Parabéns a você nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida. Chegaste aos 20 anos. Duas décadas de pura inocência da infância e rebeldias da adolescência. Tens 20 e aproveita a vida, apanha umas bebedeiras com amigos e não te preocupes, porque agora não tens problemas. Exceto teres aquela composição para escrever, dois textos para ler, um trabalho por rever e outros dois por fazer, mas não faz mal, és jovem e não pensas em coisas negativas nem na pressão.
Ansiedade? Depressão? Tudo isso é novidade que se espalha pelo ar. A dona Cremilde da esquina teve e está ótima, tudo isso é fita. Estes jovens fazem tudo para chamar a atenção, hoje em dia.
Tens 20 e estás uma linda mulher, mas cuidado não sorrias demais pois vais parecer oferecida, mas também não deixes de sorrir, caso contrário és mal-educada. Não rias alto, não digas palavrões, não assobies, não chores à frente de ninguém, senão, és frágil. Olha a saia demasiado curta e top demasiado decotado, depois não digas que não querias. Afinal, estavas a pedi-las.
Tens 20, agarra-te aos teus sonhos. Aqueles que desaparecem porque a profissão que queres está numa situação precária. O tão desejado ordenado, nem ao final do mês chega para as despesas, quanto mais para comprar uma casa. A guerra pinta o mundo de vermelho em conjunto com as suas vítimas. Manifestações, greves e pobreza, mas és jovem isso não te afeta. A menos que não consigas aprender porque não tens professores ou precises de comprar material escolar barato, porque aquelas canetas que gostavas estão ao dobro do preço e computador nem vale a pena pensares nisso.
Tens 20, não tens problemas em que pensar. Foste boa filha, mas serás boa mãe? Assim que acabares os estudos, terás de emigrar ou o teu país terá algum trabalho para te dar? Conseguirás encontrar o amor ou ficarás “para tia”? Conseguirás ter a tua casa? Será que se emagreceres um pouco a sociedade te vai aceitar? Será que as palpitações vão parar?
Ai… o que davas para andar para trás. Quando eras criança o que sonhavas para aqui chegar, para agora só desejares ter as Barbies para brincar e as canções da Floribella para decorar.
Milhares de jovens em Portugal sofrem com sintomas de ansiedade e depressão, mas, tantas vezes, continuam a ser olhados com desdém e sem preocupação. Faz parte. Dizem que faz parte do crescimento. Sigamos em frente. Venha mais um ano letivo e mais um aniversário.
— A UAL disponibiliza um serviço — CUPA – Centro Universitário de Psicologia e Aconselhamento — de apoio a todos os estudantes. Os serviços prestados incluem consultas de Psicologia individuais ou em grupo.
— Tem ainda o GIRU – Gabinete para a Inclusão e Resiliência Universitária, um recurso para o apoio e suporte a todos os alunos que estejam determinados a seguir com o percurso escolar e superar os obstáculos que eventualmente possam surgir, no sentido de potencializar as suas aprendizagens e promover as melhores condições inclusivas.