• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • 3 Books_Mockup“Literacia(s) & Cidadania(s)” marca o início da nova coleção Livros NIP-C@M4 Maio, 2023
    • retrato-Alfredo-Cunha1-Luís Carmelo (1954-2023): um professor exemplar, um escritor criativo1 Maio, 2023
    • congresso_leteracia_media_cidadaniaAutónoma marca presença no VI Congresso Literacia, Media e Cidadania4 Maio, 2023
    • IMG_8890DCC marca presença em Escola Doutoral em Espanha27 Abril, 2023
  • Reportagens
    • 10-1024×668Lx Factory: da produção de jornais à produção de experiências28 Março, 2023
    • IMG_8350UALCOM = Inclusão + Sustentabilidade2 Março, 2023
    • vista-frontal-da-mesa-de-limpeza-baristaAuxiliares de limpeza : Retrato de uma profissão invisível14 Fevereiro, 2023
    • Imagem11Chelas é o Sítio, Chelas é o berço13 Fevereiro, 2023
  • Entrevistas
      • Imagem1Ana Curvo Dias: “Existirá sempre uma cultura de antiparlamentarismo que está contra os órgãos de soberania”30 Maio, 2023
      • 349176055_202152039360182_1814472407052410211_nRicardo Marques: um forte aliado no serviço à comunidade30 Maio, 2023
      • mbv_8699Cristina Cavalinhos: “O talento só vale 10%, o resto é mesmo trabalho, suor e lágrimas”27 Abril, 2023
      • Imagem1Margarida Balseiro Lopes: “As associações estudantis são uma porta para começarmos a ter uma intervenção cívica”20 Abril, 2023
  • Opinião
      • Opinião
        • WhatsApp-Image-2021-07-05-at-16.25.04-1020×600Eu, mulher. Eu, mulher, tenho vozCarolina Mendes
        • Elliot-PageO nome dele é Elliot. Um guia sobre pessoas transgénero para os jornais portuguesesBeatriz Rosa
        • fotoAlice no País das TecnologiasAntónio Jorge
        • restore_your_faith_in_politics_1200x627A avó Emília e a política. 20 anos e 16 campanhas depois, continua-se a ouvir o padreMónica Costa
      • Crónicas
        • IMG_4298“Amo-te”Lourenço Catarino
        • thumbnail_IMG_3796“Ah…”Lourenço Catarino
        • retrato-Alfredo-Cunha1-Uma despedidaLuís Carmelo
      • Críticas
        • cabanaTUaLER: “A Cabana”. Deus é uma mulher?Magda Coelho
        • banqueiroTUaLER: “O Banqueiro Anarquista”, um conto de raciocínio!Magda Coelho
        • ruapassarosTUaLER: “A Ilha na Rua dos Pássaros”, ou como fugir aos nazisMagda Coelho
  • Dossiers
    • Sem TítuloConferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • DSC_0056-1024×683Projetos TVUALMedia
    • pro-photography-equipment_1426-1771Fotogalerias da Autónoma
    • 221d0cdb3179b4b239b33987813eedb343131686df9432c0fa786aa073a8040f-rimg-w600-h276-gmirIV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
  • Cábulas
    • team-of-students-completing-task_23-2147666610Erasmus+16 Outubro, 2018
    • literaciaO que é Literacia Mediática?4 Junho, 2018
    • codigodeontologico_20180320O que é o Código Deontológico dos Jornalistas?5 Abril, 2018
    • computador_20160222Regulamento Geral de Proteção de Dados4 Junho, 2018
  • Artigos
    • Imagem1Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
    • laptop-g65699b9ad_1920Viver com perturbação obsessivo-compulsiva: o caso português9 Fevereiro, 2022
    • imageGrão a grão, em prol da sustentabilidade4 Abril, 2021
    • abdominal-pain-2821941_1920Intolerância alimentar: conhecer a causa para resolver o problema9 Fevereiro, 2021
  • Rubricas
    • Imagem1César Boaventura assume: consequências da acusação de viciação de resultados foram positivas2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: ‘Águia’ já joga o triplo2 Outubro, 2020
    • Imagem1Raio-x ao Futebol: O campeão da incompetência16 Julho, 2020
    • Imagem1Raio-X ao Futebol: Benfica volta a escorregar e deixa o título à mercê do Porto14 Julho, 2020
  • Rádio Autónoma
      • Podcasts
          • Lá na zona
          • Malucos na Uni
          • Uma história para o Dia do Pai
          • Girls Like Sports 2
          • Amargo & Doce
          • Poddemos Descomplicar
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Frente & Verso
          • Pessoas e Pessoas
          • Confiança
          • eTalks
          • RitUAL
          • Falando Claramente
          • Trepadeira
          • Conferências
          • Lusofonia
          • No Ar
          • Psicologia Para Todos
          • Laboratório
          • Poesia
          • PontoCom
          • Vinil
          • Histórias Com Sons
      • Notícias
        • ra horizontal mais do ano 2022bAs mais rodadas em 2022
        • Substance, de Demi LovaroSubstance entra para as “apostas”
        • ra horizontalChegámos à adolescência
      • Podcasts Antigos
          • Educadores
          • Reflexões da Ana
          • Triângulo com quatro lados
          • Duas à Sexta
          • 2000 Watts
          • Sundown
          • As quatro da vida airada
          • Cão com pulgas
          • Conversas de café
          • Pensar nas expressões
          • Dance
          • Top 10
          • Êxitos de Sempre
          • ´Tàs à vontade
          • Trendy News
          • Ready. Gap. Go!
          • Thursday´s Vibez
          • Jazz and Blues
          • Rapresentação
          • Escolhe Tu
          • Incrível
          • Entre Linhas
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Crónicas & Murais
          • Cá vai disco
Últimas
  • Ana Curvo Dias: “Existirá sempre uma cultura de antiparlamentarismo que está contra os órgãos de soberania”   |   30 Mai 2023

  • Ricardo Marques: um forte aliado no serviço à comunidade   |   30 Mai 2023

  • “Literacia(s) & Cidadania(s)” marca o início da nova coleção Livros NIP-C@M   |   04 Mai 2023

  • Autónoma marca presença no VI Congresso Literacia, Media e Cidadania   |   04 Mai 2023

  • Luís Carmelo (1954-2023): um professor exemplar, um escritor criativo   |   01 Mai 2023

  • Cristina Cavalinhos: “O talento só vale 10%, o resto é mesmo trabalho, suor e lágrimas”   |   27 Abr 2023

 
-Início»Artigos»Pandemia de quatro patas: das adoções por impulso ao abandono por falta de condições

Pandemia de quatro patas: das adoções por impulso ao abandono por falta de condições

Andreia Ventura 23 Nov 2020 Artigos, Artigos

Todos os anos são abandonados em Portugal mais de 20 mil animais domésticos, segundo dados da Associação Nacional de Médicos Veterinários dos Municípios (ANVETEM). Em 2017 e 2018, o número de animais recolhidos por centros de recolha oficiais foi de 41 mil e 36 mil, respetivamente. Apesar da melhoria registada no ano anterior, em 2019 o panorama não melhorou: no final do ano, o número de animais abandonados rondava os 50 mil. Este aumento pode relacionar-se com a entrada em vigor da lei que impede o seu abate, o que pode levar ao abandono de animais domésticos mais idosos.

Em tempo de pandemia da Covid-19 tem sido reportado, pelos centros de recolha oficiais, um aumento das situações de abandono de animais domésticos, que se pode justificar tanto pela condição económica atual de algumas famílias ou por desinformação e receio de que os animais possam ser transmissores do vírus, embora não existam testemunhos científicos que o comprovem. O veterinário Bruno Rôlo explica: “A cadeia de contágio cruzado entre animais e humanos não está em causa. Não existe nenhuma evidência científica, pelo que não faz sentido nenhum o abandono animal ou a entrega a outras entidades e instituições que recebem animais abandonados.”

Embora ainda não estejam disponíveis dados que consigam refletir o abandono animal durante este período, a Animalife realizou um inquérito e as conclusões revelam que mais de 55% das associações afirmam que o número de animais abandonados cresceu e há concelhos que registam um aumento na ordem dos 25%, verificando-se assim que muitos dos centros de recolha oficiais já se encontram lotados.

No lado oposto da moeda e apesar das restrições, ainda há quem pense adotar mesmo tendo em conta o panorama atual, o que traz uma mensagem de esperança. A quarentena e o isolamento social levaram a que muitas pessoas procurassem uma companhia, o que provocou um aumento nos pedidos, afirmam as associações que, ainda assim, se têm demonstrado preocupadas com estas adoções por impulso, que podem ser resultantes de um aumento do abandono animal. 

Dificuldades e soluções adotadas pelas associações

O estado de emergência e o surto de coronavírus levou a que muitos centros de recolha oficiais e outras associações fechassem as portas e reduzissem ao indispensável o atendimento veterinário. Com o encerramento, as instituições passaram a receber menos donativos, principalmente em géneros. Essa é uma das questões que mais preocupa a presidente da União Zoófila, que decidiu fechar as instalações como medida de precaução. “Os donativos são o que nos permite pagar tudo o que sejam despesas extra — cirúrgicas, veterinárias, internamentos, análises. E acaba por nos complicar um bocado a vida.”

Vê-se a comida a escassear, tal como outros bens necessários como produtos de limpeza e higiene, dos quais ainda existem reservas, mas que com a ausência de donativos será uma situação difícil de gerir. No que se refere à recolha de animais, as associações encontram-se perante um momento bastante delicado, estando apenas a aceitá-los em casos muito extremos, correndo um maior risco de sobrelotação, o que também coloca em risco as suas condições de vida.

Rodrigo Livreiro é presidente da Associação Animalife e defende que a sobrelotação dos centros de recolha pode ser acautelada com campanhas de promoção à adoção massiva. Por outro lado, no que se refere ao abandono de animais, devido ao aumento de dificuldades económicas que se fez sentir durante esta crise causada pela pandemia, as associações aconselham a que as famílias procurem auxílio junto de entidades de proteção animal. Para Maria Pinto Teixeira, diretora da Animais de Rua, este é o momento de antecipar o problema e começar a pensar um reforço de verbas e tentar remediar a situação assim que seja possível. “É preciso pensar já no pós[-coronavírus]. É importante planear medidas. Vai haver muito trabalho a seguir.”

Prometendo ser uma ajuda face aos novos obstáculos da Covid-19, nasce neste contexto pandémico a Plataforma Solidária Animal, que tem como missão recolher donativos e ajudar doentes que contraíram o vírus e não têm, atualmente, capacidade para cuidar dos seu animais de estimação. Mas a plataforma vai mais além e compromete-se ainda a fazer compras, passeios ou a ajudar a alimentar colónias, funções habituais de quem, neste momento, se vê limitado e impedido de sair à rua.

A Provedoria dos Animais de Lisboa é outro organismo que não se mostra indiferente à situação atual. Por isso, lançou a campanha de sensibilização “Todos vamos ficar bem e eles também”, cujo objetivo principal é prevenir o abandono animal e dar voz àqueles que não têm voz, sendo esses, muitas vezes, a única companhia dos grupos de risco.

       
abandono adoção animais artigo 2020-11-23
Ana Cabeças
Tags abandono adoção animais artigo
Artigo anterior :

Comércio tradicional: a alma de quem “estima vender com tradição e paixão”

Artigo seguinte :

Presidenciais americanas em debate na Autónoma

Artigos relacionados

Doença Renal: prevenir antes que seja tarde

Doença Renal: prevenir antes que seja tarde

Daniela Rodrigues 25 Mar 2019
Conheça os benefícios da mesoterapia homeopática

Conheça os benefícios da mesoterapia homeopática

Ana Sofia Marques 21 Set 2018
Em Figueiró dos Vinhos há vontade de renascer

Em Figueiró dos Vinhos há vontade de renascer

João Rocha 16 Jan 2018

Veja também

Crianças sobredotadas: à sombra do saber

Crianças sobredotadas: à sombra do saber

A ambiguidade na lei portuguesa relativa a esta matéria preocupa os especialistas que acompanham estas crianças, uma vez que não considera a sobredotação como necessidade

Rádio em direto

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • Ana Curvo Dias: “Existirá sempre uma cultura de antiparlamentarismo que está contra os órgãos de soberania”

    Ana Curvo Dias: “Existirá sempre uma cultura de antiparlamentarismo que está contra os órgãos de soberania”

    Marta Almeida 30 Mai 2023
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • Ana Curvo Dias: “Existirá sempre uma cultura de antiparlamentarismo que está contra os órgãos de soberania”

    Ana Curvo Dias: “Existirá sempre uma cultura de antiparlamentarismo que está contra os órgãos de soberania”

    Marta Almeida 30 Mai 2023
  • Ricardo Marques: um forte aliado no serviço à comunidade

    Ricardo Marques: um forte aliado no serviço à comunidade

    Lara Ferreira 30 Mai 2023
  • “Literacia(s) & Cidadania(s)” marca o início da nova coleção Livros NIP-C@M

    “Literacia(s) & Cidadania(s)” marca o início da nova coleção Livros NIP-C@M

    UALMedia 04 Mai 2023
  • Autónoma marca presença no VI Congresso Literacia, Media e Cidadania

    Autónoma marca presença no VI Congresso Literacia, Media e Cidadania

    UALMedia 04 Mai 2023
  • Luís Carmelo (1954-2023): um professor exemplar, um escritor criativo

    Luís Carmelo (1954-2023): um professor exemplar, um escritor criativo

    UALMedia 01 Mai 2023
  • Rádio Autónoma podcast no ar vinil animação Entrevista atelier Universidade pontocom poesia disco joão de sousa aula prática natal cinema Jornalismo companhia nacional êxitos 2000 watts cristina patrício psicologia ca vai futebol
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas noticias

Ana Curvo Dias: “Existirá sempre uma cultura de antiparlamentarismo que está contra os órgãos de soberania”
Ricardo Marques: um forte aliado no serviço à comunidade
“Literacia(s) & Cidadania(s)” marca o início da nova coleção Livros NIP-C@M
Luís Carmelo (1954-2023): um professor exemplar, um escritor criativo
Autónoma marca presença no VI Congresso Literacia, Media e Cidadania
Cristina Cavalinhos: “O talento só vale 10%, o resto é mesmo trabalho, suor e lágrimas”
DCC marca presença em Escola Doutoral em Espanha
Red Alfamed distinguida com Prémio da UNESCO
Miguel van der Kellen participa no podcast ‘Antes da Revolução – Portugal 73’
Margarida Balseiro Lopes: “As associações estudantis são uma porta para começarmos a ter uma intervenção cívica”
Rute Reis Figuinha: “Não se aceita, no sentido verdadeiro da palavra, a morte de ninguém. Aprende-se a viver com a ausência”
Autónoma recebe congresso internacional de História da Comunicação
Arons de Carvalho participa em debate sobre regulação do serviço público de media
Lx Factory: da produção de jornais à produção de experiências
Ana Bispo Ramires: “Temos de começar urgentemente a falar em promoção de saúde mental”
Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores
Alunos de Ciências da Comunicação publicam no Artéria
Ana Borges: “O principal é nunca desistir. Devemos lutar sempre pelos nossos sonhos!”
Joana Cruz: “Antigamente a comunicação era muito mais lenta, mais longínqua das pessoas, e o digital acabou por aproximá-las”
UALCOM = Inclusão + Sustentabilidade
Redação do PÚBLICO abre portas aos alunos de Ciências da Comunicação
Auxiliares de limpeza : Retrato de uma profissão invisível
Herman José: “O que torna a passagem do tempo interessante é estarmos sempre a acumular conhecimento”
Chelas é o Sítio, Chelas é o berço

Últimos Podcasts

  • No Ar: 2023-05-31 18h
  • Falando Claramente: Twenty fine
  • Vinil: LEGIÃO URBANA – Ainda é cedo
  • PontoCom: Pedro Ferro – “Já estou numa fase em que quero parar de tocar na rua”
  • Vinil: GIANNA NANNINI – Bello e impossibele
© Copyright 2022, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem