• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Docentes do Departamento de Ciências da Comunicação participam em obra de homenagem a José Rebelo9 Outubro, 2026
    • Livro coordenado por Jaime Lourenço apresentado na Assembleia da República23 Julho, 2026
    • Bruno Carriço Reis cocoordena livro de Sociologia da Comunicação29 Julho, 2026
    • NIP-C@M publica “Comunicação e Política: desafios contemporâneos”29 Julho, 2026
  • Reportagens
    • São José da Lamarosa: quando o sossego (nem sempre) é casa17 Setembro, 2026
    • Taça de Portugal: O Jamor é de todos3 Setembro, 2026
    • Aldeia-Museu José Franco: memórias moldadas em barro21 Julho, 2026
    • Lisboa é do Santo António13 Julho, 2026
  • Entrevistas
      • Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”2 Outubro, 2026
      • Nuno Matos: “Sou um profissional completamente realizado”23 Setembro, 2026
      • Miguel Garcia: “O futebol foi um ciclo vitorioso que terminou. Agora corro atrás de outros sonhos”15 Setembro, 2026
      • Angélique da Teresa: “Algumas das mensagens mais agressivas que já recebi foram de mulheres”8 Setembro, 2026
  • Opinião
      • Opinião
        • O verniz que pintou o ódio de azul celesteGabriel Narciso
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
      • Crónicas
        • Reflexão sobre Ljubomir e outros chefsManuel de Beja
        • “Coita de Amor” enquanto pilar televisivoManuel de Beja
        • A segunda vida da torradaGabriel Narciso
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • PontoCom
          • Poesia
          • Passaporte Académico
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Muda aos cinco, acaba aos dez
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Conversa em dia
          • Conferências
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • UALMedia Rádio reforça apoio no ano letivo 2025/26 da Autónoma
        • Voltamos a dar voz à solidariedade na campanha de maio do Banco Alimentar
        • As “100 Mais” de 2025
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Too Spicy
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Ponto de Vista
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Frente & Verso
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Dois à Deriva
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Confiança
          • Cão com pulgas
          • Calma
          • Café & Crime
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • (100)DeadLines
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” candidato a dois prémios   |   16 Out 2026

  • UAL reforça presença no IV Seminário de História da Comunicação   |   14 Out 2026

  • Docentes do Departamento de Ciências da Comunicação participam em obra de homenagem a José Rebelo   |   09 Out 2026

  • Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”   |   02 Out 2026

  • Nuno Matos: “Sou um profissional completamente realizado”   |   23 Set 2026

  • São José da Lamarosa: quando o sossego (nem sempre) é casa   |   17 Set 2026

 
-Início»Opinião»Crónicas»Crónicas»A fotofobia dos ignorantes

A fotofobia dos ignorantes

Fátima Lopes Cardoso 17 Abr 2019 Crónicas, Crónicas

Ninguém ainda descobriu a fórmula mágica para suspender o tempo. Por mais cuidados alimentares, tratamentos estéticos ou cirurgias de rejuvenescimento a que alguém se sujeite, perder a juventude exterior é uma cruzada invencível que faz parte da condição humana. Já perder a beleza da alma – se alguma vez existiu em alguns seres humanos -, instigar a raiva e o ódio parecem ser vulnerabilidades mais propícias a quem habita na ignorância, tem um nível cultural e educacional limitado, além de princípios morais turvos que obscurecem o humanismo.

A alma de quem sempre abriu portas para o mundo através de viagens a lugares longínquos ou próximos, de quem procura conhecer e compreender outros povos, vivências ou diferentes gerações é resistente à deterioração. O tempo, nestes casos, tende a ser um poderoso aliado, uma vez que, quando mais se viveu, mais oportunidades de enriquecimento pessoal foram concretizadas. Mesmo que o corpo físico comece a ceder, o interior mantém-se intacto e protegido das intémperies dos anos.

A reflexão surge de um incidente ocorrido, numa manhã tranquila e pintada de azul, num jardim de Lisboa, quando um grupo de jovens estudantes foi vítima da ignorância de um velho louco que transferiu, como em delírio, os direitos que teria num quintal privado para o espaço público. O que leva alguém que procura a pacatez e o silêncio de um jardim isolado a insurgir-se contra a energia da juventude, quando se apercebe que está a ser captado para o interior de câmaras fotográficas alheias? A mágoa por ter perdido a jovialidade de outrora e vislumbrar nos jovens uma vida mais fácil do que a sua, a ignorância sobre o mundo virtual onde as imagens se propagam sem cálculos ou a corrosão da alma, que possivelmente nunca foi alimentada com as coisas belas da vida? Apostaria na confluência das três hipóteses, agudizada por uma falta de educação que habita alguns sítios mais degradados da capital.

Proibir alguém de fotografar num espaço público, tentar recorrer ao poder perverso da falta de educação e verbalizar uma vontade errada vem dos mais tristes homens, aqueles que nunca tiveram a oportunidade de assistir a uma aula na universidade, apreciar uma imagem de Henri Cartier-Bresson, o fotógrafo do instante decisivo, de ir a um museu ou de sentir as vibrações de um concerto de música que acontece numa das salas de espetáculos a dois passos da sua casa. Alguém que deseja um pouco de paz e recato, mas destrata os outros perdeu a razão. Bastaria pedir. “Seria possível não me fotografarem, por favor.”

A presença ocasional da Polícia no tal jardim público ajuda os velhos loucos – a falta de bom senso tem tendência para a dissiminação nos inscientes – a acharem que se tiverem o compadrio das forças da autoridade ainda podem reforçar o poder da ignorância sobre os jovens que apenas procuram imagens num percurso académico de rotina. Para acalmar os ânimos de quem se sentiu roubado de sossego quando viu dezenas de telemóveis e câmaras em punho espalhados pelo jardim, dois agentes da Polícia fingem uma chamada de atenção contra a juventude, confidenciando, no entanto, a loucura do homem que confunde o jardim público com o seu quintal privado. Como se fosse um palco montado para uma farsa em que a infantilidade dos velhos loucos sai vitoriosa contra a maturidade dos jovens prudentes. Como se os papéis estivessem propositadamente trocados. Afinal, não deveria a idade avançada ser uma manifestação de sapiciência e a juventude um reflexo de impulsividade e insensatez. Tal como acontece com a perda de vitalidade física que o passar dos anos provoca, na vida, a falta de acesso à educação, ao contacto com referências culturais e de convívio com seres humanos bons mantém estas pessoas presas na mais tenebrosa escuridão e ignorância, desprovidas de pilares que protejam as suas estruturas enquanto seres humanos, espalhando raiva por cada trilho que pisam. É como se retirar estas almas penadas deste estado de toxicidade interior fosse uma tarefa tão impossível como travar o tempo que nos rouba a beleza e a memória.

De câmara em punho, a juventude segue o seu caminho, chocada com a loucura dos inscientes, mas certa de que os fotógrafos da atualidade têm uma dura missão na sociedade das imagens. Só que ao contrário da ideia de Régis Debray, o ditador desta crónica não foi a imposição dos ecrãs, mas o medo que os dispositivos eletrónicos provocam em quem não os sabe compreender e nem tem capacidade de prever o seu poder.

74   
2019-04-17
Ana Cabeças
Artigo anterior :

Manuela Ribeiro e a medula do tempo

Artigo seguinte :

Jornalismo desportivo em debate na Autónoma

Artigos relacionados

A noiva

A noiva

Luís Carmelo 02 Jul 2021
A outra doença

A outra doença

Luís Carmelo 28 Jan 2021
As escarpas

As escarpas

Luís Carmelo 07 Out 2021

Veja também

“Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” candidato a dois prémios

“Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” candidato a dois prémios

Lançado em julho de 2026, Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística é a primeira obra no país dedicada a esta especialidade jornalística. Uma

Rádio em direto.

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” candidato a dois prémios

    “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” candidato a dois prémios

    Rute Leonor Gomes 16 Out 2026
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” candidato a dois prémios

    “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” candidato a dois prémios

    Rute Leonor Gomes 16 Out 2026
  • UAL reforça presença no IV Seminário de História da Comunicação

    UAL reforça presença no IV Seminário de História da Comunicação

    Rute Leonor Gomes 14 Out 2026
  • Docentes do Departamento de Ciências da Comunicação participam em obra de homenagem a José Rebelo

    Docentes do Departamento de Ciências da Comunicação participam em obra de homenagem a José Rebelo

    UALMedia 09 Out 2026
  • Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”

    Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”

    Afonso Seguro 02 Out 2026
  • Nuno Matos: “Sou um profissional completamente realizado”

    Nuno Matos: “Sou um profissional completamente realizado”

    Bruna Coelho 23 Set 2026
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa atelier Universidade Entrevista aula pontocom joao santareno de sousa mariana rebocho poesia futebol academy prática disco academycamente Leonor Noronha Lídia Belourico António Bernardino cristina patrício
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

“Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” candidato a dois prémios
UAL reforça presença no IV Seminário de História da Comunicação
Docentes do Departamento de Ciências da Comunicação participam em obra de homenagem a José Rebelo
Marco Fresco: “As pessoas querem, cada vez mais, dopamina rápida”
Nuno Matos: “Sou um profissional completamente realizado”
Miguel Garcia: “O futebol foi um ciclo vitorioso que terminou. Agora corro atrás de outros sonhos”
Quinta Pedagógica de Lisboa: o campo que resiste à cidade
Angélique da Teresa: “Algumas das mensagens mais agressivas que já recebi foram de mulheres”
São José da Lamarosa: quando o sossego (nem sempre) é casa
Taça de Portugal: O Jamor é de todos
Tânia Laranjo: “[CMTV] não é sensacionalista, senão não era líder”
Livro coordenado por Jaime Lourenço apresentado na Assembleia da República
Bruno Carriço Reis cocoordena livro de Sociologia da Comunicação
NIP-C@M publica “Comunicação e Política: desafios contemporâneos”
Júlia Lavezzo: “Quando a vida está complicada e tudo parece um caos, sento-me à mesa, começo a escrever ou a desenhar e sinto que tudo acalma”
Aldeia-Museu José Franco: memórias moldadas em barro
Luís Filipe Gaspar: “Para a maioria das pessoas, viajar é simpático, mas é uma vida sacrificante”
Lisboa é do Santo António
“Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M
Reflexão sobre Ljubomir e outros chefs
Luís Castro: “Cobrir conflitos é viver constantemente entre o medo e a obrigação de contar o que se passa”
Nimas: um espaço de resistência no coração de Lisboa
José Raposo: “O ator só desiste quando desaparece fisicamente. Quando morre”
Autónoma acolhe debate sobre cinema

Últimos Podcasts

  • No Ar: 2026-10-23 18h
  • Laboratório: Pixelbits
  • No Ar: 2026-10-16 18h00
  • Muda aos cinco, acaba aos dez: Luís Gonçalves – “Neste caso de Ronaldo saem todos a perder”
  • Não temos paciência: Amizades
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem