jornalismo político e parlamentar.
Enaltecendo esta oferta de pós-graduação, o presidente da Assembleia da República refere: “Julgo que contribuiremos para o enriquecimento da formação e, portanto, da prática profissional dos jornalistas políticos e parlamentares, e quanto mais bem apetrechados estiverem os jornalistas parlamentares que acompanham os nossos trabalhos, mais isso favorece os nossos próprios trabalhos.”
Recorde-se que, em junho de 2022, decorreu na UAL a conferência “Jovens, Jornalismo e Política” que contou com a presença do presidente da Assembleia da República, da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares e de jornalistas de vários órgãos de comunicação nacionais, dedicados a cobrir a actividade política e parlamentar.