Paula Lopes é a nova diretora do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Autónoma.
A nova equipa que dirige o DCC, liderada por Paula Lopes, iniciou funções em outubro. A nomeação esteve a cargo do Conselho de Administração do Grupo Autónoma, juntamente com o Reitor da Universidade Autónoma de Lisboa.
Paula Lopes é professora na Autónoma há mais de 30 anos, lecionando unidades curriculares de jornalismo e literacia mediática. É doutorada em Sociologia pelo Iscte e, atualmente, cocoordena o Núcleo de Investigação em Práticas e Competências Mediáticas. Foi jornalista em jornais, revistas e sites informativos, formadora no Centro Protocolar de Formação para Jornalistas durante uma década, assessora/consultora de comunicação e programadora cultural. Nos últimos sete anos foi subdiretora do DCC e coordenadora científica da Licenciatura em Ciências da Comunicação e do Mestrado em Comunicação Aplicada.
A direção é também constituída por Carlos Pedro Dias que continua a assumir a subdireção do DCC e a coordenação do UALMedia. Jornalista há mais de 35 anos, passou pela RTP, foi fundador da SIC, entre outras estações de televisão. Foi consultor da CNN Internacional em Portugal, da administração da Televisão Pública de Angola (TPA) e da Federação Portuguesa de Futebol (Canal 11). É doutorando em Ciências da Comunicação na Autónoma e cocoordenador do NIP-C@M.
A nova direção renovou ainda as coordenações científicas dos três ciclos de estudo ministrados no DCC. A Licenciatura em Ciências da Comunicação passa a ser coordenada por Jaime Lourenço, o Mestrado em Comunicação Aplicada continua a ser coordenado por Paula Lopes, e o Doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa continua a ser coordenado por Bruno Reis.