Os estudantes de 3º ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Autónoma assistiram, no dia 7 de novembro, à sessão dinamizada pelas professoras Ivone Ferreira e Alda Telles, da Universidade Nova de Lisboa. O encontro abordou temas como a literacia em saúde (e, em particular, em nutrição) e a credibilidade das fontes de informação.
O mote foi a apresentação do NutriwellB, projeto europeu que pretende combater a desinformação no que diz respeito à nutrição e ao bem-estar.
O propósito do evento passou pela apresentação breve do projeto de investigação: um curso que se foca na literacia em saúde e em nutrição, com uma forte componente na credibilidade das fontes. As perguntas de partida passaram por: Os alunos reconhecem as fontes credíveis? Sabem procurar informação na web? Acreditam mais na palavra dos influenciadores do que na palavra de profissionais qualificados?
Segundo Ivone Ferreira, a “DGS não regula as ementas das universidades, mas regula escolas nos diferentes níveis, hospitais, paredes idosos e estabelecimentos prisionais”, não dedica especial atenção à “alimentação saudável nas universidades”, por isso, durante dois anos, foi realizada uma vasta investigação que incluiu entrevistas, envolvimento nas redes sociais e leituras recomendadas.
Após o período de investigação, as professoras desenvolveram um curso online sobre nutrição, bem-estar e verificação dos factos.
Os estudantes, quando se inscrevem nessa formação, têm acesso a um questionário que, após preenchimento, dá acesso ao primeiro módulo, que termina com uma breve ficha de avaliação e trabalho prático.
Cofinanciado pela União Europeia, é um projeto Erasmus +, financiado pela Agência Nacional em Espanha (SEPIE) e liderado pela Universidade Complutense de Madrid.
Em Portugal, foi desenvolvido pela Universidade Nova de Lisboa, em parceria com o Knowledge Center, Fundação Comunitária de Agrigento e Trapani, Universidade Complutense, Universidade de Alcalá e o Accreditation Council for Entrepreneurial and Engaged Universities. O projeto Nutriwellb, com duração de dois anos, arrancou com o curso piloto dirigido a estudantes universitários em outubro.
Informações úteis:
Qual é o conteúdo do curso? O curso inclui três módulos sobre 1) Pensamento crítico digital e fact-checking; 2) Nutrição; 3) Bem-estar. Os materiais incluem: conteúdos em documentos PDF acessíveis, vídeos sobre conceitos chave, ligações a fontes de informação adicionais, exercícios e testes.
Quais são as razões para concluir o curso? O curso dar-lhe-á competências para reconhecer notícias falsas, fazer escolhas alimentares mais conscientes e descobrir as melhores estratégias para o seu bem-estar.
Quem pode inscrever-se neste curso online? O curso está aberto a todos, nomeadamente jovens (18-30 anos) que vivem/estudam na Alemanha, Itália, Macedónia do Norte, Portugal e Espanha.
Quando é que o curso está disponível? O curso está disponível desde quarta-feira, 25 de setembro, até sexta-feira, 22 de novembro de 2024, pelo que pode inscrever-se em qualquer momento durante esses dois meses.
Quanto tempo é necessário para concluir o curso? O curso terá uma duração mínima de 25 horas, a concluir idealmente durante um período de quatro semanas a partir da data de inscrição, pelo que pode dedicar as primeiras três semanas a completar os três módulos e a última semana aos testes finais e à leitura das informações complementares.
Em que língua posso efetuar o curso? O curso está disponível em 6 línguas: Inglês, Espanhol, Português, Italiano, Macedónio e Alemão.
Que instituição é responsável por este curso? O curso foi desenvolvido e é implementado pelas instituições envolvidas no NUTRIWELLB, um projeto Erasmus + financiado pela Agência Nacional em Espanha (SEPIE). O projeto é liderado pela Universidade Complutense de Madrid, com parceiros da Universidade de Alcalá de Madrid, Universidade NOVA de Lisboa, FCAT (Itália), ACEEU (Alemanha) e CKM (Macedónia do Norte).