Doutoranda em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (curso do 3º ciclo, integrado no âmbito das Ciências da Comunicação) contribui com dois capítulos e é uma das coordenadoras da obra.
Com coordenação de Lívia Cassemiro Sampaio, aluna da Autónoma, e da historiadora Pâmela Peres Cabreira, o livro reúne um conjunto de textos de jovens investigadoras sobre o papel das mulheres ao longo da História.
Uma obra que pretende ser um “diálogo franco e aberto” entre diferentes áreas das Ciências Humanas que procuram o protagonismo feminino e no qual as mulheres não sejam meramente objetos de estudos, mas sim “sujeitas da sua própria narrativa histórica”.
Os capítulos do livro Por uma História com Mulheres: compreensões e caminhos em classe, raça e gênero abordam temas e perspectivas distintas nas questões de sexualidade, trabalho, educação, representação, arte e raças.
Além da coordenação, Livia é responsável pelo capítulo “Como o status social colonial é refletido no cotidiano das mulheres negras − análise de percepções das mulheres negras em Portugal através do padrão de beleza dominante” e coautora do texto “Alexandra Kollontai, percursos de uma vida de luta”.
Refira-se que o livro é uma homenagem à feminista russa Alexandra Kollontai — em 2022, comemoraram-se 150 anos do seu nascimento —, ela que contribuiu não apenas enquanto militante durante a Revolução Russa, mas também com vários trabalhos teóricos acerca das questões e problemas que afetavam as mulheres trabalhadoras.
A versão digital pode ser descarregada (de forma gratuita) aqui. A edição é da editora brasileira Desalinho Publicações.