Luís Carmelo, docente do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Autónoma, assinalou 40 anos de obra literária numa sessão que teve lugar no dia 26 de maio, no teatro A Barraca.
Mais de 40 anos depois do lançamento de “Fio de Prumo” (editado pela Terramar em 1981), a primeira obra literária de Luís Carmelo, a vida literária do docente do DCC foi recordada numa sessão que contou com o lançamento de três novas obras, editadas pela Abysmo: a narrativa biográfica “Visão Aproximada”, o ensaio “Respiração Pensada” e o livro de poesia “Biografia do Mundo”.
As obras foram apresentadas por Ana Marques, Fernando Pinto do Amaral e João M. Nogueira, numa sessão marcada por momentos de leitura proporcionados por Cláudia Lucas Chéu, Gonçalo Waddington, José Anjos e Pedro Lamares, acompanhados pela música de Filipe Homem Fonseca.
Luís Carmelo é autor de uma vasta obra literária e ensaística, com mais de uma dezena de romances publicados (com destaque para “A Falha”, adaptado ao cinema por João Mário Grilo, em 2002) e mais de 15 livros de ensaio em torno de áreas como a semiótica, a teoria da cultura, a literatura e o cruzamento multidisciplinar de expressões contemporâneas.
Foi ainda autor de uma crónica semanal no jornal Hoje Macau, replicada no UALMedia. Recentemente, colaborou enquanto autor do capítulo “Jornalismo cultural, uma panótpica do nosso tempo” no livro editado pelo Nip-C@m “Comunicação, Cultura e Jornalismo Cultural”.
Na Autónoma, é professor desde a década de 1990, onde actualmente ministra Semiótica da Comunicação, Atelier de Criatividade Publicitária e Edição Multimédia, e Projeto Final na Licenciatura em Ciências da Comunicação.