• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • Jaime Lourenço participa no ENTR, projeto da RTP apoiado pela Comissão Europeia8 Junho, 2026
    • Autónoma recebe IV edição do seminário Pan-africanismo: Ontem e Hoje29 Maio, 2026
    • Bruno de Castro Ferreira dá aula aberta a alunos de Ciências da Comunicação20 Maio, 2026
    • DCC marca presença no congresso da SOPCOM23 Fevereiro, 2026
  • Reportagens
    • Heartbeat Project: o DJ que voltou à sua terra para dar voz a quem raramente é ouvido1 Junho, 2026
    • Zungueiras: “O dinheiro não chega”15 Maio, 2026
    • “O nosso partido é o Estoril”8 Maio, 2026
    • Ucranianos em Portugal: a união como refúgio1 Abril, 2026
  • Entrevistas
      • Fernando Orge: “Nunca me passou pela cabeça que o Alverca não chegasse lá”22 Maio, 2026
      • Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”1 Maio, 2026
      • Marta Gabriel: “O escrutínio sobre a mulher é maior e não é preciso fazer muito. Basta estarmos fardadas”23 Abril, 2026
      • Maria João Faustino: “Há uma nova caixa de pandora”16 Abril, 2026
  • Opinião
      • Opinião
        • O verniz que pintou o ódio de azul celesteGabriel Narciso
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
      • Crónicas
        • “Coita de Amor” enquanto pilar televisivoManuel de Beja
        • A segunda vida da torradaGabriel Narciso
        • O verniz que pintou o ódio de azul celesteGabriel Narciso
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • PontoCom
          • Poesia
          • Passaporte Académico
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Muda aos cinco, acaba aos dez
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Conversa em dia
          • Conferências
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voltamos a dar voz à solidariedade na campanha de maio do Banco Alimentar
        • As “100 Mais” de 2025
        • Rádio no Banco Alimentar
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Too Spicy
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Ponto de Vista
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Frente & Verso
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Dois à Deriva
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Confiança
          • Cão com pulgas
          • Calma
          • Café & Crime
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • Autónoma acolhe debate sobre cinema   |   11 Jun 2026

  • Jaime Lourenço participa no ENTR, projeto da RTP apoiado pela Comissão Europeia   |   08 Jun 2026

  • Isabel Nery no Festival Literário de Alcanena   |   05 Jun 2026

  • Heartbeat Project: o DJ que voltou à sua terra para dar voz a quem raramente é ouvido   |   01 Jun 2026

  • Autónoma recebe IV edição do seminário Pan-africanismo: Ontem e Hoje   |   29 Mai 2026

  • Voltamos a dar voz à solidariedade na campanha de maio do Banco Alimentar   |   26 Mai 2026

 
-Início»Rubricas»Rubricas»Raio-X ao Futebol: Dragões vencem o dérbi portuense e ficam mais perto do título

Raio-X ao Futebol: Dragões vencem o dérbi portuense e ficam mais perto do título

Jaime Silva 25 Jun 2020 Rubricas, Rubricas

Em noite de São João, o FC Porto recebeu e venceu o Boavista FC por uma margem confortável de 4-0. Com esta vitória, e a anterior derrota do rival Benfica, os azuis e brancos podem até perder ou empatar uma vez até ao final do campeonato, devido à vantagem no confronto direto perante os encarnados.

O Porto entrava em campo sabendo que o rival lisboeta acabara de perder em casa. Curiosamente, o conjunto orientado por Sérgio Conceição entrou passivo, sem fulgor ofensivo e perdulário na definição. A equipa sensação pós paragem orientada por Daniel Ramos, o Boavista, veio ao Dragão com a lição bem estudada e foi neutralizando as investidas ofensivas do Porto, não deixando de atacar e criar perigo, tendo como a sua arma mais audaz Yusupha Njie. Os axadrezados permitiram que os azuis e brancos controlassem sempre a posse de bola, decisão estratégica, devido à dificuldade da equipa de Sérgio Conceição em criar perigo de bola corrida. Perante uma primeira parte muito bem disputada taticamente, as equipas foram empatadas para o balneário sem ocasiões flagrantes de golo.

Na entrada para o segundo tempo, a equipa da casa entrou com uma outra faceta: mais agressividade, velocidade e grande eficácia na frente. Aos 53 minutos, depois de uma excelente receção orientada de Corona à entrada de área, o mexicano oferece a Marega, que não perdoa no frente a frente com Helton Leite. Estava feito o primeiro. Perante o golo que dava a vantagem mínima, o conjunto portista não desarmou e continuou à procura do golo da confortabilidade. Sete minutos depois do golo de Marega, o avançado maliano volta a ser protagonista ao sofrer uma falta na grande área axadrezada, cometida desnecessariamente por Gustavo Dulanto. Chamado a cobrar, Alex Telles engana Helton Leite e faz o segundo. A equipa de Sérgio Conceição estava confiante, agressiva e galvanizada. A liderança isolada estava cada vez mais perto. Com estes 15 minutos de grande categoria dos azuis e brancos, a equipa de Daniel Ramos nunca conseguiu reagir e ficou à mercê da intensidade ofensiva do Porto. Aos 70 minutos, Gustavo Dulanto volta a cometer uma grande penalidade, desta feita com o braço na bola. Sérgio Oliveira assume a grande penalidade, marca e dilata a vantagem da sua equipa para 3-0. Perante a vantagem confortável, Sérgio Conceição aproveitou para dar minutos a dois jovens da ‘cantera’: Fábio Silva e Fábio Vieira. Este segundo, aos 84 minutos, assiste Marega para o quarto e último golo do jogo, perante facilidades defensivas da defesa axadrezada.

Os azuis e brancos regressam, assim, às vitórias e isolam-se na liderança com mais três pontos que o Benfica, ficando mais perto do título.

FC Porto:

Marchesín (3) – Apesar de pouco trabalho, fez duas boas defesas.

Tomás Esteves (3) – Mais um jogo sólido do miúdo de 18 anos. Pode e deve arriscar muito mais ofensivamente, tem mais que qualidade para tal. Não se percebe a sua saída ao intervalo…

Mbemba (4) – Continua a subir e a realizar exibições seguras. Não se percebe como não era titular…

Pepe (4) – Mais um bom jogo ao lado de Mbemba. Se os azuis e brancos estão em primeiro devem muito à solidez defensiva que estes dois centrais dão à equipa.

Alex Telles (4) – Seguro defensivamente e muito participativo no ataque, concretizou ainda uma grande penalidade. Bom jogo.

Sérgio Oliveira (4) – Mais um bom jogo do médio português. Enche o meio campo portista.

Otávio (4) – Grande jogo do médio brasileiro. Bem-sucedido nos dribles, nos desarmes, nos duelos. Peça muito importante no sistema de Sérgio Conceição.

Luis Díaz (2) – Péssimo jogo do colombiano. Passou ao lado do jogo e saiu, sem surpresas, ao intervalo.

Soares (2) – Habitualmente bastante perigoso, o ponta de lança brasileiro não conseguiu ser influente no ataque portista e poucos duelos ganhou. Passou ao lado do jogo.

Marega (4) – Melhor em campo. Marcou dois golos e foi um perigo constante para a defesa boavisteira. Excelente jogo.

Manafá (3) – Entrou para a segunda parte, rendendo Tomás Esteves, mas nunca conseguiu entrar muito bem no jogo, apesar de ter cumprido.

Uribe (3) – Rendeu Diaz ao intervalo e foi essencial para equilibrar o meio campo portista, permitindo a subida no terreno de Otávio.

Fábio Vieira (4) – O jovem português entrou aos 80 minutos e assistiu para o quarto golo da equipa. Excelente entrada.

Boavista FC:

Helton Leite (2) – É um dos melhores guarda redes do nosso campeonato, já dado como certo no Benfica pela imprensa portuguesa. Ontem, revelou-se incapaz de lidar com o fulgor ofensivo portista.

Carraça (3) – Jogo equilibrado do lateral. Vários duelos ganhos, vários desarmes. Arriscou pouco ofensivamente.

Fabiano (3) – Dificuldades enormes na segunda parte. Foi vítima da falta de equilíbrio defensivo da equipa.

Ricardo Costa (2) – Péssimo jogo do central português. Revelou-se incapaz de controlar a segunda parte de Marega, cometendo um erro grave posicional no primeiro golo do mesmo.

Gustavo Dulanto (1) – O pior em campo. Cometeu dois penáltis desnecessários e perdeu a maior parte dos duelos.

Marlon (2) – Defensivamente esteve bastante infeliz, não tendo ganho nenhum duelo no chão em dez disputados (!). O seu corredor foi sempre o mais procurado pelo ataque portista.

Paulinho (2) – Apesar de algum acerto no passe, perdeu várias vezes a posse de bola e foi inexistente ofensivamente.

Idris (2) – Perdeu a maior parte dos duelos, cometeu várias faltas e perdeu a bola várias vezes. Muitas dificuldades.

Alberto Bueno (3) – No regresso ao Dragão, o ex-Porto esteve bem até à sua saída.

Yusupha (3) – O jogador mais inconformado do ataque axadrezado.

Fernando Cardozo (2) – O jovem paraguaio teve uma entrada infeliz. Passou ao lado do jogo e apenas assistiu aos últimos dois golos portistas.

Heriberto Tavares (2) – A par de Cardozo e Stojiljkovic, entrou depois do segundo golo adversário e teve muitas dificuldades. Tentou várias incursões sozinho, mas esbarrou na defesa portista.

Stojiljkovic (3) – Entrou bem e desferiu um cabeceamento perigoso perto do final.

    
Desporto futebol 2020-06-25
Jaime Lourenço
Tags Desporto futebol
Artigo anterior :

Raio-X ao Futebol: Santa Clara vence na Luz e afasta o Benfica da luta pelo título

Artigo seguinte :

Raio-X ao Futebol: Liverpool, de volta à glória

Artigos relacionados

Clube da minha terra: Seia Futebol Clube

Clube da minha terra: Seia Futebol Clube

Manuel Camelo e André Santos 07 Mar 2019
Histórias com H: a final de Istambul, em 2005

Histórias com H: a final de Istambul, em 2005

Pedro Andrade 14 Fev 2019
TUaLER: “O Banqueiro Anarquista”, um conto de raciocínio!

TUaLER: “O Banqueiro Anarquista”, um conto de raciocínio!

Magda Coelho 17 Abr 2020

Veja também

André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

André Horta: “A renovação foi uma prova de amor pelo clube e do meu compromisso com o clube”

Costumava jogar futebol em miúdo? Como é que o futebol apareceu na sua vida? Claro que sim. O futebol apareceu naturalmente através do meu avô

Rádio em direto.

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Autónoma acolhe debate sobre cinema

    Autónoma acolhe debate sobre cinema

    Diego Tamaian 11 Jun 2026
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Autónoma acolhe debate sobre cinema

    Autónoma acolhe debate sobre cinema

    Diego Tamaian 11 Jun 2026
  • Jaime Lourenço participa no ENTR, projeto da RTP apoiado pela Comissão Europeia

    Jaime Lourenço participa no ENTR, projeto da RTP apoiado pela Comissão Europeia

    UALMedia 08 Jun 2026
  • Isabel Nery no Festival Literário de Alcanena

    Isabel Nery no Festival Literário de Alcanena

    UALMedia 05 Jun 2026
  • Heartbeat Project: o DJ que voltou à sua terra para dar voz a quem raramente é ouvido

    Heartbeat Project: o DJ que voltou à sua terra para dar voz a quem raramente é ouvido

    Joana Silva 01 Jun 2026
  • Autónoma recebe IV edição do seminário Pan-africanismo: Ontem e Hoje

    Autónoma recebe IV edição do seminário Pan-africanismo: Ontem e Hoje

    UALMedia 29 Mai 2026
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista aula mariana rebocho poesia pontocom joao santareno de sousa academy prática academycamente disco futebol Leonor Noronha Lídia Belourico António Bernardino cristina patrício
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

Autónoma acolhe debate sobre cinema
Jaime Lourenço participa no ENTR, projeto da RTP apoiado pela Comissão Europeia
Heartbeat Project: o DJ que voltou à sua terra para dar voz a quem raramente é ouvido
Autónoma recebe IV edição do seminário Pan-africanismo: Ontem e Hoje
“Coita de Amor” enquanto pilar televisivo
Fernando Orge: “Nunca me passou pela cabeça que o Alverca não chegasse lá”
Isabel Nery no Festival Literário de Alcanena
Bruno de Castro Ferreira dá aula aberta a alunos de Ciências da Comunicação
Zungueiras: “O dinheiro não chega”
“O nosso partido é o Estoril”
Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”
Marta Gabriel: “O escrutínio sobre a mulher é maior e não é preciso fazer muito. Basta estarmos fardadas”
Maria João Faustino: “Há uma nova caixa de pandora”
Jordan van der Gaag: “Acho que estou numa das melhores fases da carreira”
Ucranianos em Portugal: a união como refúgio
Alexandre Poço: “Ser primeiro-ministro seria um sonho”
Cifrão: “A dança deu-me tudo o que tenho”
O silêncio das lojas que fecham: a última geração do comércio tradicional em Ponte de Lima
Estudantes de Ciências da Comunicação visitam agência F5C – First Five Consulting
Paulo Paulino: “O que mais quero é não desiludir os alcoutenejos”
Catarina Carvalho: “Somos todos iguais perante a cidade”
Vera Fernandes: “Acho que qualquer pessoa que hoje faça rádio quer pertencer à Comercial”
Clara Não: “O ativismo não pode começar e acabar num clique”
A segunda vida da torrada

Últimos Podcasts

  • Não temos paciência: Coisas femininas
  • Muda aos cinco, acaba aos dez: Vítor Pereira – “João Pinheiro pode ser o primeiro a arbitrar em três Mundiais”
  • Muda aos cinco, acaba ao dez: Joaquim Rita – “Esta Seleção pode realizar o Mundial da nossa Esperança”
  • Poesia: Camões – Canto X (excerto)
  • Conversa em dia: Não existe saúde sem saúde mental
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem