Sandra Pedro, formada em Ciências da Comunicação pela Autónoma, voltou à universidade a 16 de outubro para apresentar a sua mais recente obra, Comunicação para o Desenvolvimento: Lições das Grandes Agências Humanitárias e de Desenvolvimento.
O auditório encheu-se de alunos de Ciências da Comunicação para ouvir a autora explicar como chegou à comunicação para o desenvolvimento e a definição da mesma. Sandra Pedro, cofundadora e chief purpose officer do AMMA Lab, relatou a sua experiência quando esteve desatacada pelas Nações Unidas em vários territórios.
A sessão contou também com a presença de Artur Miranda, ex-diretor geral da Coca-Cola em África. Durante os 10 anos em que trabalhou para a empresa, descreveu momentos difíceis e como as estratégias de comunicação o salvaram.
A comunicação para o desenvolvimento destaca-se por envolver a comunidade local nos seus problemas e tentar resolvê-los. A autora e ex-aluna da Autónoma apontou para alguns exemplos como reuniões entre cidadãos ou teatros de rua.
Os estudantes levantaram várias questões sobre o estilo de comunicação mais apropriado para contextos em desenvolvimento e sobre o livro. Ao UALMedia, Sandra Pedro referiu que a edição deste livro pode melhorar a perceção sobre a importância da comunicação para o desenvolvimento, dado que este tema “nunca se ouviu falar em Portugal”.