• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma15 Julho, 2025
    • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2025
    • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA7 Julho, 2025
    • Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital7 Julho, 2025
  • Reportagens
    • Cidade FM: descontraída, mas profissional9 Julho, 2025
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
  • Entrevistas
      • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”23 Julho, 2025
      • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”18 Julho, 2025
      • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”14 Julho, 2025
      • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”4 Julho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”   |   23 Jul 2025

  • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”   |   18 Jul 2025

  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma   |   15 Jul 2025

  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!   |   15 Jul 2025

  • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”   |   14 Jul 2025

  • Cidade FM: descontraída, mas profissional   |   09 Jul 2025

 
-Início»Reportagens»Reportagens»A arte de bem receber: “Faço tudo para que as pessoas se sintam bem”

A arte de bem receber: “Faço tudo para que as pessoas se sintam bem”

Conteúdo comercial

Mariana Rebocho 03 Set 2024 Reportagens, Reportagens

Para a maioria dos portugueses, a chegada dos meses mais quentes é sinónimo de descanso e das tão aguardadas férias. Para aqueles que trabalham na restauração e hotelaria é tempo de trabalho intenso. É o caso de Nuno Correia, proprietário da Quinta da Dourada, turismo rural localizado em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, no concelho de Portalegre.

Sete da manhã. Ouve-se o abanar das árvores na serra de São Mamede, acompanhado pela melodia dos pássaros e dos chocalhos das ovelhas, que fazem a sua caminhada matinal. Todos os dias começam assim para Nuno Correia. Depois de acordar, espera pelo padeiro que vem trazer o pão fresco para os pequenos-almoços dos hóspedes. “Ele vem todos os dias às sete e meia”, comenta o proprietário. Às oito, chegam os funcionários e é feita a distribuição de tarefas. “Falta colocar os sacos com o pão na casa dos hóspedes e verificar a limpeza da piscina”, orienta Nuno.

A Quinta da Dourada está na família há várias gerações. Nuno é a nona. “Cresci aqui, aprendi aqui a andar de bicicleta, todos os natais foram aqui, até as primeiras namoradas”, ri-se, enquanto desfruta do fresco da sua casa. O dono do vasto terreno na serra alentejana confessa que a primeira vez que teve contacto com a cidade foi quando ingressou na universidade, em Lisboa. “Percebi que era uma cidade muito agitada. Nunca me dei bem lá, mas concluí também que era aí que alguém poderia enriquecer.” Depois de tirar o curso de Gestão de Marketing na IPAM — Marketing Business School e de trabalhar alguns anos na área, em 2007 os pais decidiram dar-lhe o terreno —  ano em que a Quinta da Dourada nasceu.

A Quinta da Dourada está localizada em Ribeira de Nisa, a 3,5 km do centro da cidade de Portalegre

“O objetivo é que os hóspedes sintam que estão em casa”

Fruto da sua paixão por viagens, Nuno decidiu que queria transformar aquele terreno em algo diferenciado e confortável, mas ao mesmo tempo com um ambiente familiar. “O objetivo é que os hóspedes sintam que estão em casa. Como se fossemos uma grande família”, avança. Um desejo e um cuidado com os detalhes que está presente em todos os metros quadrados da quinta. A começar pelas casas. “Decidi que cada alojamento iria contar uma história. Existe uma casa só com jornais de quando Portugal deixou de ser uma monarquia e passou para república. Outra é uma homenagem a Portalegre, mas a que guardo com grande carinho é a que tem a coleção de jornais dedicados à tauromaquia. Cada casa é uma parte de mim.”

Aproxima-se a hora de almoço. Enquanto os hóspedes se deliciam com o calor e uma refeição fresca, o proprietário dirige-se ao seu veículo para fazer as compras do dia. “Todos os dias demoro cerca de quatro ou cinco horas nas compras.” Muitas vezes recorre à vizinha Espanha para comprar o material de que precisa. “Quando temos alguma queixa, por exemplo, uma cadeira estragou-se ou vejo que as almofadas estão mais gastas, anoto. E vou logo comprar nesse dia. Não gosto de ver os meus hóspedes insatisfeitos.” Neste dia, Nuno precisou de cinco horas. Primeiro, foi a Badajoz ver novos guarda-sóis e material para a zona da piscina, depois foi fazer as compras habituais para os pequenos-almoços e jantares.

