• Universidade Autónoma de Lisboa
  • Autónoma Academy
  • NIP-COM

UALMedia

Menu
  • Notícias
    • “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M7 Julho, 2026
    • Jaime Lourenço participa no ENTR, projeto da RTP apoiado pela Comissão Europeia8 Junho, 2026
    • Autónoma recebe IV edição do seminário Pan-africanismo: Ontem e Hoje29 Maio, 2026
    • Bruno de Castro Ferreira dá aula aberta a alunos de Ciências da Comunicação20 Maio, 2026
  • Reportagens
    • Nimas: um espaço de resistência no coração de Lisboa23 Junho, 2026
    • Heartbeat Project: o DJ que voltou à sua terra para dar voz a quem raramente é ouvido1 Junho, 2026
    • Zungueiras: “O dinheiro não chega”15 Maio, 2026
    • “O nosso partido é o Estoril”8 Maio, 2026
  • Entrevistas
      • Luís Castro: “Cobrir conflitos é viver constantemente entre o medo e a obrigação de contar o que se passa”30 Junho, 2026
      • José Raposo: “O ator só desiste quando desaparece fisicamente. Quando morre”15 Junho, 2026
      • Fernando Orge: “Nunca me passou pela cabeça que o Alverca não chegasse lá”22 Maio, 2026
      • Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”1 Maio, 2026
  • Opinião
      • Opinião
        • O verniz que pintou o ódio de azul celesteGabriel Narciso
        • 20 de novembro de 2024: Dia Universal das CriançasAna Paula Pinto Lourenço
        • Mascarados de nada Cheila Lafayette
        • Carta ao Pai Natal Cheila Lafayette
      • Crónicas
        • Reflexão sobre Ljubomir e outros chefsManuel de Beja
        • “Coita de Amor” enquanto pilar televisivoManuel de Beja
        • A segunda vida da torradaGabriel Narciso
      • Críticas
        • O regresso nostálgico de Angry Odd KidsDiogo Mendes
        • Cooperativa Kallax: uma banda especialDiogo Mendes
        • Overthinking: o 8º pecado mortalTatiana Martins
  • Artigos
    • O Associativismo em Portugal: dos despejos à esperança por um futuro26 Março, 2024
    • Do desinteresse à participação: Educação no caminho para as urnas1 Março, 2024
    • Comunidade cigana: as inverdades que levam à discriminação e exclusão29 Junho, 2023
    • Neonatologia: Quem cuida dos cuidadores23 Março, 2023
  • Dossiers
    • IV Congresso Internacional do OBSERVAREUALMedia
    • Bastidores da Emissão de TVJoão Veloso
    • Conferência “Os Jovens, o Jornalismo e a Política”UALMedia
    • Projetos TVUALMedia
  • UALMedia Rádio
      • Podcasts
          • Vinil
          • Uma história para o Dia do Pai
          • PontoCom
          • Poesia
          • Passaporte Académico
          • Passagem de Turno
          • No Ar
          • Não temos paciência
          • Muda aos cinco, acaba aos dez
          • Laboratório
          • Histórias Com Sons
          • Conversa em dia
          • Conferências
          • Achas que é bonito ser feio?
          • Academycamente
      • Notícias
        • Voltamos a dar voz à solidariedade na campanha de maio do Banco Alimentar
        • As “100 Mais” de 2025
        • Rádio no Banco Alimentar
      • Podcasts Antigos
          • What´s Popin, What´s Flopin
          • Triângulo com quatro lados
          • Trepadeira
          • Trendy News
          • Top 10
          • Too Spicy
          • Thursday´s Vibez
          • Sundown
          • RitUAL
          • Reflexões da Ana
          • Ready. Gap. Go!
          • Rapresentação
          • Psicologia Para Todos
          • Ponto de Vista
          • Poddemos Descomplicar
          • Pessoas e Pessoas
          • Pensar nas expressões
          • Palavra Certa
          • O Condomínio das Intrigas
          • Malucos na Uni
          • Lusofonia
          • Lá na zona
          • Jazz and Blues
          • Incrível
          • Homo Economicus
          • Girls Like Sports 2
          • Frente & Verso
          • Falando Claramente
          • Êxitos de Sempre
          • eTalks
          • Escrito Por Linhas Tortas
          • Escolhe Tu
          • Entre Linhas
          • Educadores
          • Duas à Sexta
          • Dois à Deriva
          • Disco Por Inteiro
          • Dinosaur Cataclysm
          • Dance
          • Crónicas & Murais
          • Conversas de café
          • Confiança
          • Cão com pulgas
          • Calma
          • Café & Crime
          • Cá vai disco
          • Bola ao centro
          • As quatro da vida airada
          • Amargo & Doce
          • 2000 Watts
          • ´Tàs à vontade
      • Estatutos
      • Grelha de Programação
Últimas
  • “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M   |   07 Jul 2026

  • Reflexão sobre Ljubomir e outros chefs   |   02 Jul 2026

  • Luís Castro: “Cobrir conflitos é viver constantemente entre o medo e a obrigação de contar o que se passa”   |   30 Jun 2026

  • Nimas: um espaço de resistência no coração de Lisboa   |   23 Jun 2026

  • José Raposo: “O ator só desiste quando desaparece fisicamente. Quando morre”   |   15 Jun 2026

  • Autónoma acolhe debate sobre cinema   |   11 Jun 2026

 
-Início»Reportagens»Lojas sol: um projeto pró-ambiental, pró-social e pró-comunitário

Lojas sol: um projeto pró-ambiental, pró-social e pró-comunitário

Catarina Custódio 02 Ago 2016 Reportagens

No Mercado Municipal da Buraca o sol que sorri por cima da porta nº6 é a primeira imagem que se tem da Loja Sol.

“Tudo começou com a equipa de artesanato solidário…” introduz Isabel Nascimento, coordenadora do projeto lojas sol. “Os meus voluntários aproveitavam algumas coisinhas e faziam porta-chaves, porta-canetas, coisas assim que depois vendiam.” Os lucros conseguidos tinham sempre a mesma finalidade: solidariedade social. Mais tarde, ao artesanato solidário juntaram-se as feiras de trocas.

O projeto tem a vertente ambiental porque é feita a revalorização e reutilização de objetos, porque apoia famílias carenciadas, porque incentiva a comunidade a participar, seja através do voluntariado, seja através das doações.

Com datas marcadas quatro vezes ao ano, “as feiras de trocas funcionam para permitir que quem tem algo a mais consiga trocar por algo que lhe faz falta. Ou seja, se eu tiver um quilo de batatas, mas precisar de um litro de leite, posso trocar com alguém que se disponibilize a trocar leite por batatas” esclarece.

Foi destes dois projetos que nasceram as lojas sol, espaços dedicados à solidariedade, à comunidade e ao ambiente. Localizadas nos mercados municipais da Buraca e da Reboleira e, mais recentemente, no Mercado de S. Bento na Misericórdia, as lojas tem como propósitos: a ajuda às famílias em carência comprovada, o apelo à solidariedade comunitária e a capacidade de resposta às necessidades da comunidade.

O cumprimento destes objetivos é um trabalho feito em conjunto com o banco alimentar e com as cantinas sociais através da criação e doação de cabazes de emergência.

Como funciona?

A Loja Sol é o resultado da uma parceria entre a Fundação PT, a Social Mind, a Associação Feixe Luminoso, a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa da Amadora e a Junta de Freguesia das Águas Livres. O projeto foi inaugurado no dia 19 de dezembro de 2014 e é composto por uma equipa hierarquizada.

As Lojas Sol abrem de terça-feira a sábado das 9h30 às 11h30 pelas mãos de dois voluntários.

“Ainda somos alguns, mas estamos organizados” conta Isabel, cujo papel como coordenadora consiste em orientar um total de 43 voluntários. ” Temos uma pessoa a seguir a mim, com quem os voluntários têm uma relação direta e a quem reportam as situações. Depois, temos responsáveis pela triagem dos artigos doados (que se ocupam de ver o que pode ser aproveitado para venda ou para entrega direta a alguém), temos também responsáveis de armazém (que organizam os artigos, no caso da roupa, por exemplo, colocam-na por géneros ou por estações), temos responsáveis pelos livros e temos também responsáveis pela formação dos cabazes de emergência (tratam de comprar os alimentos e os produtos para os cabazes com os lucros das Lojas Sol) ”, explica.

Cristina Ribeiro, 58 anos residente na Buraca refere que a abertura diária da loja fica a cargo de todos, ou seja, “Vamos rodando, temos um plano afixado na parede onde estão os dias que temos de estar aqui, e estamos!” A voluntária da Loja Sol da Buraca afirma que a sua participação neste projeto deve-se ao facto de se sentir bem ao ajudar a comunidade. “A Dr.ª Isabel falou-me disto e disse-me “Queres experimentar?” Olha, e eu experimentei!”, completa com uma gargalhada.

