• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma15 Julho, 2025
    • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2025
    • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA7 Julho, 2025
    • Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital7 Julho, 2025
  • Reportagens
    • Cidade FM: descontraída, mas profissional9 Julho, 2025
    • BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop18 Junho, 2025
    • Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar11 Junho, 2025
    • A brincar, a brincar, se mantém a tradição16 Abril, 2025
  • Entrevistas
      • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”14 Julho, 2025
      • Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”4 Julho, 2025
      • António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”26 Junho, 2025
      • Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”20 Junho, 2025
  • Opinião
      • Opinião
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
        • A Lua de Joana: Um aviso para a saúde mentalMariana Rebocho
      • Crónicas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Os jovens, afinal, gostam de política  Henrique Gussul
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • Cábulas
    • Erasmus+16 Outubro, 2018
    • O que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Rubricas
    • César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Too Spicy
          • PontoCom
          • Ponto de Vista
          • Poesia
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Frente & Verso
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Dois à Deriva
          • Confiança
          • Conferências
          • Calma
          • Café & Crime
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!
        • Voluntários para animar uma causa
        • As “100 Mais” de 2024
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Cão com pulgas
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma   |   15 Jul 2025

  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!   |   15 Jul 2025

  • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”   |   14 Jul 2025

  • Cidade FM: descontraída, mas profissional   |   09 Jul 2025

  • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M   |   07 Jul 2025

  • Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA   |   07 Jul 2025

 
-Início»Artigos»Artigos»Perfil: Joana Cruz, uma alma por detrás da voz
Fonte: Site VIP

Perfil: Joana Cruz, uma alma por detrás da voz

Laura Simões e Sérgio Neves 19 Jul 2019 Artigos, Artigos

É uma das caras mais reconhecidas da rádio portuguesa. Joana Cruz, 39 anos, apresenta atualmente o podcast BFF nas noites da RFM ao lado de Rodrigo Gomes. Lutadora, alegre e positiva, destaca a rádio e a televisão como as paixões da sua vida.

Lisboeta de raiz, passou a sua infância na capital portuguesa, junto dos seus pais e irmã, e recorda com carinho os momentos passados em Albergaria-a-Velha, onde passava férias com a família. Lembra-se de ir para casa da avó antes de ir para a escola e ouvir “a Bola Branca e o Jogo da Mala” na rádio Renascença, programas que ainda hoje considera míticos. Para Joana é uma honra poder trabalhar ao lado de pessoas que sempre admirou na rádio portuguesa, como Zé Coimbra e Paulo Fragoso.

Uma das experiências que mais marcou Joana na infância foi o tempo que passou, juntamente com a irmã, num lar de idosos em Campo de Ourique, quando tinha apenas 12 anos. Nessa altura, já manifestava os dotes comunicativos e usava-os para criar jogos e atividades, na esperança de poder dar mais alegria a estas pessoas.

Desde cedo soube que a área da comunicação era a sua paixão. Entrou no curso de Comunicação Social da Universidade Católica Portuguesa, e desde logo começou a sentir uma especial atração pela rádio e pela televisão. Durante o segundo ano na faculdade, concorreu a um anúncio que viu no jornal, que procurava jovens locutores para abrir uma nova rádio, a Mega FM (atual Mega Hits), e foi uma das seis pessoas selecionadas. Joana considera-se uma sortuda por ter podido estudar aquilo que gosta e simultaneamente fazer aquilo que queria.

Na mesma altura em que entrou na Universidade Católica foi admitida no Conservatório, mas acabou por desistir e dar prioridade ao curso. Contudo, afirma que o teatro faz parte da sua vida e que acaba por satisfazer “o bichinho da representação” em produções feitas na rádio e até na televisão. Adora ir ao teatro e fez alguns workshops de interpretação, mas clarifica que, para já, não está nos seus planos investir nesta área.

Adora viajar, futebol, ir ao cinema e “ginasticar”, paixão que descobriu aos 30 anos, e que considera fundamental para se ser saudável. Afirma que o ginásio já faz parte da sua rotina diária e que o exercício físico deveria ser receitado pelos médicos a toda a gente. “Mas, na verdade, eu faço ginásio para poder comer à vontade”, confessa, entre risos.

Sente-se uma pessoa descontraída no trabalho, e diz não ficar nervosa perante os novos desafios que fazem parte da sua vida profissional. “Sinto-me como um peixe na água”, afirma. Joana revela ainda que a televisão foi a área que mais a desafiou, uma vez que passou a ter de lidar com ecrãs, com imagem, e que isso foi algo que contrastou com a rotina que tinha na rádio. Felizmente, o facto de ter começado a trabalhar tão cedo na rádio deu-lhe a certeza de ter a bagagem suficiente e as capacidades necessárias para saber lidar com esses novos desafios que lhe foram sendo propostos ao longo da carreira profissional.

“Eu costumo dizer que o trabalho deve ser sempre 99% de suor e 1% de inspiração”, afirma. Crê que, apesar de grande parte dos trabalhos na área da comunicação permitirem uma maior liberdade criativa e até de improvisação, estas só devem acontecer depois de ser feita uma preparação prévia dos conteúdos, para que haja um maior rigor e dedicação naquilo que é entregue ao público. É, portanto, nesta fórmula que Joana se baseia para fazer aquilo que tanto gosta.

Acredita que, enquanto locutora de rádio, a sua missão é prestar um serviço de qualidade ao público. Um serviço que transmita companheirismo, alegria, motivação, e os melhores valores que a humanidade tem. “Quando passamos para dentro do estúdio, há muita coisa que fica lá fora. E que tem mesmo que ficar”, diz Joana. Sente que o seu papel é fazer com que o público esqueça os seus problemas e que sinta que o seu dia melhorou um pouco apenas porque escolheu estar na companhia da RFM.

Sendo hoje uma das figuras mais reconhecidas da rádio portuguesa, Joana assume a importância do feedback que é dado pelo público, e acredita que as críticas e opiniões dos ouvintes podem ser uma forma de melhorar o seu desempenho profissional. Enquanto locutora de rádio, o melhor elogio que pode ter é saber que conseguiu transmitir algum tipo de emoção. “A pessoa liga-se a nós de uma maneira especial e isso é ouro”, acrescenta.

Considera-se amiga do amigo, companheira, bem-disposta e muito positiva. “Gosto de ver o copo meio cheio”, refere Joana. Afirma ser teimosa e também algo forreta. “O meu melhor amigo, o Rodrigo Gomes, diz que sou forreta. Sim, é verdade. Mas eu vejo isso como sendo uma virtude. Sempre se poupa aqui e ali para se gastar acolá”, ironiza, entre risos. Crê que a esperança e gratidão são essenciais nas mais diversas áreas da vida, pelo que valoriza e agradece não só tudo aquilo que tem de bom, como o que tem de mau: “É aquele Yin-Yang que para uma pessoa perceber o que é o doce tem que conhecer o amargo, e para dar valor ao quente tem que já ter sentido frio”.

    
Joana Cruz Rádio RFM 2019-07-19
Jaime Lourenço
Tags Joana Cruz Rádio RFM
Artigo anterior :

A última lição de Luís Moita

Artigo seguinte :

Testemunhas de Jeová: dos ritos aos mitos

Artigos relacionados

Os labirintos da “aldeia global”

Os labirintos da “aldeia global”

Cátia Valente 10 Out 2018
Gravidez precoce: escrever direito por linhas tortas

Gravidez precoce: escrever direito por linhas tortas

Mariana Simão 07 Set 2020
Venezuela: gritos de revolta no país do petróleo

Venezuela: gritos de revolta no país do petróleo

Vaishaly Camões 21 Set 2018

Veja também

Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

Voltamos em setembro, mas até é procurar no podcast, no UALMedia, no Spotify ou no Apple Podcasts. Para abrir o apetite, deixamos-te a lista dos

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    UALMedia 15 Jul 2025
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma

    UALMedia 15 Jul 2025
  • Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

    Academycamente: Vamos de férias, mas é ouvir!

    15 Jul 2025
  • Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”

    Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”

    Marina Schmidt 14 Jul 2025
  • Cidade FM: descontraída, mas profissional

    Cidade FM: descontraída, mas profissional

    Francisco Fernandes  09 Jul 2025
  • “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M

    “O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M

    UALMedia 07 Jul 2025
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista mariana rebocho aula poesia pontocom prática disco futebol academy cristina patrício joao santareno de sousa academycamente natal Leonor Noronha Lídia Belourico
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Filipe La Féria: “Em Portugal, a arte faz-se muito para uma elite”
Carlos Pinheiro é o primeiro doutorado em Ciências da Comunicação na Autónoma
Cidade FM: descontraída, mas profissional
Nuno Gama: “O nosso trabalho é dar alma às peças”
“O Pan-africanismo e o Colonialismo Português” é o novo livro NIP-C@M
Maria do Carmo Piçarra eleita vice-coordenadora do ICNOVA
Ana Paula Lourenço coordena simpósio de Direitos Humanos das crianças e adolescentes na era digital
António Botelho: “O Mundial [Catar 2022] foi o expoente máximo da minha carreira”
Carlos Pedro Dias intervém em ação de formação da CEPOL
Jaime Lourenço convidado a participar na cátedra Jean Monnet
Bruna Gomes: “Nunca ganhei nada, só um cabrito no bingo”
BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop
Adérito Lopes: “No fundo, o teatro salvou-me”
Patrocínios, a difícil onda que os jovens surfistas têm de ultrapassar
Arons de Carvalho publica artigo na revista Jornalismo & Jornalistas
“Precisamos sempre de ter pensamento crítico e não há máquina que nos substitua”
Vitor Tomé nas Jornadas de Comunicação de Ciência na Universidade do Minho
Sandra Gato: “O meu trabalho sempre foi contar histórias. Agora, faço-o de uma nova forma”
Hélder Prior e Miguel Andrade publicam capítulo sobre populismo em livro internacional 
Fabíola Cardoso: “Não podemos aceitar online aquilo que condenamos na nossa mesa de jantar”
Jorge Fonseca de Almeida apresenta livro sobre o jornal “O NEGRO”
Jaime Lourenço participa em simpósio sobre jornalismo
Pedro Henriques: “Por detrás de um árbitro, há uma esposa, uma filha, um pai, uma mãe e, sobretudo, pessoas que querem ter uma carreira”
Maria do Carmo Piçarra participa em sessão sobre literacia fílmica na Cinemateca Portuguesa

Últimos Podcasts

  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 91
  • Dois à Deriva: Apagão, Feira Festa e IAVE Summerfest
  • PontoCom: Hot Air Balloon – “A música que nasce da cumplicidade e da vontade de experimentar”
  • Achas é bonito ser feio? #Ep. 90
  • Academycamente: Que impacto tem a formação superior na gestão desportiva?
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem
BESbswyBESbswyBESbswyBESbswy