O Departamento de Psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa participou esta semana na iniciativa solidária de integração e acolhimento aos novos alunos do ano letivo 2022/23. A ação “Autónoma Solidária” realiza-se anualmente e tem como objetivo ajudar os moradores do bairro da Mouraria, em Lisboa, que enfrentam diariamente problemas como o isolamento, a dificuldade de mobilidade e a doença.
A ação “Autónoma Solidária” foi organizada pela coordenação do Mestrado de Psicologia Clínica e de Aconselhamento da Universidade Autónoma de Lisboa e contou com a participação de alunos da licenciatura e do mestrado do Departamento de Psicologia. Esta ação pretende dar resposta ao pedido das instituições parceiras da Autónoma de promover o voluntariado académico, a solidariedade e a entreajuda, assim como o espírito académico entre alunos com diferentes experiências e graus de ensino.
Esta ação é realizada em parceria com a Associação Mais Proximidade Melhor Vida (MPMV) que acompanha os alunos a casa dos moradores do bairro da Mouraria. Durante a ação, os alunos ofereceram rosas, cabazes com alimentos e produtos de higiene, prestaram cuidados de saúde e fizeram uma serenata aos moradores que hoje enfrentam a solidão e, em alguns casos, o abandono.
Na opinião da professora Mónica Pires, coordenadora científica do Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento da Universidade Autónoma, “os idosos apoiados pela associação MPMV ficaram muito gratos pelas serenatas à janela e pela pequena lembrança que receberam da ‘Autónoma Solidária’. Foi uma experiência significativa para os alunos, pela perceção do impacto que uma iniciativa como esta pode exercer na vida dos adultos mais velhos”.
A Universidade Autónoma de Lisboa pretende com esta iniciativa que o mundo académico e a sociedade em geral possam ter mais atenção e conhecimento dos problemas que os idosos enfrentam hoje em dia.