A docente do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) Maria do Carmo Piçarra está a organizar a masterclass “O cinema como produção do real”, proferida por Lúcia Nagib.
A masterclass terá lugar no Colégio Almada Negreiros no dia 5 de novembro, às 15:00h. Lúcia Nagib é Professora Titular de Cinema da Universidade de Reading e autora de vários livros.
De acordo com o comunicado, “esta masterclass revisita o debate sobre realismo no cinema sob um ângulo pouco usual. Em lugar de avaliar o efeito de realidade produzido no espectador, irei situar o caráter realista de um filme no modo como ele é feito. Minha análise abordará três novas categorias de modo de produção realista: o ‘não-cinema’, ou seja, um cinema que questiona o dispositivo fílmico e sua manipulação do real, almejando coincidir com o próprio mundo fenomenológico; ‘passagens intermidiáticas’, ou seja, filmes que incluem outras formas artísticas como um canal para a realidade histórica e política; e o ‘cinema total’, isto é, filmes movidos por um impulso totalizante, seja em direção à obra de arte total, à história total ou a paisagens universalizantes. À guisa de ilustração, discutirei filmes clássicos tanto quando experimentos recentes, com o fim de demonstrar que o realismo é atemporal e inerente ao cinema desde a sua origem.”
Após o evento, projectar-se-á na Cinemateca Portuguesa pelas 21:30h o documentário Passagens que Nagib correalizou com o investigador Samuel Paiva. Depois terá lugar um debate sobre o mesmo, com a presença dos professores Lúcia Nagib e Paulo Filipe Monteiro.