No dia 13 de novembro, André Gerson, CEO do GCIMEDIA Group, participou numa aula de Assessoria de Imprensa da Licenciatura em Ciências da Comunicação na Autónoma, onde partilhou a sua vasta experiência no setor e as transformações da área nos últimos anos. GCI, agência de estratégia de marca; Media Consulting, consultoria de comunicação; WMK, eventos e ativação de marca; Sonomage, conteúdos audiovisuais; SSI – Sustainable Society Initiative, sustentabilidade e marketing ambiental; e MERAKI, agência de comunicação em Angola, são as marcas que compõem o ecossistema GCIMEDIA Group e que combinam a experiência de mais de 50 profissionais, a energia e capacidade de inovar em comunicação. Decathlon, Henkel, OREO, MILKA, HONOR, MG Motor e PUMA são apenas algumas das marcas clientes do GCIMEDIA Group.
Durante a aula, Gerson abordou temas atuais como greenwashing e socialwashing, e destacou a importância de campanhas de comunicação que demonstram iniciativas autênticas e sublinham o propósito das marcas, tanto em questões ambientais como em sociais.
A assessoria de imprensa, segundo Gerson, está em constante evolução. O profissional na área da comunicação ressaltou que o setor se adapta cada vez mais aos novos media, criadores de conteúdos digitais e aos próprios meios digitais, criando assim oportunidades de formatos diversificados. “Para trabalharmos em comunicação, temos de compreender o lado de lá. Temos de compreender os media e perceber o contexto em que estes profissionais se inserem e quais as suas necessidades”, afirmou.
Outro ponto relevante foi a crise e a pressão económica que afetam os media tradicionais devido à quebra de investimento publicitário. André Gerson salientou que “infelizmente a publicidade no digital não é o garante de uma sustentabilidade financeira, uma vez que a maioria do investimento vai para as grandes plataformas internacionais e não para as nossas empresas de media. Portanto, os media procuram inovar e encontrar novas formas de gerar receita, assegurando a sua sobrevivência e continuidade no desempenho da sua função crucial para o progresso da sociedade”.
Gerson também destacou o papel cada vez mais proativo do assessor de imprensa. Com redações muitas vezes mais reduzidas, uma maior pressão da rapidez da informação, os jornalistas têm mais dificuldade em estar em tantos momentos presenciais como os eventos. Portanto, o assessor de imprensa tem de estar disponível para fornecer informações rápidas, factuais e imparciais, bem como compreender as necessidades dos media para apoiar o seu trabalho.
André Gerson destacou ainda que os assessores de imprensa devem adaptar-se ao uso crescente de criadores de conteúdos digitais na comunicação de marcas e organizações, bem como reforçar as suas competências ao nível de gestão de comunicação de crise explicando que a prevenção e uma resposta ágil são as chaves para mitigar as mais diversas situações.
Concluindo a sua intervenção, reforçou que o jornalismo é um pilar essencial do progresso da sociedade, existindo diversos desafios como por exemplo o combate às fake news. A integração dos novos media com as práticas de comunicação mais tradicionais representa também uma mudança de paradigma.
A presença de André Gerson ajudou os alunos a terem uma clara visão sobre a evolução da área e a importância dos mesmos de se adaptarem às novas realidades do mercado.