“Precisamos de estar à frente da mentalidade do negócio”

O regresso à quinta dá-se por volta das 17h30. Enquanto prepara o seu almoço tardio fala das dificuldades de ter um negócio no mundo da hotelaria em Portugal. “A única vez que isto esteve mesmo mal foi durante o período da troika”, admite. Já em tempo de pandemia foi o contrário. “Todos queriam conhecer a minha quinta, pois somos um sítio isolado e pequeno. E como todas as refeições são entregues na casa do cliente, não existia muito contacto.”

O proprietário conta ainda o seu segredo para o sucesso. “Precisamos de estar à frente da mentalidade do negócio. E isso é observar os negócios nos outros países. É preciso inovar”, refere, avançado que a quinta foi das primeiras a ser um alojamento pet friendly e eco friendly. “Ainda nem se falava disso em Portugal e já eu estava a fazer esse investimento.” Os seus cães fazem, inclusive, parte da casa e são muito acarinhados pelos hóspedes. “Gostámos muito do cachorro anfitrião Ruca”, pode ler-se num dos muitos comentários à quinta — no site de reservas Booking.

A partir das 18h30 é hora de preparar alguns jantares, ”comida variada e de conforto”. O menu do dia conta com azeitonas e queijo fresco com tomate para entrada, seguida de uma cremosa sopa de vegetais. Para prato principal, uma empada de frango com cogumelos, arroz e salada, a acompanhar. E para a sobremesa um gelado artesanal de boleima, um típico sabor regional, com bolo.

Depois de distribuídas todas as refeições, chega a hora de fazer uma vistoria pelo espaço e anotar o que falta comprar para o dia seguinte. E, talvez, reparar algumas coisas para que amanhã seja um dia perfeito para os clientes. Nuno acaba o dia a responder a emails e diz que nem sabe a que horas se deita. “Faço tudo para que as pessoas se sintam bem. É o meu trabalho e o que gosto de fazer”, conclui.

 

    
2024-09-03
João Ferreira Oliveira
Artigo anterior :

4 lados Bs, um café e um bagaço

Artigo seguinte :

Ruy de Carvalho: “A morte é certa… não vale a pena pensar nela. Vale a pena pensar na vida”

Artigos relacionados

Mães fora de horas

Mães fora de horas

Verónica Moreira 10 Fev 2021
Casal Ventoso: reminiscência do passado

Casal Ventoso: reminiscência do passado

Bárbara Moreno 31 Jul 2019
Uma ida à bola à tuga

Uma ida à bola à tuga

Rita S. Cotrim 30 Jul 2018

Veja também

Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

Começou na rádio em 2004, na Cidade FM, e desde então tem construído uma carreira sólida neste meio. Cidade FM, Rádio Comercial, M80… são muitas

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Matilde da Silva 23 Jul 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”

    Matilde da Silva 23 Jul 2025
  • Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”

    Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”

    Inês Mendes 18 Jul 2025
  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    UALMedia 15 Jul 2025
  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

    Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

    15 Jul 2025
  • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”

    Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”

    Marina Schmidt 14 Jul 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol academy cristina patrício joao santareno de sousa academycamente natal Leonor Noronha Lídia Belourico
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Ana Moreira: “Na rádio, trabalhamos muito as palavras para lhes dar vida”
Tozé Brito: “Quando estiver a olhar mais para trás do que para a frente, páro e reformo-me”
Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”
Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma
Cidade FM: descontraída, mas profissional
Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
“O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M
Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA
Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo

Últimos Podcasts

  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 91
  • Dois à Deriva: Apagão, Feira Festa e IAVE Summerfest
  • PontoCom: Hot Air Balloon – “A música que nasce da cumplicidade e da vontade de experimentar”
  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 90
  • Academycamente: Que impacto tem a formação superior na gestão desportiva?
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem