• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL23 Junho, 2025
    • Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet23 Junho, 2025
    • Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas6 Junho, 2025
    • Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho30 Maio, 2025
  • Reportagens
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
    • Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português4 Abril, 2025
  • Entrevistas
      • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”26 Junho, 2025
      • Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”13 Junho, 2025
      • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”20 Junho, 2025
      • “Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”3 Junho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
        • Locutores por uma causa
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”   |   04 Jul 2025

  • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”   |   26 Jun 2025

  • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL   |   23 Jun 2025

  • Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet   |   23 Jun 2025

  • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”   |   20 Jun 2025

  • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop   |   18 Jun 2025

 
-Início»Rubricas»CineUAL: Este País Não é para Velhos (2007)
© Atlanta Film Festival

CineUAL: Este País Não é para Velhos (2007)

José Moreira 20 Dez 2018 Rubricas, Rubricas, Críticas, Criticas

Realizado e escrito pelos irmãos Joel e Ethan Coen, ‘Este País Não é para Velhos’ é um envolvente thriller baseado no romance homónimo, de Cormac McCarthy. Com cerca de 161 prémios conquistados, segundo dados do Imdb, esta adaptação cinematográfica arrebatou quatro dos principais prémios da Academia entre os quais o Óscar de Melhor Filme em 2008.

Acompanhamos ao longo do filme uma perseguição triangular entre personagens. Llewelyn Moss (Josh Brolin), um texano soldador, mete-se numa encruzilhada ao deparar-se com uma transação de droga que resulta num massacre entre mexicanos e americanos. Curioso, explora o território com a finalidade de encontrar o último “hombre”. Ao encontrar o mesmo já morto, ‘esbarra’ com uma pasta que contém dois milhões de dólares e, ao invés de a deixar, leva-a consigo, sabendo os perigos que essa decisão lhe trará.

Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicopata com uma peculiar maneira de assassinar, é contratado com o intuito de recuperar a pasta e está no seu encalçe.  Acompanhando a caótica situação e no trilho dos dois, está o velho xerife Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones), que tenta por todas as vias chegar primeiro a Moss, antes dos seus perseguidores, a fim de o proteger.

Esta obra dos irmãos Coen não só apresenta bom argumento, mas também uma muito boa realização (que, inclusive, lhes valeram os Óscares de Melhor Argumento Adaptado e Melhor Realização, respetivamente). A belíssima direção de fotografia do experiente hollywodiano Roger Deakins é também um dos pontos forte do filme, com bons movimentos de câmara, enquadramentos e tonalidade.

Com um sólido elenco, o que sobressai é Javier Bardem, que protagonizou um dos maiores vilões do cinema, atuação esta que lhe valeu o Óscar de Melhor Ator Secundário. Sinistra a sua personagem Chigurh, Bardem impactava, com a sua presença, toda a vez que aparecia no ecrã com um peculiar penteado, tom de voz e modus operandi de assassínio, originando momentos muito tensos ao longo do filme. Destaca-se a cena da bomba de gasolina, onde uma simples conversa que o proprietário quis começar resulta numa das cenas mais icónicas do cinema. Sente-se a tensão na cena, Chigurh não gosta da intrusão do proprietário na sua vida, o proprietário percebe o desagrado do mesmo e nós, espectadores, sentimos o tenso momento que daí se desenrola. Não há, por enquanto, o uso de som adicional, o silêncio por si só já é agonizante junto com a sinistra e desconfortável conversa. Trespassa-se a tensão, no pacote comprimido que começa a descomprimir, a ansiedade acumula-se tanto no espectador como no inofensivo proprietário que apenas queria fazer conversa. Chigurh, na sua maneira peculiar de ser “justo”, submete-o a um dilema, na qual a sua vida está dependente do jogo da moeda ao ar. Há agora o uso de som adicional, mas de uma maneira tão subtil que quase não se nota… suspense!! Para, depois, terminar de forma impactante. A cena, de um ponto de vista cinematográfico, é magnífica: todos os elementos se conjugam desde o mérito das atuações dos atores à forma como foi filmado. A inteligência deste truque é repetida várias vezes ao longo do filme.

Também Josh Brolin e Tommy Lee Jones figuram bem. O primeiro protagonizando o típico malandro que devido a sua ganância se vê envolvido num desencadear de acontecimentos e o segundo no papel de um inconformado xerife, que não mais entende o mundo, por quão caótico este se tornou e que, por isso, começa a repensar a reforma. Este mundo já não é compreensivo para gente velha.

‘Este País Não é para Velhos’ termina de forma ambígua, mas isso não o faz perder o seu brilho. Aliás, esta mesma ambiguidade encaixa-se no tom do filme e permite ao espectador fazer uma reflexão da sua respetiva/perspetiva moral. Em suma, é uma grande obra, que deve ser assistida e (re)assistida para, de certa forma, se perceber a sua tamanha preciosidade.

Veja o trailer do filme ‘Este País Não é para Velhos’

2   
2018-12-20
Ana Cabeças
Artigo anterior :

Os matreiros a ladrar e a banca a miar

Artigo seguinte :

Histórias com H: Betty Robinson

Artigos relacionados

Histórias com H: Bury FC

Histórias com H: Bury FC

Pedro Andrade 04 Out 2019
CineUAL: A Rede Social (2010)

CineUAL: A Rede Social (2010)

José Moreira 01 Mar 2019
Clube da minha terra: Seia Futebol Clube

Clube da minha terra: Seia Futebol Clube

Manuel Camelo e André Santos 07 Mar 2019

Veja também

Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

Concluiu os seus estudos em moda no CITEX do Porto em 1991… Sempre soube que era com a moda que queria trabalhar?  Não, nunca pensei

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

    Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

    Ricardo Magalhães 04 Jul 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

    Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”

    Ricardo Magalhães 04 Jul 2025
  • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”

    António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”

    Diego Tamaian 26 Jun 2025
  • Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL

    Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL

    UALMedia 23 Jun 2025
  • Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet

    Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet

    UALMedia 23 Jun 2025
  • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”

    Bruna Maia 20 Jun 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol cristina patrício academy joao santareno de sousa academycamente natal Jornalismo Leonor Noronha
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa
André Penim: “Estejam sempre insatisfeitos”
Zé Vida: “Tenho descoberto uma nova versão minha, que é o Zé Morning Person”
Autónoma assina protocolo com o canal público
A brincar, a brincar, se mantém a tradição
Sandra Felgueiras: “Para mim, o jornalismo de investigação é a pedra mais preciosa de todo o jornalismo”
Da ideia à estante. Os bastidores do mercado literário português

Últimos Podcasts

  • Academycamente: O que é a Programação Neuro-Linguística?
  • Taïs Reganelli: “O artista trabalha com sonhos e a gente precisa de continuar sonhando”
  • Não temos paciência: Férias
  • Academycamente: Como se prevê o futuro na Geopolítica?
  • Não temos paciência: Temas tabu
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem