• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • PHOTO-2023-06-14-14-42-15Docentes do DCC marcam presença na Feira do Livro de Lisboa 202314 Junho, 2023
    • 3 Books_Mockup“Literacia(s) & Cidadania(s)” marca o início da nova coleção Livros NIP-C@M4 Maio, 2023
    • retrato-Alfredo-Cunha1-Luís Carmelo (1954-2023): um professor exemplar, um escritor criativo1 Maio, 2023
    • congresso_leteracia_media_cidadaniaAutónoma marca presença no VI Congresso Literacia, Media e Cidadania4 Maio, 2023
  • Reportagens
    • 10-1024×668Lx Factory: da produção de jornais à produção de experiências28 Março, 2023
    • IMG_8350UALCOM = Inclusão + Sustentabilidade2 Março, 2023
    • vista-frontal-da-mesa-de-limpeza-baristaAuxiliares de limpeza : Retrato de uma profissão invisível14 Fevereiro, 2023
    • Imagem11Chelas é o Sítio, Chelas é o berço13 Fevereiro, 2023
  • Entrevistas
      • Imagem1André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”29 Junho, 2023
      • Imagem1Coronel Raúl Folques: “A guerra é a coisa mais horrível e mais desnecessária que há”28 Junho, 2023
      • Imagem1Ana Curvo Dias: “Existirá sempre uma cultura de antiparlamentarismo que está contra os órgãos de soberania”30 Maio, 2023
      • 349176055_202152039360182_1814472407052410211_nRicardo Marques: um forte aliado no serviço à comunidade30 Maio, 2023
  • Opinião
      • Opinião
        • WhatsApp-Image-2021-07-05-at-16.25.04-1020×600Eu, mulher. Eu, mulher, tenho vozCarolina Mendes
        • Elliot-PageO nome dele é Elliot. Um guia sobre pessoas transgénero para os jornais portuguesesBeatriz Rosa
        • fotoAlice no País das TecnologiasAntónio Jorge
        • restore_your_faith_in_politics_1200x627A avó Emília e a política. 20 anos e 16 campanhas depois, continua-se a ouvir o padreMónica Costa
      • Crónicas
        • IMG_4298“Amo-te”Lourenço Catarino
        • thumbnail_IMG_3796“Ah…”Lourenço Catarino
        • retrato-Alfredo-Cunha1-Uma despedidaLuís Carmelo
      • Críticas
        • cabanaTUaLER: “A Cabana”. Deus é uma mulher?Magda Coelho
        • banqueiroTUaLER: “O Banqueiro Anarquista”, um conto de raciocínio!Magda Coelho
        • ruapassarosTUaLER: “A Ilha na Rua dos Pássaros”, ou como fugir aos nazisMagda Coelho
  • Dossiers
    • Sem TítuloConferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • DSC_0056-1024×683Projetos TVUALMedia
    • pro-photography-equipment_1426-1771Fotogalerias da Autónoma
    • 221d0cdb3179b4b239b33987813eedb343131686df9432c0fa786aa073a8040f-rimg-w600-h276-gmirIV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
  • Cábulas
    • team-of-students-completing-task_23-2147666610Erasmus+16 Outubro, 2018
    • literaciaO que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • codigodeontologico_20180320O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • computador_20160222Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • 1542110Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Imagem1Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
    • laptop-g65699b9ad_1920Viver com perturbação obsessivo-compulsiva: o caso português9 Fevereiro, 2022
    • imageGrão a grão, em prol da sustentabilidade4 Abril, 2021
  • Rubricas
    • Imagem1César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Bola ao centro
          • Academycamente
          • Lá na zona
          • Malucos na Uni
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Girls Like Sports 2
          • Amargo & Doce
          • Poddemos Descomplicar
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Frente & Verso
          • Pessoas e Pessoas
          • Confiança
          • RitUAL
          • Falando Claramente
          • Trepadeira
          • Conferências
          • Lusofonia
          • No Ar
          • Psicologia Para Todos
          • Laboratório
          • Poesia
          • PontoCom
          • Vinil
          • Histórias Com Sons
      • Notícias
        • ra horizontal mais do ano 2022bAs mais rodadas em 2022
        • Substance, de Demi LovaroSubstance entra para as “apostas”
        • ra horizontalChegámos à adolescência
      • Podcasts Antigos
          • Educadores
          • Reflexões da Ana
          • Triângulo com quatro lados
          • Duas à Sexta
          • 2000 Watts
          • Sundown
          • As quatro da vida airada
          • Cão com pulgas
          • Conversas de café
          • eTalks
          • Pensar nas expressões
          • Dance
          • Top 10
          • Êxitos de Sempre
          • ´Tàs à vontade
          • Trendy News
          • Ready. Gap. Go!
          • Thursday´s Vibez
          • Jazz and Blues
          • Rapresentação
          • Escolhe Tu
          • Incrível
          • Entre Linhas
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Crónicas & Murais
          • Cá vai disco
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”   |   29 Jun 2023

  • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão   |   29 Jun 2023

  • Coronel Raúl Folques: “A guerra é a coisa mais horrível e mais desnecessária que há”   |   28 Jun 2023

  • Docentes do DCC marcam presença na Feira do Livro de Lisboa 2023   |   14 Jun 2023

  • Ana Curvo Dias: “Existirá sempre uma cultura de antiparlamentarismo que está contra os órgãos de soberania”   |   30 Mai 2023

  • Ricardo Marques: um forte aliado no serviço à comunidade   |   30 Mai 2023

 
-Início»Reportagens»‘Última Hora’, segunda edição
DR

‘Última Hora’, segunda edição

Priscila Luz, Sónia Cardoso e Verónica Moreira 10 Mar 2022 Reportagens, Reportagens

A peça Última Hora, de Rui Cardoso Martins, volta ao palco com o encenador Gonçalo Amorim no Teatro Maria Matos, após uma primeira temporada no Teatro Nacional D. Maria II. Num ensaio geral solidário para a Cruz Vermelha – que arrecadou 3.000 euros -, sente-se no ar o cheiro a esperança de que a cultura volte ao que era antes da pandemia.

O relógio marca 20:15h e já se vê a fila formada à porta do Teatro Maria Matos, localizado no coração de Lisboa. É visível o entusiasmo e o barulho percorre os corredores desta sala que abriu portas há 53 anos. Carolina Magalhães, estudante de Teatro, prefere não criar grandes espectativas. “Normalmente, gosto de vir sem saber muito sobre as peças. Não faço expectativas, quero desfrutar todos os momentos sem pensar no que vai acontecer no final.”

Com o ensaio geral solidário para a Cruz Vermelha marcado para as 20:30h, a sala começa a ganhar forma com as cadeiras a serem ocupadas. O barulho que percorria os corredores instala-se agora neste espaço. Os atores fazem os últimos ajustes aos personagens que dão novamente vida à peça Última Hora, que se estreou em outubro de 2020, no Teatro Nacional D. Maria II.

Última Hora é uma comédia escrita por Rui Cardoso Martins – ex-jornalista do Público e atual cronista do Jornal de Notícias – que quis mostrar a realidade da redação de um jornal: os seus defeitos, amores secretos, virtudes e vícios. Esta peça, tal como referiu Teresa Sequeira – da produtora Força de Produção, que faz a gestão do Teatro Maria Matos – tem o intuito de “dar uma nova vida a espetáculos que tiveram uma vida curta”. Este é o lema da parceria ‘D. Maria Matos’, firmada entre o Teatro Nacional D. Maria II e o Teatro Maria Matos para dar uma continuidade a espetáculos que estiveram em cena durante pouco tempo.

DR

Do papel para o digital

Dez minutos depois da hora prevista, o silêncio instala-se na sala, as luzes apagam-se e o pano sobe. Estamos, neste preciso momento, na redação do jornal Última Hora, periódico que atravessa a maior crise de sempre. Com uma redação que parece ter parado no tempo devido ao aparecimento da Internet, da partilha grátis de conteúdos, da fuga dos leitores para as plataformas digitais e da facilidade da divulgação de fake news, os últimos dias do Última Hora aproximam-se.

Miguel Guilherme, ator bastante conhecido do público, é quem interpreta Santos Ferreira, diretor do jornal. Com problemas relacionados com o álcool, é contra a transição do jornal para o meio online, afirmando que não há nada que substitua o jornal em papel. O ator, que esteve durante 25 dias na redação do jornal Público com o intuito de se inspirar para interpretar o personagem, admite – no vídeo promocional da peça, disponível no site oficial do Teatro D. Maria II – que não foi tempo suficiente para perceber a vida de um jornalista, mas garante: “as palavras que uso no palco, acabam por me sair com maior verdade”.

Também a liderar o elenco, a atriz Maria Rueff interpreta a diretora-adjunta Sousa Neves que, com a ajuda de Santos Ferreira, quer fazer de tudo para salvar o jornal. Maria Rueff trabalhou no jornal Público, onde conheceu o encenador da peça, Rui Cardoso Martins, e com base na sua experiência desenvolveu a personagem. A atriz dá a cara a uma jornalista com forte personalidade que tem de assumir a responsabilidade de ajudar o novo CEO do jornal Última Hora a perceber quem deve ser despedido da redação. O CEO é Ramires Sá Saraiva, interpretado pelo ator José Neves. Este é o novo acionista e administrador que quer rentabilizar o negócio, acabando com o jornal em papel e transformando o Última Hora num jornal digital.  “É uma crítica ao estado atual do jornalismo. A questão da imprensa é fundamental para a liberdade e para a democracia. Levado por estes conceitos decidi criar personagens cómicas, cheias de defeitos e virtudes”, afirma Rui Cardoso Martins.

DR

Falar de jornalismo com humor

A peça é uma sátira ao atual jornalismo, tentando retratar, através de uma comédia negra, os problemas que o jornalismo enfrenta: vendas baixas das publicações em papel, pirataria nas edições digitais, publicidade a querer focar-se unicamente no digital, administradores que só se focam em lucro e audiências, e que não valorizam a profissão de jornalista.

O uso da comédia tem sido a forma mais terapêutica e incisiva de lidar com assuntos sérios, quando é bem feita. Se a comédia for feita de forma sensível, com bom senso e de forma inteligente, resulta sempre. Teresa Sequeira considera que “quando mandamos abaixo as barreiras através do humor, uma gargalhada ou um sorriso, deixamos logo as pessoas mais à vontade e mais recetivas, portanto, é uma boa maneira de lidar com assuntos sérios”.

No entanto, a comédia, muitas vezes, não é considerada uma “arte séria”. Em desacordo com esta ideia, Maria Rueff reforça no vídeo promocional da peça: “A comédia não é séria, é seríssima e é talvez o género mais sério.” Rui Cardoso Martins salienta que “a peça não é só uma simples comédia. Na verdade, podemos defini-la como tragicomédia: tem partes duras misturadas com tragédia e também partes com humor. O humor não é aligeirar, é aprofundar”.

Rui Cardoso Martins escreveu esta peça baseando-se na sua experiência como jornalista, para homenagear os jornalistas mais velhos, mas também para estimular os mais novos, o que faz com que a peça utilize muitos exemplos de situações reais e alguns termos próprios da profissão. Carolina Magalhães considera que essa é a sua maior dificuldade na compreensão do espetáculo. “Há muitas referências a aspetos que não consigo perceber porque estão muito ligados ao jornalismo. No fundo, sinto que quem não sabe sobre essa área, pode sentir-se um pouco perdido.” Contrariando esta opinião, Rui Cardoso Martins afirma que “qualquer pessoa minimamente informada percebe a peça. O humor exige alguma capacidade de quem está a ver”.

DR

Entreajuda cultura – saúde

Este ensaio solidário para a Cruz Vermelha foi um agradecimento por parte do Teatro Maria Matos e da Força de Produção pela ajuda com que puderam contar quando os teatros voltaram a abrir depois de terem sido obrigados a fechar portas devido à pandemia Covid-19. “A Cruz Vermelha percebeu que tínhamos sido fortemente afetados e o custo dos testes na altura eram muito elevados. Se tivéssemos de testar 100 pessoas de uma só vez, era um prejuízo gigante. A Cruz Vermelha apoiou-nos desde o primeiro momento e isto foi a forma de retribuirmos o trabalho que eles fizeram não só connosco, mas com todas as pessoas ao longo destes dois anos”, afirmou Teresa Sequeira. A sala enche-se de aplausos e Ana Jorge, presidente da Cruz Vermelha, é chamada ao palco. “Estamos dispostos a apoiar o teatro, as artes e a cultura porque ela nos ajudará a ultrapassar estes tempos difíceis. A Cruz Vermelha vive destes apoios, mas está disponível para tudo aquilo que for preciso”, assegura.

Três horas após o início, o pano desce e o som das palmas invade a sala. Depois de um serão cheio de emoções, a alegria do público é contagiante. Os corredores voltam a encher-se não só de pessoas, como também de elogios. O Última Hora regressa a um novo palco. Sai a segunda edição.

DR
       
Jornalismo Teatro 2022-03-10
Jaime Lourenço
Tags Jornalismo Teatro
Artigo anterior :

Mariana Almeida: “Por parte do Estado português, não há apoios nenhuns. Há pouco reconhecimento da modalidade”

Artigo seguinte :

Carla Santos: “A violência obstétrica é uma violência de género e tem paralelo com a violência sexual”

Artigos relacionados

À espera dos ventos de esperança

À espera dos ventos de esperança

Paulo Teixeira 16 Jan 2018
Quando a ansiedade não mata, mas… mói

Quando a ansiedade não mata, mas… mói

Patrícia Campos 17 Mai 2016
Algo velho, algo novo: slow fashion em Portugal

Algo velho, algo novo: slow fashion em Portugal

Beatriz Rosa 25 Jul 2019

Veja também

Cristina Cavalinhos: “O talento só vale 10%, o resto é mesmo trabalho, suor e lágrimas”

Cristina Cavalinhos: “O talento só vale 10%, o resto é mesmo trabalho, suor e lágrimas”

Começou o seu percurso no teatro em 1982, em Setúbal. Pode-nos contar os seus primeiros passos na área da representação? Sim, foi aí que descobri

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

    André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

    Carolina Pereira Fragoso 29 Jun 2023
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

    André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

    Carolina Pereira Fragoso 29 Jun 2023
  • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão

    Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão

    João Domingues 29 Jun 2023
  • Coronel Raúl Folques: “A guerra é a coisa mais horrível e mais desnecessária que há”

    Coronel Raúl Folques: “A guerra é a coisa mais horrível e mais desnecessária que há”

    Cheila Lafayette 28 Jun 2023
  • Docentes do DCC marcam presença na Feira do Livro de Lisboa 2023

    Docentes do DCC marcam presença na Feira do Livro de Lisboa 2023

    UALMedia 14 Jun 2023
  • Ana Curvo Dias: “Existirá sempre uma cultura de antiparlamentarismo que está contra os órgãos de soberania”

    Ana Curvo Dias: “Existirá sempre uma cultura de antiparlamentarismo que está contra os órgãos de soberania”

    Marta Almeida 30 Mai 2023
  • Rádio Autónoma podcast no ar vinil animação Entrevista joão de sousa atelier Universidade poesia pontocom disco aula ualmedia prática natal cinema cristina patrício Jornalismo psicologia companhia nacional êxitos 2000 watts futebol
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas noticias

André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”
Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão
Coronel Raúl Folques: “A guerra é a coisa mais horrível e mais desnecessária que há”
Docentes do DCC marcam presença na Feira do Livro de Lisboa 2023
Ana Curvo Dias: “Existirá sempre uma cultura de antiparlamentarismo que está contra os órgãos de soberania”
Ricardo Marques: um forte aliado no serviço à comunidade
“Literacia(s) & Cidadania(s)” marca o início da nova coleção Livros NIP-C@M
Luís Carmelo (1954-2023): um professor exemplar, um escritor criativo
Autónoma marca presença no VI Congresso Literacia, Media e Cidadania
Cristina Cavalinhos: “O talento só vale 10%, o resto é mesmo trabalho, suor e lágrimas”
DCC marca presença em Escola Doutoral em Espanha
Red Alfamed distinguida com Prémio da UNESCO
Miguel van der Kellen participa no podcast ‘Antes da Revolução – Portugal 73’
Margarida Balseiro Lopes: “As associações estudantis são uma porta para começarmos a ter uma intervenção cívica”
Rute Reis Figuinha: “Não se aceita, no sentido verdadeiro da palavra, a morte de ninguém. Aprende-se a viver com a ausência”
Autónoma recebe congresso internacional de História da Comunicação
Arons de Carvalho participa em debate sobre regulação do serviço público de media
Lx Factory: da produção de jornais à produção de experiências
Ana Bispo Ramires: “Temos de começar urgentemente a falar em promoção de saúde mental”
Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores
Alunos de Ciências da Comunicação publicam no Artéria
Ana Borges: “O principal é nunca desistir. Devemos lutar sempre pelos nossos sonhos!”
Joana Cruz: “Antigamente a comunicação era muito mais lenta, mais longínqua das pessoas, e o digital acabou por aproximá-las”
UALCOM = Inclusão + Sustentabilidade

Últimos Podcasts

  • Vinil: Bryan Adams – Run to you
  • Bola ao centro: Início do jogo
  • Vinil: Stranglers – No More Heroes
  • Poesia: Florbela Espanca – Ser Poeta
  • Bola ao centro
© Copyright 2022, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem