• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Fms-UXQX0AAkpQXAutónoma assina protocolo de cooperação com a Assembleia da República23 Janeiro, 2023
    • MacBook Pro MockupPaula Lopes e Carlos Pedro Dias no TPA Ciência12 Janeiro, 2023
    • image.jpgFotojornalismo e narrativas transmedia em análise na Autónoma12 Janeiro, 2023
    • aula TV (10)Aula aberta com João Póvoa Marinheiro12 Janeiro, 2023
  • Reportagens
    • Imagem1Educação Sexual: Portugal ainda é pequeno26 Janeiro, 2023
    • Imagem1RARET: A Guerra Fria em pleno Ribatejo24 Janeiro, 2023
    • Imagem1Guardiões da Fonte da Telha24 Janeiro, 2023
    • IMG_0569Jovens, Jornalismo e Política em debate na Autónoma30 Junho, 2022
  • Entrevistas
      • Imagem1Pedro Miguel Costa: “Todos tiveram uma experiência diferente do que é a guerra”26 Janeiro, 2023
      • Imagem1Miguel Costa Matos: “Existe falta de literacia política na nossa sociedade”24 Janeiro, 2023
      • fernando-mendesFernando Mendes: “Se o Putin não rebentar com isto tudo, a gente ainda estará cá mais uns tempos”4 Dezembro, 2022
      • IMG_7809Luís Marques Mendes: “A sociedade está a melhorar, os políticos estão a piorar”31 Outubro, 2022
  • Opinião
      • Opinião
        • WhatsApp-Image-2021-07-05-at-16.25.04-1020×600Eu, mulher. Eu, mulher, tenho vozCarolina Mendes
        • Elliot-PageO nome dele é Elliot. Um guia sobre pessoas transgénero para os jornais portuguesesBeatriz Rosa
        • fotoAlice no País das TecnologiasAntónio Jorge
        • restore_your_faith_in_politics_1200x627A avó Emília e a política. 20 anos e 16 campanhas depois, continua-se a ouvir o padreMónica Costa
      • Crónicas
        • IMG_4298“Amo-te”Lourenço Catarino
        • thumbnail_IMG_3796“Ah…”Lourenço Catarino
        • retrato-Alfredo-Cunha1-Uma despedidaLuís Carmelo
      • Críticas
        • cabanaTUaLER: “A Cabana”. Deus é uma mulher?Magda Coelho
        • banqueiroTUaLER: “O Banqueiro Anarquista”, um conto de raciocínio!Magda Coelho
        • ruapassarosTUaLER: “A Ilha na Rua dos Pássaros”, ou como fugir aos nazisMagda Coelho
  • Dossiers
    • Sem TítuloConferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • DSC_0056-1024×683Projetos TVUALMedia
    • pro-photography-equipment_1426-1771Fotogalerias da Autónoma
    • 221d0cdb3179b4b239b33987813eedb343131686df9432c0fa786aa073a8040f-rimg-w600-h276-gmirIV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
  • Cábulas
    • team-of-students-completing-task_23-2147666610Erasmus+16 Outubro, 2018
    • literaciaO que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • codigodeontologico_20180320O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • computador_20160222Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • laptop-g65699b9ad_1920Viver com perturbação obsessivo-compulsiva: o caso português9 Fevereiro, 2022
    • imageGrão a grão, em prol da sustentabilidade4 Abril, 2021
    • abdominal-pain-2821941_1920Intolerância alimentar: conhecer a causa para resolver o problema9 Fevereiro, 2021
    • Artigo de fundo_foto 1Pandemia de quatro patas: das adoções por impulso ao abandono por falta de condições23 Novembro, 2020
  • Rubricas
    • Imagem1César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • Rádio Autónoma
      • Podcasts
          • Girls Like Sports 2
          • Amargo & Doce
          • Poddemos Descomplicar
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Frente & Verso
          • Pessoas e Pessoas
          • Confiança
          • eTalks
          • RitUAL
          • Falando Claramente
          • Trepadeira
          • Conferências
          • Lusofonia
          • No Ar
          • Psicologia Para Todos
          • Laboratório
          • Poesia
          • PontoCom
          • Histórias Com Sons
      • Notícias
        • ra horizontal mais do ano 2022bAs mais rodadas em 2022
        • Substance, de Demi LovaroSubstance entra para as “apostas”
        • ra horizontalChegámos à adolescência
      • Podcasts Antigos
          • Educadores
          • Reflexões da Ana
          • Triângulo com quatro lados
          • Duas à Sexta
          • 2000 Watts
          • Sundown
          • As quatro da vida airada
          • Cão com pulgas
          • Conversas de café
          • Pensar nas expressões
          • Dance
          • Top 10
          • Êxitos de Sempre
          • ´Tàs à vontade
          • Trendy News
          • Ready. Gap. Go!
          • Thursday´s Vibez
          • Jazz and Blues
          • Rapresentação
          • Escolhe Tu
          • Incrível
          • Entre Linhas
          • Disco Por Inteiro
          • Vinil
          • Dinosaur Cataclysm
          • Crónicas & Murais
          • Cá vai disco
Últimas
  • Educação Sexual: Portugal ainda é pequeno   |   26 Jan 2023

  • Pedro Miguel Costa: “Todos tiveram uma experiência diferente do que é a guerra”   |   26 Jan 2023

  • Guardiões da Fonte da Telha   |   24 Jan 2023

  • Miguel Costa Matos: “Existe falta de literacia política na nossa sociedade”   |   24 Jan 2023

  • RARET: A Guerra Fria em pleno Ribatejo   |   24 Jan 2023

  • Autónoma assina protocolo de cooperação com a Assembleia da República   |   23 Jan 2023

 
-Início»Reportagens»‘Última Hora’, segunda edição
DR

‘Última Hora’, segunda edição

Priscila Luz, Sónia Cardoso e Verónica Moreira 10 Mar 2022 Reportagens, Reportagens

A peça Última Hora, de Rui Cardoso Martins, volta ao palco com o encenador Gonçalo Amorim no Teatro Maria Matos, após uma primeira temporada no Teatro Nacional D. Maria II. Num ensaio geral solidário para a Cruz Vermelha – que arrecadou 3.000 euros -, sente-se no ar o cheiro a esperança de que a cultura volte ao que era antes da pandemia.

O relógio marca 20:15h e já se vê a fila formada à porta do Teatro Maria Matos, localizado no coração de Lisboa. É visível o entusiasmo e o barulho percorre os corredores desta sala que abriu portas há 53 anos. Carolina Magalhães, estudante de Teatro, prefere não criar grandes espectativas. “Normalmente, gosto de vir sem saber muito sobre as peças. Não faço expectativas, quero desfrutar todos os momentos sem pensar no que vai acontecer no final.”

Com o ensaio geral solidário para a Cruz Vermelha marcado para as 20:30h, a sala começa a ganhar forma com as cadeiras a serem ocupadas. O barulho que percorria os corredores instala-se agora neste espaço. Os atores fazem os últimos ajustes aos personagens que dão novamente vida à peça Última Hora, que se estreou em outubro de 2020, no Teatro Nacional D. Maria II.

Última Hora é uma comédia escrita por Rui Cardoso Martins – ex-jornalista do Público e atual cronista do Jornal de Notícias – que quis mostrar a realidade da redação de um jornal: os seus defeitos, amores secretos, virtudes e vícios. Esta peça, tal como referiu Teresa Sequeira – da produtora Força de Produção, que faz a gestão do Teatro Maria Matos – tem o intuito de “dar uma nova vida a espetáculos que tiveram uma vida curta”. Este é o lema da parceria ‘D. Maria Matos’, firmada entre o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro Maria Matos para dar uma continuidade a espetáculos que estiveram em cena durante pouco tempo.

DR

Do papel para o digital

Dez minutos depois da hora prevista, o silêncio instala-se na sala, as luzes apagam-se e o pano sobe. Estamos, neste preciso momento, na redação do jornal Última Hora, periódico que atravessa a maior crise de sempre. Com uma redação que parece ter parado no tempo devido ao aparecimento da Internet, da partilha grátis de conteúdos, da fuga dos leitores para as plataformas digitais e da facilidade da divulgação de fake news, os últimos dias do Última Hora aproximam-se.

Miguel Guilherme, ator bastante conhecido do público, é quem interpreta Santos Ferreira, diretor do jornal. Com problemas relacionados com o álcool, é contra a transição do jornal para o meio online, afirmando que não há nada que substitua o jornal em papel. O ator, que esteve durante 25 dias na redação do jornal Público com o intuito de se inspirar para interpretar o personagem, admite – no vídeo promocional da peça, disponível no site oficial do Teatro D. Maria II – que não foi tempo suficiente para perceber a vida de um jornalista, mas garante: “as palavras que uso no palco, acabam por me sair com maior verdade”.

Também a liderar o elenco, a atriz Maria Rueff interpreta a diretora-adjunta Sousa Neves que, com a ajuda de Santos Ferreira, quer fazer de tudo para salvar o jornal. Maria Rueff trabalhou no jornal Público, onde conheceu o encenador da peça, Rui Cardoso Martins, e com base na sua experiência desenvolveu a personagem. A atriz dá a cara a uma jornalista com forte personalidade que tem de assumir a responsabilidade de ajudar o novo CEO do jornal Última Hora a perceber quem deve ser despedido da redação. O CEO é Ramires Sá Saraiva, interpretado pelo ator José Neves. Este é o novo acionista e administrador que quer rentabilizar o negócio, acabando com o jornal em papel e transformando o Última Hora num jornal digital.  “É uma crítica ao estado atual do jornalismo. A questão da imprensa é fundamental para a liberdade e para a democracia. Levado por estes conceitos decidi criar personagens cómicas, cheias de defeitos e virtudes”, afirma Rui Cardoso Martins.

DR

Falar de jornalismo com humor

A peça é uma sátira ao atual jornalismo, tentando retratar, através de uma comédia negra, os problemas que o jornalismo enfrenta: vendas baixas das publicações em papel, pirataria nas edições digitais, publicidade a querer focar-se unicamente no digital, administradores que só se focam em lucro e audiências, e que não valorizam a profissão de jornalista.

O uso da comédia tem sido a forma mais terapêutica e incisiva de lidar com assuntos sérios, quando é bem feita. Se a comédia for feita de forma sensível, com bom senso e de forma inteligente, resulta sempre. Teresa Sequeira considera que “quando mandamos abaixo as barreiras através do humor, uma gargalhada ou um sorriso, deixamos logo as pessoas mais à vontade e mais recetivas, portanto, é uma boa maneira de lidar com assuntos sérios”.

No entanto, a comédia, muitas vezes, não é considerada uma “arte séria”. Em desacordo com esta ideia, Maria Rueff reforça no vídeo promocional da peça: “A comédia não é séria, é seríssima e é talvez o género mais sério.” Rui Cardoso Martins salienta que “a peça não é só uma simples comédia. Na verdade, podemos defini-la como tragicomédia: tem partes duras misturadas com tragédia e também partes com humor. O humor não é aligeirar, é aprofundar”.

Rui Cardoso Martins escreveu esta peça baseando-se na sua experiência como jornalista, para homenagear os jornalistas mais velhos, mas também para estimular os mais novos, o que faz com que a peça utilize muitos exemplos de situações reais e alguns termos próprios da profissão. Carolina Magalhães considera que essa é a sua maior dificuldade na compreensão do espetáculo. “Há muitas referências a aspetos que não consigo perceber porque estão muito ligados ao jornalismo. No fundo, sinto que quem não sabe sobre essa área, pode sentir-se um pouco perdido.” Contrariando esta opinião, Rui Cardoso Martins afirma que “qualquer pessoa minimamente informada percebe a peça. O humor exige alguma capacidade de quem está a ver”.

DR

Entreajuda cultura – saúde

Este ensaio solidário para a Cruz Vermelha foi um agradecimento por parte do Teatro Maria Matos e da Força de Produção pela ajuda com que puderam contar quando os teatros voltaram a abrir depois de terem sido obrigados a fechar portas devido à pandemia Covid-19. “A Cruz Vermelha percebeu que tínhamos sido fortemente afetados e o custo dos testes na altura eram muito elevados. Se tivéssemos de testar 100 pessoas de uma só vez, era um prejuízo gigante. A Cruz Vermelha apoiou-nos desde o primeiro momento e isto foi a forma de retribuirmos o trabalho que eles fizeram não só connosco, mas com todas as pessoas ao longo destes dois anos”, afirmou Teresa Sequeira. A sala enche-se de aplausos e Ana Jorge, presidente da Cruz Vermelha, é chamada ao palco. “Estamos dispostos a apoiar o teatro, as artes e a cultura porque ela nos ajudará a ultrapassar estes tempos difíceis. A Cruz Vermelha vive destes apoios, mas está disponível para tudo aquilo que for preciso”, assegura.

Três horas após o início, o pano desce e o som das palmas invade a sala. Depois de um serão cheio de emoções, a alegria do público é contagiante. Os corredores voltam a encher-se não só de pessoas, como também de elogios. O Última Hora regressa a um novo palco. Sai a segunda edição.

DR
       
Jornalismo Teatro 2022-03-10
Jaime Lourenço
Tags Jornalismo Teatro
Artigo anterior :

Mariana Almeida: “Por parte do Estado português, não há apoios nenhuns. Há pouco reconhecimento da modalidade”

Artigo seguinte :

Carla Santos: “A violência obstétrica é uma violência de género e tem paralelo com a violência sexual”

Artigos relacionados

Tuk-tuk: turismo sobre três rodas

Tuk-tuk: turismo sobre três rodas

Rita Mendes 29 Ago 2015
RARET: A Guerra Fria em pleno Ribatejo

RARET: A Guerra Fria em pleno Ribatejo

Vasco Oliveira 24 Jan 2023
Desconfinar uma fé suspensa

Desconfinar uma fé suspensa

Ricardo Costa 06 Jul 2020

Veja também

Pedro Miguel Costa: “Todos tiveram uma experiência diferente do que é a guerra”

Pedro Miguel Costa: “Todos tiveram uma experiência diferente do que é a guerra”

O que o levou a seguir jornalismo e não informática, como a sua mãe queria? Em 1992, chumbei pela primeira vez no Secundário, no 12º

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Educação Sexual: Portugal ainda é pequeno

    Educação Sexual: Portugal ainda é pequeno

    Jéssica Oliveira 26 Jan 2023
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Educação Sexual: Portugal ainda é pequeno

    Educação Sexual: Portugal ainda é pequeno

    Jéssica Oliveira 26 Jan 2023
  • Pedro Miguel Costa: “Todos tiveram uma experiência diferente do que é a guerra”

    Pedro Miguel Costa: “Todos tiveram uma experiência diferente do que é a guerra”

    Tomás Pereira 26 Jan 2023
  • Guardiões da Fonte da Telha

    Guardiões da Fonte da Telha

    Verónica Silva 24 Jan 2023
  • Miguel Costa Matos: “Existe falta de literacia política na nossa sociedade”

    Miguel Costa Matos: “Existe falta de literacia política na nossa sociedade”

    Frederico Boavida Romano 24 Jan 2023
  • RARET: A Guerra Fria em pleno Ribatejo

    RARET: A Guerra Fria em pleno Ribatejo

    Vasco Oliveira 24 Jan 2023
  • Rádio Autónoma podcast no ar vinil animação Entrevista atelier Universidade pontocom disco aula poesia prática natal cinema Jornalismo êxitos 2000 watts psicologia companhia nacional ca vai joão de sousa futebol ual
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas noticias

Educação Sexual: Portugal ainda é pequeno
Pedro Miguel Costa: “Todos tiveram uma experiência diferente do que é a guerra”
RARET: A Guerra Fria em pleno Ribatejo
Guardiões da Fonte da Telha
Miguel Costa Matos: “Existe falta de literacia política na nossa sociedade”
Autónoma assina protocolo de cooperação com a Assembleia da República
Paula Lopes e Carlos Pedro Dias no TPA Ciência
Fotojornalismo e narrativas transmedia em análise na Autónoma
Aula aberta com João Póvoa Marinheiro
UALMedia edita revista AUTÓNOMA
Media e fluxos migratórios em análise na Autónoma
Luís Lima coordena “A Cidade do Depois”
Fernando Mendes: “Se o Putin não rebentar com isto tudo, a gente ainda estará cá mais uns tempos”
Docentes do DCC participam no II Seminário de História da Comunicação
Jornalistas de Desporto na Autónoma
Docentes do DCC nos Prémios PODES 2022
Evandro Oliveira cocoordena “The Routledge Handbook of Nonprofit Communication”
Ruben Martins no programa “A minha Geração”
Alunos de Psicologia da Autónoma participam em ação solidária
Corpo docente do DCC reforçado
Autónoma promove empreendedorismo jovem
Luís Marques Mendes: “A sociedade está a melhorar, os políticos estão a piorar”
Jornalismo de Política em debate na Autónoma
Estudos de Mercado apoiam a criação de novos negócios

Últimos Podcasts

  • No Ar: 2023-02-02 18h
  • Amargo & Doce: Encomendar comida
  • No Ar: 2023-01-29 18h
  • Frente & Verso: Raquel Serejo Martins – Respiro
  • No Ar: 2023-01-26 18h
© Copyright 2022, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem