O Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) da Universidade Autónoma de Lisboa criou um núcleo de investigação, o NIP-C@M. As principais linhas de investigação deste núcleo são o estudo de práticas e competências mediáticas digitais no uso juvenil das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o estudo de oportunidades e riscos associados a esse uso.
Como se pode ler no site, o objetivo do núcleo é potenciar sinergias entre docentes e discentes, apostando na conceção e desenvolvimento de projetos de investigação no âmbito das práticas e competências mediáticas digitais.
O NIP-C@M pretende formar massa crítica capaz de aprofundar a linha de investigação nuclear, assim como ampliar o debate académico no seio da licenciatura em Ciências da Comunicação e do mestrado em Comunicação Aplicada. Para isso, esta nova unidade propõe novas linhas de investigação contribuindo ativamente para a dinamização de atividades científicas como, seminários, congressos, fóruns, livros e revistas.
O NIP-C@M pretende, de futuro:
- Identificar conjuntos de práticas e de consumos mediáticos e digitais, nomeadamente ao nível da produção de conteúdos;
- identificar/explicar situações de risco e vulnerabilidades no mundo digital, como o ciberbullying, o roubo de perfis e de dados nas redes sociais, a exposição a conteúdos violentos e/ou a conteúdos eróticos ou pornográficos;
- compreender consumos noticiosos e consumos culturais realizados por via digital;
- perceber atitudes face aos novos media;
- descodificar sociabilidades decorrentes do processo de interação dos indivíduos na esfera digital;
- tipificar práticas dos indivíduos nas redes sociais, nomeadamente ao nível da economia da partilha e das práticas colaborativas;
- realizar análise de conteúdos de espaços/projetos digitais e avaliar competências mediáticas dos indivíduos no uso das tecnologias.
Este espaço de investigação constitui-se como um campo aberto de discussão e reflexão, podendo ser integrado por todos aqueles que manifestem vontade em contribuir para a concretização de atividades coerentes com o espírito deste núcleo de investigação.
Para obter mais informações sobre a equipa do NIP-C@M clique aqui.