Por sua vez, Cristina Marques, 47 anos, também residente na Buraca, afirma que não é só o gosto pela ajuda que a motiva a estar ali. “Fazer voluntariado é bom para os outros e para nós próprios. No meu caso, ajuda-me bastante a enriquecer o currículo e não custa nada”, afirma enquanto dobra uma manta há pouco doada.

Para fazer voluntariado, “basta querer!”, afirma Isabel. “É um compromisso de parte a parte, se quiserem experimentar e gostarem, basta quererem continuar”.

E os clientes?

Quem observa a Loja Sol pelo exterior, é possível notar a diversidade de artigos expostos na montra. Desde um cãozinho de porcelana a um terço de madeira do tamanho de uma porta, todos eles doados por quem já não precisa e todos eles valorizados com um “Sol”. “É uma metáfora”, diz Isabel. “Achámos que seria mais engraçado quantificar os artigos em sois. Ou seja, os clientes percebem que o artigo custa 1€ mas ele está identificado com um sol, e acham graça!”.

Maria Plaço, 73 anos, “cliente habitual”, como foi introduzida por Cristina Ribeiro, confirma o que foi dito anteriormente pela coordenadora: ” Venho aqui sempre que posso. Isto é uma lojinha para quem tem pouco dinheirinho e ainda ajudamos os outros”, completa. Alegre e bem-disposta em busca de mais bijuteria, Maria Plaço traz ao pescoço um cachecol comprado na loja. “Ando a fazer publicidade aqui às minhas meninas…”, diz entre sorrisos. “Estou sempre a dizer às minhas amigas para cá virem, há sempre qualquer coisa de que gostamos e compramos.”

Segundo Cristina Ribeiro, “a loja, o projeto, deveria ter mais divulgação. O nosso público-alvo é toda a gente, mas somos visitadas essencialmente pelas pessoas que frequentam o mercado e que nos conhecem.”, Cristina Marques acrescenta ainda que os clientes “são, sobretudo seniores.”

Num futuro próximo, Isabel Nascimento pensa aumentar a divulgação do projeto no terreno. Para cumprir esse fim, será criada uma página no Facebook, produtos com símbolos de merchandising e as lojas sol e os seus voluntários tentarão participar em mercados e feiras, com o fim de obter mais meios e mais visibilidade para a criação dos cabazes. Como diz Cristina Ribeiro, “É importante que a comunidade nos conheça e conheça o projeto!”.

Quais são os resultados?

Os contra horários de funcionamento são os momentos em que as lojas sol e os mercados em que se localizam se encontram fechados ao público.

No primeiro ano, com um fundo de maneio de 50€, as lojas sol apuraram em lucro 2.348,25€ que se converteram em 159 cabazes de emergência, em apoio a 37 famílias através de roupa, medicamentos (no valor de 663,96€) e transportes (no valor de 142,00€). “Na minha freguesia, alguém só passa fome se eu não souber!”, declara Isabel. “As pessoas realmente carenciadas não precisam só nas épocas festivas”, completa.

A entrega dos cabazes de emergência e dos produtos requeridos pelos interessados é efetuada em “contra horários”, isto para que não existam estigmas sociais. “Ao ajudarmos as pessoas não queremos humilhá-las. Queremos dignificá-las!”, frisa a coordenadora.

Trabalho realizado no âmbito da unidade curricular “Atelier de Imprensa e Jornalismo Online”, no ano letivo 2015-2016, na Universidade Autónoma de Lisboa.

Veja a Fotogaleria do UALMedia

Banca de livrosBanca de livros
Mesa central da Loja solMesa central da Loja sol
Roupa doada exposta para vendaRoupa doada exposta para venda
Voluntárias no cumprimento das suas funçõesVoluntárias no cumprimento das suas funções
Armazem de roupa organizadaArmazem de roupa organizada
Objetos doados em exposição para vendaObjetos doados em exposição para venda
Voluntária Cristina Ribeiro e a cliente Maria PlaVoluntária Cristina Ribeiro e a cliente Maria Pla
Armazém de alimentosArmazém de alimentos
Armazém de roupa para triagemArmazém de roupa para triagem
Armazem de produtos para criar os cabazes de emergênciaArmazem de produtos para criar os cabazes de emergência
    
2016-08-02
Autor UALMedia
Artigo anterior :

Ruy de Carvalho: “Sou amador profissional”

Artigo seguinte :

Parque da Serra da Lousã: biologicamente diferente

Artigos relacionados

BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop

BBKilling: dança, resiliência e o poder do K-pop

Maria Leonor Cunha 18 Jun 2025
Fruta Feia: porque o interior é que conta

Fruta Feia: porque o interior é que conta

Ana Sofia Guerreiro 16 Jun 2016
A escola dos sonhos

A escola dos sonhos

Mónica Costa 27 Nov 2019

Veja também

“Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M

“Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M

Esta obra surge no período das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril e pretende compreender como se desenvolveu durante os últimos 50 anos,

Rádio em direto.

  • Popular
  • Últimos
  • Tags
  • “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M

    “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M

    07 Jul 2026
  • As comemorações da Revolução

    As comemorações da Revolução

    UALMedia 25 Abr 2014
  • Vinis de abril

    Vinis de abril

    João Santareno 25 Abr 2014
  • Onde estava no 25 de abril?

    Onde estava no 25 de abril?

    João Honrado 25 Abr 2014
  • 40 anos, 20 Fotos

    40 anos, 20 Fotos

    João Serralha 25 Abr 2014
  • “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M

    “Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M

    07 Jul 2026
  • Reflexão sobre Ljubomir e outros chefs

    Reflexão sobre Ljubomir e outros chefs

    Manuel de Beja 02 Jul 2026
  • Luís Castro: “Cobrir conflitos é viver constantemente entre o medo e a obrigação de contar o que se passa”

    Luís Castro: “Cobrir conflitos é viver constantemente entre o medo e a obrigação de contar o que se passa”

    João Magalhães 30 Jun 2026
  • Nimas: um espaço de resistência no coração de Lisboa

    Nimas: um espaço de resistência no coração de Lisboa

    Mariana Silva 23 Jun 2026
  • José Raposo: “O ator só desiste quando desaparece fisicamente. Quando morre”

    José Raposo: “O ator só desiste quando desaparece fisicamente. Quando morre”

    Constança Borges 15 Jun 2026
  • Rádio Autónoma podcast ualmedia no ar animação vinil joão de sousa Universidade atelier Entrevista aula mariana rebocho poesia pontocom joao santareno de sousa academy futebol prática academycamente disco Leonor Noronha Lídia Belourico António Bernardino cristina patrício
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade
  • Manual de redacção

Últimas notícias

“Jornalismo Parlamentar: 50 anos de uma especialidade jornalística” é o novo livro NIP-C@M
Reflexão sobre Ljubomir e outros chefs
Luís Castro: “Cobrir conflitos é viver constantemente entre o medo e a obrigação de contar o que se passa”
Nimas: um espaço de resistência no coração de Lisboa
José Raposo: “O ator só desiste quando desaparece fisicamente. Quando morre”
Autónoma acolhe debate sobre cinema
Jaime Lourenço participa no ENTR, projeto da RTP apoiado pela Comissão Europeia
Heartbeat Project: o DJ que voltou à sua terra para dar voz a quem raramente é ouvido
Autónoma recebe IV edição do seminário Pan-africanismo: Ontem e Hoje
“Coita de Amor” enquanto pilar televisivo
Fernando Orge: “Nunca me passou pela cabeça que o Alverca não chegasse lá”
Isabel Nery no Festival Literário de Alcanena
Bruno de Castro Ferreira dá aula aberta a alunos de Ciências da Comunicação
Zungueiras: “O dinheiro não chega”
“O nosso partido é o Estoril”
Taís Pina: “Não importa de onde vens. Consegues sempre fazer a diferença se tiveres um objetivo ou um sonho”
Marta Gabriel: “O escrutínio sobre a mulher é maior e não é preciso fazer muito. Basta estarmos fardadas”
Maria João Faustino: “Há uma nova caixa de pandora”
Jordan van der Gaag: “Estou numa das melhores fases da carreira”
Ucranianos em Portugal: a união como refúgio
Alexandre Poço: “Ser primeiro-ministro seria um sonho”
Cifrão: “A dança deu-me tudo o que tenho”
O silêncio das lojas que fecham: a última geração do comércio tradicional em Ponte de Lima
Estudantes de Ciências da Comunicação visitam agência F5C – First Five Consulting

Últimos Podcasts

  • Muda aos cinco, acaba aos dez: Frederico Bártolo — “Tirar Ronaldo foi uma decisão corajosa por estatuto, mas foi a decisão certa e até pecou por tardia”
  • PontoCom: Mizzy Miles – “O som que fez explodir a minha vida foi o Europa”
  • Passagem de turno: Pedro Queiroz
  • Conversa em dia: Quando a universidade é um momento de pressão
  • Muda aos cinco, acaba aos dez: António Conceição – “Muito cuidado com o trabalho que as seleções africanas estão a fazer”
© Copyright 2024, Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por: Trace - Soluções Internet
Escola Superior de Enfermagem